A segurança sobre os documentos utilizados em uma empresa é uma preocupação crescente no mundo virtual, onde a troca de informações e a rubrica de contratos ocorrem com frequência. Afinal, hoje, existem, mesmo on-line, inúmeras ameaças para uma instituição despreparada. Nesse sentido, a assinatura digital surge como uma solução inovadora e confiável para garantir a integridade e autenticidade em processos burocráticos. Então veja, nesta matéria, como acrescentar esse mecanismo em sua companhia é uma transformação essencial para torná-la mais preparada para aderir a esse ecossistema.
No Brasil, a segurança digital é uma preocupação crescente
Conforme um levantamento divulgado pela empresa de soluções de cibersegurança Fortinet, com base nos dados do FortiGuard Labs, indica o Brasil como o segundo país mais atingido por golpes digitais da América Latina em 2022. De acordo com os números, foram 103,16 bilhões de tentativas de ataques desse gênero, um aumento de 16% com relação ao ano anterior (88,5 bilhões). Na região, o país fica atrás apenas do México (com 187 bilhões), seguido por Colômbia (20 bilhões) e Peru (15,4 bilhões). Sendo o total da região e Caribe, de mais de 360 bilhões de tentativas de ciberataques nesse mesmo período.
Nessa mesma linha de análise, segundo uma pesquisa da Statista, o custo anual dos crimes cibernéticos vão crescer 40% e atingir US$ 11,5 trilhões em 2023 (R$ 59 trilhões). “Os roubos dentro da web têm em sua maioria a intenção de captar elementos e chantagear os nomes, pois o vazamento de dados comprometem desde a reputação de uma organização até ocasionar altas multas pelo descumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais)”, relembra Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.
Deixar de aplicar a tecnologia nas empresas não é uma opção
Hoje fazer parte da atmosfera tecnológica é uma estratégia indispensável para qualquer corporação, independentemente do segmento. “Tanto para a própria gestão interna como para a recepção do público, as ferramentas desenvolvidas atualmente, são essenciais para promover uma experiência de maior acessibilidade e atualização. Estamos em uma dinâmica onde o celular é um instrumento completo para as atribuições diárias. Logo, adaptar-se a ele, por exemplo, é uma obrigação para manter a entidade em alta nas duas vertentes, corporativa e comercial”, orienta o executivo.
Entenda as principais ameaças presentes no ambiente virtual
Assim como os mecanismos, os perigos dentro da rede estão cada vez mais estratégicos e passam despercebidos quando não se tem a orientação ou proteção correta. Nesse sentido, como uma maneira de deixar o público mais alerta, o empresário explica as principais maneiras utilizadas pelos hackers para captar informações confidenciais. Confira:
Cavalo de tróia: principalmente no dia a dia laboral, busca por simplificar alguns afazeres instiga a instalação de apps ou acesso em sites dos quais prometem nos auxiliar. No entanto, a interface do download é uma cortina para esconder esse malware. A partir dessa necessidade e a inserção do mecanismo na máquina de uso, ele consegue alcançar dados dispostos no sistema, roubá-los e deixá-lo vulnerável para a entrada de outros vírus.
Dessa forma, Mencaci mostra como eles tendem a surgir. “Eles vêm escondidos em filmes, aplicativos e demais funcionalidades. Então, quando procuramos formas de acelerar os processos, qualquer opção parece tentadora. Por isso, eu indico sempre atualizar a gestão da companhia com propostas seguras para seus colaboradores alcançarem um desempenho maior. Os documentos digitais, por exemplo, são uma alternativa. Com isso, a plataforma da Assine Bem disponibiliza modelos seguros e confiáveis de contratos e arquivos para manusear dentro e fora do sistema, sem a necessidade de baixar moldes suspeitos da Internet ou utilizar artifícios para digitalização”, aconselha.
Phishing: o nome em inglês faz referência a pesca de informações, essa prática é usada para defraudar confidencialidades dos usuários, como cartões, contas bancárias ou senhas. A técnica mais comum é fingir ser um órgão ou alguém confiável por meio de mensagens falsas, seja no e-mail ou outro local como o próprio WhatsApp. Dentro desses meios comunicacionais, eles enviam um link o qual te direciona rapidamente para o local de phishing.
Para o meio corporativo, essa troca com clientes ou colaboradores por apps é comum. “Essa é uma preocupação para as organizações com manuseio de links. Por isso, é fundamental proporcionar condições estáveis e protegidas. Logo, todos conseguem submeter arquivos e outras solicitações com confiança. Devido a esses riscos, os atalhos para assinar digitalmente na página da Assine Bem contam com validações, para identificar as partes envolvidas e não comprometer nenhum dado pessoal, além de existir uma data para expirar o acesso. Isso acaba sendo um diferencial para reconhecer os padrões da sua companhia”, instrui o empresário.
Roubo de identidades: a troca de documentos em páginas sem a devida proteção pode ocasionar no vazamento de identidades. Assim, quando enviamos fotos de escritos os quais parecem inofensivos, como currículos, contas, admissões e outros acordos, eles podem ser captados pelos criminosos digitais. “A maneira mais certa de transitar confidencialidades pela rede e adquirir as suas devidas permissões são as plataformas como da Assine Bem. Afinal, para conseguir conferir o escrito, a pessoa deve ter a devida permissão, registra-se na entrada e, além disso, o sistema garante o devido registro por meio da criptografia de ponta”, observa o CEO.
Além da proteção, o uso da assinatura digital promove outros benefícios para a companhia
Flexibilidade: um dos benefícios de aplicar a tecnologia é a possibilidade de ser uma instituição mais flexível. Isso se estende a modelos de contratação, como o home office, híbrido e até mesmo, o fechamento de parcerias distantes ou internacionais.
Sustentabilidade: a adoção de recursos digitais implica em menor investimento em matéria prima, como papel e transporte para envios. Em suma, isso contribui com medidas favoráveis à sustentabilidade.
Ao levar em conta todos interessados e suas funcionalidades, o site oferece outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo.
Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e X.