Ingressará no mercado digital em 2023? Veja essas dicas!

Ingressará no mercado digital em 2023? Veja essas dicas!

20/01/2023 | Rodrigo Barreto

O universo digital ganha cada vez mais força, vertentes e demandas. Pela necessidade de adaptação das tarefas do cotidiano à modernidade, essa área é escolhida por diversos empresários. No entanto, para isso, é preciso estar ligado e conectado às tendências para se destacar. Se você deseja seguir esse caminho, confira alguns pontos de destaque para ficar de olho.

A LGPD é um aspecto crucial nesse segmento

Uma preocupação dos gestores deve ser com a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Descumpri-la pode provocar duras punições e multas, podendo chegar a 2% do faturamento da organização ou até 50 milhões de reais por infração. O risco de não se adequar à lei, muitas das vezes, é fruto de ataques cibernéticos. Ou seja, um prejuízo duplo.
Apenas no ano passado, em levantamento da Psafe, mais de 600 milhões de cadastros foram invadidos em apenas três entradas. Além disso, de acordo com o estudo, foram 44,5 milhões de tentativas de estelionato virtual e 41 milhões de bloqueios de arquivos programados para invadir redes.

Com tantas ameaças e riscos é necessária uma maior conscientização por parte das lideranças. Segundo a Global Digital Trust Insights Survey 2022, 83% das organizações no Brasil e 69% no mundo preveem elevar os gastos com segurança. Em 2020, essas porcentagens eram de 55% e 57%, respectivamente.

A grande maioria dos executivos já percebeu a importância do assunto. “Contar com ferramentas seguras e de confiança faz a diferença no cotidiano de uma companhia. Toda a equipe trabalha com mais tranquilidade e proteção”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Nesse sentido, a assinatura digital se destaca. Ela garante segurança e praticidade para quem a utiliza. Os acordos são firmados diretamente do celular, tablet ou computador. Afinal, são enviados por e-mail, WhatsApp ou SMS. Logo, se evita o uso de papéis, deslocamento e contato físico.

Além disso, os documentos são todos criptografados, possuem chaves de proteção e salvos em nuvem, facilitando a rastreabilidade. No entanto, podem ser acessados a qualquer momento pelos envolvidos, sendo necessária a comprovação de identidade. Dessa forma, mitiga-se o risco de perder, amassar ou rasgar algo valioso. “É uma solução segura, prática e sustentável. Todas as exigências do mercado no dias atuais. No formato físico, se os dados vazam, não sabemos onde aconteceu a falha: na impressão? No envio por portador? Alguém tirou foto?, etc. Ou seja, falta um maior controle”, complementa Paula.

E-commerce também precisa se proteger de ciberataques

A segurança digital é uma questão de alerta para quem realiza vendas por meio do comércio eletrônico. Segundo o relatório The Global Risks Report 2022, do Fórum Econômico Mundial, entre os riscos globais com potencial de impactar negativamente países e suas indústrias, seis estão relacionados a esse tema.

Essas situações também afetam a reputação de uma companhia, resultando em perda de credibilidade. Além do mais, causam prejuízos financeiros e jurídicos. Levando em consideração o crescimento do varejo on-line, a Akamai listou três dos principais ataques nesse setor.

Audience Hijacking:

Conhecido em português como sequestro de audiência ou roubo de público, trata-se da inserção de pop-ups e anúncios não autorizados pelo e-commerce e atraem os clientes para outro site de vendas, interrompendo a compra do usuário e ocasionando em perdas de receita.

Bot:

Essa ameaça em software simula o comportamento humano, executando tarefas de maneira automatizada, repetitiva e pré-definida. Os cibercriminosos visam itens com alta demanda e desenvolvem um robô para realizar a compra de forma automatizada. Posteriormente, os atacantes procuram pessoas interessadas naquele item e agem como “cambistas” virtuais. Segundo relatório da Imperva, essa prática domina 23,6% do tráfego em páginas de varejo. 

DDoS:
Aqui, os mal intencionados sobrecarregam os servidores ou o canal de comunicação de forma inesperada. Um alto volume de solicitações falsas de serviços é enviado, gera grande volume e simula centenas de pessoas acessando a loja ao mesmo tempo. Isso é feito por meio de smartphones, computadores pessoais, servidores de rede e outros dispositivos conectados pela Internet.

Como consequência, um indivíduo real não conseguirá acessar o site, podendo até migrar para um concorrente, causando a perda de receitas. Para interromper as solicitações, os criminosos exigem um resgate em dinheiro.

Os comerciantes e suas equipes de TI precisam se atualizar em relação às principais ameaças, investindo sempre nas melhores soluções e encontrando os melhores parceiros para implementá-las e gerenciá-las. Além disso, é interessante focar na conscientização dos colaboradores, para adotarem posturas seguras. Dessa forma, é possível se prevenir dos ataques antes mesmo de ser necessário combatê-los. “Ferramentas fáceis e confiáveis são determinantes para os negócios nos dias de hoje”, complementa a gerente comercial.

Acompanhe filmes para entender o universo digital

Cada vez mais surgem novas carreiras relacionadas ao ambiente virtual. Conforme a Associação Brasileira das Empresas de Software - Abes, os aportes em tecnologia no Brasil aumentaram 14% em 2022. Logo, muita novidade ainda deve vir. O setor vive em constante transformação e crescimento. Por isso, é essencial se manter antenado.
Entender sobre o segmento e seu impacto no cotidiano é fundamental. O aprendizado pode vir de muitas fontes. Inclusive, é possível adquirir conhecimento por uma atividade de lazer, como assistir a um filme. Nesse sentido, confira algumas obras para mergulhar no assunto. 

Infográfico obras cinema filmes tecnologia

Matrix:

A produção traz uma realidade simulada, criada por máquinas. Os humanos servem de baterias para esses aparelhos, onde são alimentados e produzem energia. Além disso, aborda bastante a realidade virtual, ainda recente e em implementação para nós. 

Her:

O drama conta a história de um jovem apaixonado por um computador. Contudo, na verdade, acreditava ser uma mulher praticamente muda. O enredo gira em torno do objetivo de retratar como as inteligências artificiais podem ser cada vez mais próximas aos humanos, levando afeto em seu formato digital. 

Ex_Machina: Instinto Artificial:

Relata a experiência de um programador de destaque, vencedor de um concurso na empresa onde trabalha e recebe a oportunidade de passar uma semana na casa do presidente da companhia. Lá, é escolhido para participar de um teste com a última invenção do seu chefe: um robô. Porém, com o passar do tempo, a criatura se mostra surpreendente e o jovem não sabe mais em quem pode ou não confiar. 

Chappie:

Policiais são substituídos por máquinas ultra resistentes. O cientista busca um formato mais próximo de humanos, com poder de pensar e sentir por si próprio. Para o governo isso não é favorável e, por isso, tentam acabar com ele. 

O Jogo da Imitação:

Um aluno da Universidade de Cambridge é chamado pela agência de inteligência britânica MI6 para desvendar códigos nazistas, incluindo o "Enigma", dado como impossível pelos criptógrafos. No entanto, o estudante obtém sucesso na tarefa.

Portanto, se adeque à nova realidade do mundo para conquistar os compradores e funcionários ideais para atingir o sucesso. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, resgate seu teste grátis. Assim, você pode experimentar nossa ferramenta por 60 dias, com direito a dez documentos mensais. Esperamos por você!