Prepare seu e-commerce para 2023

Prepare seu e-commerce para 2023

23/12/2022 | Rodrigo Barreto

A tecnologia cada vez mais domina as ações do cotidiano da população. Atualmente, tudo gira em torno desses recursos em constante evolução, pois possibilitam agilidade e rapidez. Para os comerciantes da Internet, maximiza a produtividade e melhora os resultados. Assim, várias empresas se voltaram para os modelos de negócios digitais.

Com a pandemia, isso se intensificou, pois diversos estabelecimentos precisaram fechar as portas ou limitar o funcionamento. Nesse contexto, muita gente aderiu aos sites e aplicativos para realizar compras e, com isso, perceberam os benefícios dessa prática. Agora, não querem voltar atrás.

A realidade do e-commerce no Brasil

A chegada da Covid-19, em março de 2020, impactou significativamente o comportamento dos consumidores no mundo inteiro. A crise sanitária, nos períodos de maior restrição, afetou a circulação de pessoas pelas cidades. De acordo com dados do estudo “O Comportamento do Consumidor Pós-Covid 2022”, feito pela agência Marco, 98% dos brasileiros passaram a utilizar mais o e-commerce nesse período.

Esse índice supera o de outros países da América Latina, como Colômbia (88%) e México (80%) e da média europeia, de 67%. Isso pode ser explicado pelo atraso tecnológico em relação a nações mais desenvolvidas, mas exige agora uma preparação acelerada dos varejistas para atender o público.

Para 87% dos entrevistados, ingressos para shows são os principais itens comprados no meio virtual. Logo em seguida, aparecem na lista pacotes de viagem (85%), celulares (83%) e livros e games (83%). Além desses, câmeras e dispositivos eletrônicos (79%) e ainda entradas para eventos esportivos (79%) também foram destaques. Ainda conforme o levantamento, as roupas e artigos de moda ocupam a sétima posição com 77%.

Em todos esses setores, algumas soluções podem ajudar, como pagamentos digitais e ferramentas inteligentes. Nesse caso, destaca-se a assinatura digital, pois garante agilidade e proteção, podendo ser amplamente aplicada nessas relações a distância. Com ela, os documentos são enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail. Em alguns cliques no celular, computador ou tablet, eles estão assinados. Sendo assim, economiza tempo e dinheiro. Sem a necessidade de deslocamentos, contato físico ou espaço na agenda dos executivos. 

Os arquivos são criptografados e salvos em nuvem. Os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, evitando o risco de perder ou danificar algo valioso. Com isso, traz tranquilidade para os empreendimentos, independentemente de onde eles estiverem. Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, essas questões são fundamentais. “Esses processos oferecem mais proteção, se comparados aos meios físicos. Contudo, é necessário ter cuidado e contratar serviços realmente seguros”.

As tendências do e-commerce para a virada do ano

O fim de 2022 promete números expressivos. Diante de um cenário otimista, as expectativas são altas. Segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas - CNDL em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito - SPC, a campanha de Natal deve atrair 118,7 milhões de brasileiros às compras. Isso não significa apenas presentear, mas também envolve artigos de decoração, alimentos e bebidas para uma refeição especial, looks, entre outros. Espera-se uma movimentação de 66 bilhões de reais na economia do país.

Outro dado interessante é a alternativa escolhida para efetuar a transação financeira:

  • Cartão de crédito parcelado (45%);
  • Pix (42%);
  • Cartão de débito (36%);
  • Dinheiro (35%).

Conforme dados da UPS Brasil, 87% dos pequenos e médios negócios já fazem suas vendas pela web de alguma maneira. “Para isso, é imprescindível possuir uma equipe bem treinada e processos fáceis para aumentar a produtividade”, destaca a gerente comercial. A inserção de novas estratégias, ideias específicas de marketing e opções de distribuição e logística serão essenciais. Em 2023, algumas tendências vão se manifestar:

infográfico listando tendencias para o ecommerce no próximo ano

Compras em jornada híbrida: realizar o pedido pelo celular ou computador e retirá-lo na loja física.

Negociação pelas redes sociais: utilizar o Instagram como vitrine e o WhatsApp para finalizar o acordo é algo comum nos dias atuais.

Soluções tecnológicas inovadoras: “elas facilitam os processos para as partes envolvidas e todos saem ganhando”, explica Paula.

Celular como o principal canal: hoje, tudo é feito pelo smartphone. Por isso, é essencial contar com ferramentas compatíveis.

Vendas para qualquer local: com os recursos ideais, não há necessidade de estoque ou a dependência de fornecedores da região.

Proteja o seu e-commerce, os consumidores e colaboradores

De acordo com o Índice Global de Risco Cibernético, da Trend Micro, 75% das organizações esperam sofrer ataques cibernéticos nos próximos 12 meses. De janeiro a junho deste ano, foram 31,5 bilhões de tentativas de crimes, 94% de aumento em relação a 2021. Recentemente, por exemplo, a Uber foi atingida por um hacker de 18 anos. Ele já estudava técnicas de invasão de sistemas há algum tempo e considerava a segurança da empresa muito fraca.

Por outro lado, a ampla divulgação desses casos de vazamento de dados e o comprometimento das corporações com a aplicação e o cumprimento da Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD ajuda na conscientização da sociedade. Segundo a Gartner, até o final de 2024, cerca de 75% da população mundial terá suas informações protegidas por modernos regulamentos de privacidade.

A maioria dos ataques do períodos são por phishing

O golpe por phishing não tem data para ocorrer. Contudo, nessa fase movimentada, com a pressa dos consumidores, os mal intencionados têm um terreno mais amplo para atuar. O fraudador incita a vítima a executar uma ação, aparentando ser um negócio legítimo. Então, costuma criar um anúncio para atraí-la para uma página da web para inserir informações ou clicar em um botão para download de um malware.

Logo, é papel da instituição tomar cuidado com seu público também. Dessa forma, promover o conhecimento e firmar parcerias confiáveis são alternativas interessantes. “Com isso, todos ficam protegidos. As pessoas não são expostas e os negócios evitam o risco de sofrerem punições com multas milionárias. Além disso, resguardam a imagem da marca”, finaliza a especialista.

Portanto, fique ligado e adote medidas para garantir a tranquilidade do seu empreendimento. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, resgate o seu teste grátis. Você ganha dez documentos mensais, durante 60 dias, para mergulhar na nossa plataforma. Esperamos por você!