Startups: uma modalidade sedenta por inovação

Startups: uma modalidade sedenta por inovação

12/10/2023 | Pedro Fagundes

Como você enxerga o futuro do mercado das startups no país? Para quem recorre aos números, a situação é – enfim – positiva. Segundo uma pesquisa realizada pela ABStartups, os investimentos nacionais nesse meio quase triplicaram, quando comparados aos resultados de 2022. O último ano, o qual marcou o regresso de inúmeras esferas da sociedade, após o baque da Covid-19, não agiu em sintonia ao otimismo de seu contexto. Pelo contrário, atuou em dissonância à boa performance do período antecessor e se viu congelado. Porém, 2023 ainda está longe de seu fim, mas já expressa uma marca privilegiada. No total, o âmbito já soma 12,5 bilhões de dólares acumulados em investimentos. Quer descobrir como potencializar ainda mais os efeitos da retomada e projetar um porvir esperançoso? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Quedas e altas do setor

infográfico contendo os principais dados sobre a evolução das startups no Brasil

Em 2022, os  negócios independentes foram retirados de uma positiva inércia do mercado e freados por acontecimentos desestabilizadores. A baixa nos chamados M&A, do inglês, mergers and acquisitions (fusões e aquisições), dispara como indicativo da baixa no setor. No último ano, foram registrados apenas 236 casos entre startups do Brasil – um aumento tímido, em relação a 2021. As fusões e aquisições são responsáveis por movimentar trilhões de dólares por ano. Logo, contar com sua retomada significa reencontrar o caminho. “A estratégia de fundir e comprar companhias é um recurso muito valioso no mundo corporativo. A partir dessa tomada de decisão, repagina-se equipes e garante-se sobrevida aos negócios”, pontua o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci.

Para este ano, porém, já vive-se um reaquecimento das transações organizacionais. De acordo com um levantamento realizado pela Bain & Company, os M&As pretendem movimentar cerca de 4,7 trilhões de dólares, até o mês de dezembro. Esse retorno dos investimentos pintou um cenário favorável, o qual deu margem aos estabelecimentos renovarem sua atuação. Até agora, já foram registradas 1.098 fusões e aquisições desse âmbito em solo nacional. Além disso, apenas no primeiro semestre, 44 startups brasileiras foram avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares. Esse evento compõe um quadro de 140% de ascensão, comparada ao último ano. Todavia, o caminho de volta ao topo é marcado por diversos apertos. Logo, para não perder o gás novamente, é preciso encontrar ferramentas capazes de mitigar danos e blindar desavenças. 

Criada em 2019, a Assine Bem é um empreendimento pautado na carência por soluções. Desde sua fundação, a entidade atenta-se às dores do mercado, rascunha trajetos para saná-las e converte os estudos em resultados. Com a missão de introduzir a assinatura digital no Brasil, de maneira rápida e simplificada, a instituição sempre apostou em metodologias capazes de reduzir burocracias e ampliar a eficiência. “Gosto de definir a companhia como uma facilitadora. Para ganhar espaço no mercado, ou melhor, a fim de sobreviver nas conjunturas contemporâneas, é preciso cercar-se de novidades. Nós decidimos fazer parte do topo dessa cadeia produtiva – quem inventa, replica e promove inovação. Assim, adquirimos e proporcionamos destaque”, ressalta Mencaci.

 

Situações de adversidade

Os últimos três anos foram marcados – recorrentemente – pelo inimaginável. A pandemia colocou cada uma das esferas da sociedade de ponta cabeça. Dentre seus revérberos, a economia foi fundamentalmente afetada. Com o isolamento da população, estabelecimentos tiveram suas portas fechadas, o poder de compra decresceu e o medo tomou conta do ambiente. Indivíduos passaram a pensar duas vezes antes de tomar iniciativa e investir. “A crise endêmica, além de deixar uma cicatriz profunda, tornou-se um grande trauma na vida do empreendedor. Ela mostrou como tudo é finito e incalculável. Um negócio de sucesso – em decorrência de fatores externos e incontroláveis – pode, do dia para noite, encerrar. Essa mentalidade assusta e impacta o mercado”, frisa o CEO da Assine Bem.

Outro agente imprevisível, responsável por degradar o contexto das startups, é o conflito entre Rússia e Ucrânia – o qual já perdura há quase dois anos. Sem entrar em nenhum tipo de mérito, o entrave mexe no cenário de transações, em escala global. Tanto os cercamentos à Rússia, quanto o enfraquecimento ucraniano, comprometem parte significativa do comércio mundial de alimentos, energia e minérios. Esse evento implica, naturalmente, em reajustes nas taxas de juros aplicadas pelos bancos centrais de cada potência do globo. As consequências, então, atravessam o oceano e afetam o consumo e o risco de crédito das famílias brasileiras. Ou seja, em razão de um conflito estrangeiro, a economia nacional enfrenta desavenças. 

 

Auxílio da tecnologia Assine Bem

Frente a uma sucessão de pedras no caminho, é preciso recorrer a ferramentas capazes de minimizar danos e contornar problemas. Quem oferece uma proposta para – ao menos – iniciar um controle de gastos no ecossistema empresarial é a Assine Bem. “Com o advento da assinatura digital, conseguimos mitigar os custos rotineiros das companhias. Por meio da inserção no ecossistema on-line, eliminamos todos os gastos vigentes à impressão de documentos. Não há mais a necessidade de comprar pilhas de papel, litros de tinta e consumir tanta energia. Trocamos cada um dos itens por uma interface acessível no seu smartphone, computador ou tablet. Deixe esses gastos dispensáveis para trás e consiga economizar um pouco desde já”, indica Mencaci.

Além disso, com o sistema de rubrica digital, o deslocamento físico dos impressos deixa de ser necessário. Os mares, trilhos e avenidas abrem espaço para o tráfego pela Internet. Dessa forma, a velocidade de um barco, trem ou motocicleta é superada pela instantaneidade do clique. Com isso, é possível poupar capital com os correios e ainda prestar assistência ao biossistema. Siga a recomendação do CEO da corporação, “minimize, portanto, a emissão de carbono corrente à combustão dos motores e abrace o sustentável. A partir disso, será questão de tempo para impulsionar seus ganhos. Assine conosco e recupere fôlego nas finanças, adquira praticidade e dê a volta por cima”, finaliza.

 

Gostou do conteúdo apresentado? Esperamos ter aberto os seus olhos para as perspectivas do cenário de startups, mundo afora. Deixe-se contaminar pela renovação a qual nos guia, passo a passo, desde o início. Transformar o planeta à nossa volta não é tarefa fácil, por isso, oferecemos as melhores soluções a fim de fazer desse objetivo realidade. No mais, invista em inovação, não tenha medo de alterar sua rotina e, claro, aproveite os frutos da transformação. A partir disso, a imagem do seu negócio só tem a crescer. Vença a inércia e avance em direção ao sucesso!

Para conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha já o seu teste grátis e disponha de dez documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!