Adapte a sua empresa as tendências com a Assine Bem

Adapte a sua empresa as tendências com a Assine Bem

31/10/2023 | Larissa Almeida

No meio corporativo, o sucesso das organizações, muitas vezes se dá pela adaptação às tendências mercadológicas ou a fundação de algumas delas. Na dinâmica digital, a tecnologia tem sido um elemento propulsor desses artifícios e um recurso facilitador para agregá-los nas entidades. Nesse sentido, a Assine Bem e as suas ferramentas, como a assinatura digital e a gestão de documentos podem auxiliar na adoção de algumas transformações. Então veja, nesta matéria, sugestões para iniciar essa mudança em seu negócio. 

As tendências na área de recursos humanos seguem três prioridades 

O primeiro quesito, o qual tem se tornado cada vez mais presente nas estratégias organizacionais, são medidas com foco na experiência do colaborador. Segundo o estudo Panorama do bem-estar corporativo 2022, promovido pela Gympass, o bem-estar no trabalho é um fator preponderante nas decisões em relação à carreira. Para 83% dos entrevistados, o bem-estar é um pilar tão importante quanto o salário, enquanto 85% concordam em como essa priorização a jornada do contratado o faria permanecer em um cargo. Já 77% deles afirmam como pensariam em deixar uma companhia sem essa preocupação em sua cultura. 

A outra vertente de prioridade no planejamento das corporações é a capacidade de inovação. De acordo com os dados do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em 2021, a taxa de inovação das empresas industriais com 100 ou mais pessoas ocupadas foi de 70,5%. Desse total, 37,8% implementaram novos produtos e processos de negócios simultaneamente. Essa métrica tende a ser maior nas instituições de grande porte, chegando a 76,7% nos nomes com mais de 500 indivíduos trabalhando. 

As políticas de diversidade e inclusão (DEI) também permanecem na mira das preocupações empresariais. Conforme uma pesquisa feita com 117 empresas brasileiras, 81% têm um orçamento dedicado apenas a essas ações. O estudo se chama “Panorama das Estratégias de Diversidade no Brasil 2022 e tendências para 2023” executado pela Blend Edu, startup especializada no tema.

Veja quais ações podem ser feitas para aderir a essas tendências em sua empresa 

Dentro de cada campo, podem ser propostas diferentes ações. Nesse sentido, Cláudio Maggieri, general manager para a América Latina na ADP - Automatic Data Processing, lista seis propostas para a adequação das companhias a esses parâmetros. Confira: 

Ambiente multigeracional: o cenário profissional contemporâneo é composto por uma ampla gama de gerações, desde os Baby Boomers até a Geração Z. Administrar essa diversidade etária traz desafios singulares, mas também oferece a oportunidade valiosa de aproveitar uma variedade de perspectivas, habilidades e vivências. É fundamental para as organizações criar ambientes com estímulo ao fluxo livre de ideias entre o múltiplo público, fomentando a aprendizagem mútua e impulsionando a inovação.

Formato de trabalho: presencial e híbrido: a pandemia global acelerou de forma sem precedentes a adoção do trabalho remoto e híbrido. Atualmente, dados do ADP Research Institute mostram como 44% das companhias adotam políticas de flexibilidade no trabalho.

No entanto, os trabalhadores sentem uma crescente pressão para estar mais presentes nos escritórios, pois as instituições destacam a importância das interações pessoais para a construção da cultura organizacional. Ainda assim, os funcionários valorizam a produtividade e a flexibilidade proporcionadas pelo trabalho em casa. Segundo a pesquisa People at Work 2023 da ADP 60% dos colaboradores híbridos se mostram bastante satisfeitos e 50% dos presenciais são os menos satisfeitos.

Independentemente do molde selecionado pelas entidades, o fluxo de contratação consegue ser facilitado pela assinatura digital. “Hoje existem empregados de todos os lugares do mundo. Ao avaliar essa condição, a dinâmica da plataforma da Assine Bem possibilita o firmamento das admissões em questão de minutos, sem a utilização de papéis ou dependência de serviços de entrega. Então, para ofertar diferentes rotinas com segurança e tranquilidade, o mecanismo é um passo primordial a ser adotado”, acrescenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem. 

Preocupação com ESG - Environmental, Social and Governance

A crescente atenção às questões ambientais, sociais e de governança (ESG) está remodelando as operações empresariais. Os contratados valorizam não apenas remuneração e benefícios, mas também a missão e os valores das organizações. Então, os nomes com essas práticas e compromisso genuíno com diversidade e inclusão têm maior capacidade de atrair e reter talentos, construindo reputações sólidas e sustentáveis no mercado.

Não à toa, os números do ADP Research Institute demonstram como aproximadamente 30% dos trabalhadores recusariam uma oferta de emprego de quem não tivesse uma boa reputação em ESG e 38% procurariam outra vaga. “Para começar a adequação a esse aspecto, principalmente o ambiental, a rubrica eletrônica se destaca. Isso porque, com a sua aplicação, é descartado o uso de recursos naturais e o incentivo a emissão de gases poluentes, pois todos os procedimentos documentais são migrados para o on-line”, frisa Mencaci. 

Trabalho inclusivo e diverso: a diversidade abrange além de gênero, raça e etnia; inclui diferentes origens, perspectivas e habilidades. Construir equipes verdadeiramente diversas e inclusivas requer uma mudança cultural profunda, na qual todas as vozes sejam ouvidas e valorizadas, independentemente de sua procedência. Essa abordagem não só enriquece a atmosfera colaborativa, mas também impulsiona a criatividade e a resolução de problemas.

Igualdade de gênero e transparência: o recrutamento, a retenção e a reputação da marca são afetados quando uma instituição não paga de forma justa. Logo, o negócio também pode estar sujeito a contestações legais. Além disso, as organizações líderes reconhecem como garantir um espaço igualitário a todos os níveis melhora o desempenho empresarial, enquanto muitas trabalham para a mudança simplesmente com base nos fundamentos morais da questão.

Ao levar em conta todos interessados nas funcionalidades da assinatura digital, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.