Preze pelo meio ambiente com a assinatura digital

Preze pelo meio ambiente com a assinatura digital

09/05/2023 | Larissa Almeida

O meio ambiente, principalmente, em um país com tamanha e rica área florestal, como se caracteriza o Brasil, é um recurso de extrema relevância. Logo, o cuidado com esse aspecto deve ser integral e parte do cotidiano de todos os indivíduos. No entanto, dentro desse cenário de uso dos insumos, as companhias têm uma maior participação e influência quando se trata de preservar a natureza. Sendo assim, na busca por alternativas sustentáveis, a tecnologia se apresentou como um grande potencial.  Então veja, nesta matéria, como a inclusão digital pode adaptar a sua empresa a uma política verde. 

O cuidado com o meio ambiente faz parte das medidas de ESG 

O termo ESG (Environmental, Social and Governance) se tornou uma tendência dentro do meio corporativo. Isso porque a sigla faz referência ao modelo de negócio do futuro, com uma preocupação além da sua receita, mas como o nome interfere e contribui para a sustentabilidade, sociedade e o empreendedorismo. Esse conceito não é uma novidade no mercado, pelo contrário, foi estipulado em 2004 no Pacto Global, em conjunto com o relatório de ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a partir de uma parceria entre o Banco Mundial e a ONU (Organização das Nações Unidas). 

Contudo, apesar de as estratégias de proteção ao ecossistema ainda manterem mais destaque nas corporações, por ser mais familiar, o conceito vai muito além disso. Então, saiba mais sobre cada sigla e compreenda a medida por completo: 

(E/A) Ambiental: para começar, a primeira letra trata do cuidado com a natureza, no Brasil e no mundo. Afinal, essa parte tem interferência em outras relações. Assim, ela aborda, principalmente, o objetivo do Netzero, ou seja, a redução e eliminação do uso de fontes de energias fósseis, como o petróleo, carvão e etc. Em suma, a utilização deles agrava a poluição e o aquecimento global. 

(S) Social: esse caráter dispensa traduções. No entanto, para resumir, o tópico diz respeito às ações voltadas para promover melhorias na sociedade, como por exemplo, reduzir a porcentagem de desemprego, proporção de condições justas, estímulo à diversidade em variadas posições e o impulsionamento da qualidade de vida profissional. De um modo geral, é o respeito aos direitos humanos, independentemente de qualquer característica física ou intelectual. 

(G) Governança: por fim, esse ponto trata das decisões e comportamentos presentes em uma cultura organizacional. Dessa forma, institui nas entidades a necessidade de cuidado por parte das lideranças  e jeitos de comandar a equipe. Além disso, preocupa-se com a valorização do colaborador e qualidade de vida no meio laboral. 

Entre essas medidas, conforme aponta a pesquisa da consultoria KPMG em 2020, entre as instituições brasileiras, 93% já adotavam ou planejavam obter práticas ESG nos próximos anos. Sendo as principais áreas de investimento o meio ambiente (86%), a diversidade e inclusão (61%) e governança corporativa (57%).

Saiba como começar a implementar ações sustentáveis em sua empresa 

Iniciar nesse quesito, hoje, é um fator indispensável. No entanto, para dar um start em uma dinâmica sustentável, a tecnologia pode ser a melhor aliada de sua corporação. Assim, o  diretor de conformidade e qualidade da Ascenty, Fábio Trimarco, deixa cinco maneiras de promover um negócio dentro desses parâmetros. Confira: 

1.Otimize as operações internas: busque informações de vários departamentos sobre quais aspectos podem melhorar e onde existem falhas ambientais atuais.

Nesse caso, o CEO da Assine Bem, Carlos Mencaci, expõe o uso excessivo de papel nos departamentos de recursos humanos. “Esse setor usa uma grande quantidade de folhas, impressão de contratos e outros documentos. A digitalização, além de contribuir para a redução e, até mesmo, exclusão desse gasto, consegue tornar os procedimentos mais rápidos e acessíveis. Com a assinatura digital todo o processo de admissão de um colaborador, por exemplo, pode ser feito completamente on-line e por meio de uma tela”, acrescenta.

2.Abrace o trabalho remoto: as reuniões virtuais e plataformas de comunicação digital demonstraram seu valor na redução dos custos de deslocamento, viagens de negócios e manutenção de espaços físicos de escritório. Então, de acordo com Trimarco, para a prática de preservação, o trabalho remoto deve ser uma prioridade.

Contudo, o empresário ainda frisa sobre a adaptação completa para as plataformas. “Não faz sentido manter um sistema de home office sem uma estrutura compatível. Dessa maneira, usar ferramentas, como a rubrica digital, faz toda a diferença para selecionar pessoas de qualquer lugar do mundo, sem dificuldade e com segurança”, diz Mencaci. 

3.Escolha tecnologias com foco em eficiência energética: vários elementos de infraestrutura, como servidores de dados, exigem quantidades significativas de energia para realizar seu trabalho. Com o objetivo de evitar frustrar seus próprios esforços por meio do consumo excessivo, escolha ferramentas projetadas para eficiência energética e forme parcerias com fornecedores, os quais mantém o uso de fontes renováveis e são certificados em gestão ambiental

4. Gerencie seus recursos de forma eficaz: para implementar efetivamente as iniciativas de sustentabilidade, as organizações precisam integrar informações e os procedimentos de todas as funções ​​em um banco de dados consolidado. Com essas medidas, as ações e os resultados podem ser monitorados e gerenciados. 

Um sistema como o ERP (Sistema integrado de gestão empresarial) permite às organizações centralizarem todas as atividades em um único local. Dessa maneira, elas acompanham seu desempenho, incluindo também os indicadores de sustentabilidade

5.Desenvolva parcerias estratégicas: busque parceiros da cadeia de suprimentos, fornecedores de hardware e provedores de software. Eles podem auxiliar, com seus recursos e experiência, para a construção de uma infraestrutura em função de apoiar as atitudes voltadas a uma gestão digital e com preocupação sobre o ecossistema. 

Ao levar em conta todos interessados e suas funcionalidades, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.