Mitos e verdades sobre assinatura digital

Mitos e verdades sobre assinatura digital

02/12/2022 | Laura Pereira

Embora seja válida perante a justiça desde 2001, a assinatura digital ainda é uma ferramenta em expansão. Muita gente possui dúvida quanto ao seu uso e, por isso, acaba recorrendo aos métodos tradicionais, responsáveis por longas filas de espera e acúmulo de páginas. Nesse sentido, conheça alguns mitos e verdades sobre essa tecnologia e entenda como ela é um diferencial para as empresas de sucesso. 

Conheça mais sobre a assinatura digital e fique por dentro! 

Com a globalização e, especialmente, com a transformação ocasionada pela pandemia, a digitalização das negociações passou a ser considerada indispensável. Isso porque formalizar acordos a distância propicia inúmeros benefícios em todo o processo. Entre eles, é possível destacar a velocidade em fechar contratos, a sustentabilidade ao não utilizar papel e, por fim, a redução de custos desde o princípio. 

Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, o mecanismo também aprimora a experiência do usuário. “Você pode assinar de onde quiser e quando achar mais oportuno. Seja por meio do computador, tablet ou celular, uma notificação já te encaminha até a plataforma”. Seu uso simples facilita diversas etapas da operação. 

Segundo um levantamento da Ombud, há uma redução média de 80% no tempo de resposta para quem usa essa modernidade, ocasionando uma economia de aproximadamente 20 dólares em cada documento. Para corroborar, há um aumento de 500% na fidelidade do cliente. Ou seja, as métricas mostram o quanto é favorável investir nessa solução. 

Entenda mais sobre o assunto: mitos e verdades da assinatura digital 

Para desmistificar algumas especulações acerca dessa inovação, elencamos alguns mitos e verdades. Confira: 

1) Assinatura digital e assinatura eletrônica é a mesma coisa? MITO! 

Desde 2001, a Medida Provisória (MP) 2.200-2 diferencia o formato eletrônico para o digital. Para elucidar a questão, Paula explica: “o digital utiliza certificados visando garantir a identidade dos envolvidos. Podendo ser emitido no formato público, ICP-Brasil, ou privado, no formato da Assine Bem, por exemplo”. Já assinatura eletrônica é uma forma mais simples, assim como "declaro que li e concordo", muito utilizado em documentos menos sensíveis.

2) Somente a assinatura com certificado do ICP-Brasil possui validade jurídica? MITO!

Como vimos acima, desde 2001 já é permitida a utilização de certificados privados, emitidos por outras entidades além do ICP-Brasil. Contudo, em 2020, isso ficou ainda mais evidente com a Lei 14.063. Nela, as assinaturas on-line ganharam novas classificações: Simples, Avançada e Qualificada. Aqui na Assine Bem, você pode escolher a ideal para você, temos todas as opções! Para saber mais, clique aqui.

3) As assinaturas digitais e eletrônicas só valem em documentos eletrônicos? VERDADE!

Todo documento eletrônico possui validade jurídica no ambiente virtual. A partir do momento no qual é impresso, o papel se torna uma imagem e não é possível utilizar ferramentas de auditoria para constatar sua autenticidade. 

4) Assinar digitalmente é um processo seguro? VERDADE!

O procedimento é totalmente resguardado por lei. Existem inúmeras etapas de confirmação antes de realmente chegar nas informações. Inclusive, podemos destacar alguns amparos dessa inovação. Veja:

- Certificado digital: funciona como uma identidade eletrônica e confere validade jurídica para ações no mundo virtual. Ou seja, pode ser considerado como um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). 

- Carimbo do tempo: é reconhecido por ser um selo responsável por atestar a data e a hora exatas na qual o relatório foi criado e assinado digitalmente. 

- Criptografia de ponta: em suma, é uma sequência de bits com o objetivo de identificar um arquivo, é praticamente impossível de inverter essas camadas de código e invadir sem ser notado. 

- Armazenamento virtual: todos os certificados são guardados em servidores de alto nível de robustez e segurança, garantindo tranquilidade por parte dos assinantes, sigilo das referências enviadas e autenticidade em todo o processo. Para melhorar: com a Assine Bem, o arquivo fica salvo na nuvem e você pode escolher o período do backup. Ou seja, seus certificados estarão salvos virtualmente em máxima integridade e de forma intangível

5) A assinatura digital possui vantagens? VERDADE!

Como exposto, é possível elencar muitos proveitos de contar com esse sistema. Sendo assim, trouxemos os principais, capazes de aprimorar o negócio e torná-lo mais eficiente. Confira: 

- Gestão on-line assertiva: 

Conforme um levantamento da Forrester, ao assinar via web, são economizadas 22 mil horas. Isso porque não é mais necessário despender horas procurando alguma informação em pilhas de impressos, sem nem ter a certeza de sua real existência. Ao otimizar esse ponto, o dia a dia corporativo fica ainda mais produtivo. 

Além disso, com a Assine Bem, você tem acesso desde modelos e customizações até o fluxo de quais relatórios entram ou saem, de modo a identificar com quem estão suas pendências e em qual etapa o procedimento se encontra. “Você conta com a otimização do tempo desde o momento de criar o documento”, afirma Paula. Também é possível categorizar algum arquivo com tags coloridas e criar pastas especiais. 

- Aprimoramento na experiência do usuário:

A comodidade é um ganho vital para as instituições modernas, principalmente após a crise sanitária. Ao optar por esse formato, os assinantes conseguem completar os arquivos independentemente se estão de férias ou em viagens a negócio, pois o acesso é rápido e prático. 

Segundo uma pesquisa do Instituto QualiBest, 49% dos consumidores preferem tratar com as corporações por meio do aplicativo de mensagens instantâneas. Por isso, é essencial marcar presença onde seu público mais procura por você. Nesse sentido, o signatário consegue incluir a demanda em tarefas do cotidiano, facilitando ainda mais. 

Por outro lado, as corporações também ganham. “A plataforma também permite a integração com outros canais, como o Excel. Assim, é possível trazer listas de mailing, por exemplo, sem o trabalho manual de copiar e colar cada um dos contatos”, destaca a gerente comercial da Assine Bem. 

Por fim, se ainda não se convenceu dos proveitos de ter a Assine Bem como aliada do seu negócio ou se possui dúvidas quanto à tecnologia, fale conosco! Todavia, para entender como ela funciona na prática, faça um teste grátis! Modernize a sua empresa e saia na frente!