Mulheres: grandes líderes no mercado tecnológico

Mulheres: grandes líderes no mercado tecnológico

15/03/2023 | Carolina Amaral

Quando se pensa na jornada das mulheres dentro do mercado de trabalho, é claro como muito já foi conquistado e combatido ao longo dos anos. Contudo, sempre há pontos de melhora quando o assunto é igualdade, oportunidade e equidade. Logo, fazer a diferença como uma figura feminina, líder e TI são os primeiros passos para um mundo melhor. A área tecnológica demonstra ser, em sua maior parte, um ambiente masculinizado, sem a interação e poder direto dado a elas. Todavia, algumas se destacam no meio e mostram como, não apenas são capazes, como necessárias. A Assine Bem compactua com esse tipo de noção e, por isso, disponibiliza possibilidades de crescimento. Conheça mais a marca e seus ideais em meio ao tema!

Figuras femininas no ramo tecnológico

“A área tecnológica, historicamente, tem sido mais voltada para o público masculino, mas há uma conscientização crescente sobre a importância da diversidade e inclusão em todas as esferas, incluindo essa. As empresas estão percebendo como a equidade de gênero traz benefícios, promovendo uma cultura de inovação, a tomada de decisões mais eficazes e a melhoria da criatividade”, pontua Stephany Sampaio, gerente comercial da Assine Bem e parte dos 11% dos cargos de liderança do universo tech ocupados por mulheres no mundo. A pesquisa CIO Survey 2020, feita pela KPMG e Harvey Nash, aponta como o percentual é um pouco melhor na América Latina, onde 16% das posições de poder em TI estão nas mãos delas. Contudo, ainda são minoria no setor, ganham 20,5% a menos se comparado aos homens e convivem com preconceitos distorcidos quando direcionam a carreira para esses âmbitos, antes com predomínio deles. 

Muitos estudos mostram a força desta presença nas organizações. Um levantamento da consultoria McKinsey apontou como companhias com elas no time executivo têm 50% mais probabilidade de alcançar melhor desempenho financeiro. Em países latinos, por exemplo, atingir essa multiplicidade poderia gerar um impacto de 1,1 trilhão de dólares no PIB até 2025. Entretanto, há um longo caminho a percorrer até chegar ao ponto das oportunidades serem, de fato, as mesmas. “Essa diversificação traz uma variedade de perspectivas e experiências para a equipe, podendo levar a uma melhor tomada de decisões, resolução de problemas e criatividade, além de permitir às entidades entenderem e atenderem melhor às necessidades de um espaço significativo representado por elas”, comenta Stephany.

Em contrapartida, as trabalhadoras podem ajudar a suprir uma demanda histórica no setor a qual só vem se agravando com o tempo: ao passo onde o Brasil  está entre os dez mais relevantes mercados de tecnologia do mundo, também enfrenta o maior déficit de profissionais de TI. Enquanto serão necessários 797 mil especialistas nesse campo até 2025, a expectativa é das universidades formarem apenas 265 mil. Os dados da Brasscom apontam as contas sem fechamento, tendo em vista como  faltam mais de 106 mil especialistas anualmente. 

Assine Bem: um estabelecimento amigo das mulheres

Especializada em assinaturas e gestão de documentos de forma digital, a Assine Bem cresceu como um destaque principalmente no período pandêmico, com a obrigatoriedade do isolamento social e, consequentemente, a necessidade de se resolver pendências da categoria a distância. Com a solução apresentada, encontra-se uma comodidade fora do comum, podendo lidar com tais demandas a qualquer hora e local com acesso a Internet.

Ademais, a instituição tem, em altas posições, mulheres à frente, demonstrando como são a favor de tais posicionamentos. “A Assine Bem tem um compromisso com a meritocracia, mas também com a diversidade e a inclusão. Logo, isso inclui a contratação e promoção de mulheres em cargos de liderança. A empresa acredita na importância de se ter uma força de trabalho diversificada, não apenas como a coisa certa a se fazer, mas também contribuindo para o sucesso a longo prazo da corporação”, complementa a gestora.

Assim sendo, além da flexibilidade e excelência proposta aos clientes, é oferecido um local e cultura de qualidade para os colaboradores realizarem suas tarefas com bem estar. “Mantemos um ambiente de trabalho inclusivo e equitativo para todas as pessoas, independentemente do gênero, e isso tem sido uma prática importante para nós como firma moderna e tecnológica. Isso nos ajuda a atrair e reter talentos diversos, promover a inovação, aumentar a produtividade e o sucesso da marca”, finaliza a gerente comercial.

Dificuldades para encontrar bons profissionais em tecnologia

No geral, a lacuna é grande a ponto dos grupos com foco em oferecer soluções inovadoras agora passarem a mirar também na lapidação de pessoas e times inteiros para suprir vazios do mercado. São novas estratégias traçadas para a seleção de colaboradores. "Principalmente no Brasil, os desafios sobre o recrutamento, seleção e contratação de indivíduos no ramo aumentam gradativamente", explica Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem.

De acordo com um levantamento da Robert Half, 63% dos diretores de TI têm dificuldade em encontrar subalternos de alto nível e 49% estão muito preocupados com a capacidade da companhia em retê-los. Os números são reflexos do leque de oportunidades disponíveis para esses sujeitos, com a possibilidade de trabalho remoto e salários em dólar. Para vencer a disputa, quanto mais por dentro das práticas e ofertas do momento o recrutador estiver, mais vai dispor de vagas competitivas para os prodígios da área.

Logo, autoridades em segurança da informação, arquiteto de soluções, desenvolvedor e gerente de TI são algumas das ocupações mais demandadas. Todavia, quem procura por uma chance apenas fará a inscrição em uma vaga de emprego após analisarem o salário, os benefícios e, inclusive, a possibilidade de adquirir novos conhecimentos. "Nesse contexto, é crucial por parte dos empreendimentos focar em oferecer vantagens, privilégios e regalias específicas os quais diferenciam o seu negócios dos demais. Isso é fundamental quando o propósito é justamente não perder talentos para a concorrência e formar um grupo de sucesso", esclarece Mencaci.

Assim, atentando-se a tais pontos e fortalecendo práticas modernas dentro das organizações, cria-se alternativas viáveis no andamento e desenvolvimento da mesma, unindo fatores contribuintes para a melhor experiência dos envolvidos. Pronto para contar com isso e atualizar a sua companhia com mais tranquilidade? Entre em contato com a gente! Será um prazer atendê-lo! Temos planos exclusivos e personalizados para atingir suas expectativas e demandas do melhor jeito, encontre o ideal! Por fim, se quiser entender na prática como tudo isso funciona, sem nenhum compromisso para experimentar, faça um teste grátis!