Use seu celular para trabalhar com segurança

Use seu celular para trabalhar com segurança

06/09/2022 | Larissa Almeida

O celular é uma ferramenta indispensável em nossos dias, é quase impossível deixar o aparelho de lado. Além de contribuir para uma comunicação imediata, sua evolução ao longo dos anos o deixou cada vez mais completo. Já é possível trabalhar por meio dele, acessar documentos importantes, reuniões, transições bancárias e muito mais. No entanto, um local com tantos dados valiosos armazenados não passaria despercebido dos perigos das redes, nesse meio virtual estamos suscetíveis a invasões e roubos tanto quanto no real. Quando consideramos isso, não só alertamos o público como também cuidamos para oferecer uma plataforma segura em qualquer situação. Veja como aproveitar as facilidades tecnológicas sem arriscar sua privacidade.  

Os vírus acessam o sistema de forma inofensiva

Para quem usa smartphone, independentemente de ser corporativo, o cuidado deve ser dobrado com a captação das nossas informações pelos sites e aplicativos. “Realizar as coisas pelo telefone facilita os momentos de urgência, nem sempre estamos com computadores em nosso alcance, mesmo assim, eles não nos protege contra os vírus”, diz Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

Antes, a preocupação com eles era em relação a lentidão dos aparelhos eletrônicos. Agora, existem outros pontos dos quais devemos nos atentar, afinal, os golpes surgem das formas mais simples possíveis, quando acontecem pela Internet. Os canais de comunicação, como WhatsApp e páginas de lojas on-line são os locais mais sensíveis. O denominado phishing, significa o ato de pescar a vítima com mensagens falsas e captar as suas referências pessoais. Uma pesquisa feita pela empresa de segurança da informação Kaspersky, aponta o crescimento de 120%  de ataques cibernéticos no Brasil.

Parece complicado entender a ação desse problema em nossas configurações, para isso, o coordenador do curso de engenharia da computação do Instituto Mauá de tecnologia (IMT), Angelo Sebastião Zanini deixa uma explicação. “Se o aparelho for invadido de alguma forma, extraviado ou roubado, todos os programas financeiros estarão lá. A invasão, geralmente, é feita por um tipo de vírus chamado  “cavalo de troia”. Ele normalmente chega por e-mail com um link interessante para clicar ou por algum app de origem duvidosa instalado no aparelho. Assim, pode começar a monitorar todas as operações feitas no smartphone”, alerta o especialista. 

Utilize as ferramentas tecnológicas para trabalhar em seu smartphone sem riscos

As inovações do mercado quase sempre vem adaptadas para qualquer formato de dispositivo. Por estar com frequência em nossas mãos, as pessoas optam e costumam usar  as alternativas móveis, como o celular, por exemplo. De acordo com um estudo realizado pelo Fórum do Ecossistema Mobile (MEF), 66% dos brasileiros utilizaram o equipamento para desempenhar atribuições no seu trabalho diariamente, no ano anterior. Ao considerarmos esse alto número, a plataforma da Assine Bem adequa as soluções para esse modelo. “Assinar um documento digitalmente é um processo bem rápido e seguro, pois conta com camadas de proteção para barrar a invasão de softwares malignos. Assim, quem usufrui dela, consegue verificar um documento de qualquer lugar do mundo sem se preocupar'', explica a gerente comercial. 

Para deixar esse medo de lado, o profissional da área, Zanini, deixa algumas práticas em função de tornar a operação zelada. “O melhor, portanto, seria ter dois smartphones: um para baixar todos os aplicativos financeiramente sensíveis como bancos, wallets de cartões de crédito etc e outro para instalações voltadas à comunicação e lazer. O mais vulnerável ficaria em casa, enquanto o segundo seria para uso geral com menos preocupação”, recomenda o especialista. Além disso, ele cita recursos para acrescentar barreiras protetoras e uma delas é adotada para logar nas dependências da própria página da Assine Bem: 

Utilize a autenticação de dois fatores : acessar contas de bancos por meio de uma próxima senha aumenta ainda mais a segurança. “O artifício em questão é prezado pela nossa organização, afinal, além da preocupação em cumprir com as determinações da lei geral de proteção de dados pessoais, certifica a preservação de todos os arquivos submetidos ao serviço”, complementa Paula. 

Desabilite as notificações: a dica é não receber no mesmo smartphone as notificações de “esqueci minha senha”, dessa forma, os criminosos não podem acessar os códigos de SMS ou e-mails para redefini-las, também protege as contas nas redes sociais.

Programe backups do aparelho: eles ajudam a manter os dados na nuvem, evitam a perda de memórias e tornam o resgate das informações mais simplificado em caso de roubo. É importante analisar quantos dados você utiliza e manter uma rotina de backups periódicos em aplicativos como iCloud, Google Drive, Google Fotos e WhatsApp.

Seguindo a mesma premissa de arquivar a “papelada” importante na nuvem, esse é outro benefício proposto pela Assine Bem. “Tanto a assinatura eletrônica como a gestão de documentos oferecidas por nós, usam esse mecanismo, salvar as evidências desta forma, otimiza espaço, evita a impressão de documentos desnecessariamente e em quantidades abundantes, perdas de papéis importantes, além de acelerar procedimentos, descartando entregas presenciais e dependência do fluxo dos correios para fechar um negócio”, explica a representante da plataforma de assinatura. 

As três orientações feitas por Zanini podem ser de imediato adotadas em sua rotina pessoal e organizacional, sem dúvidas. O cuidado nunca é demais, então, vale ressaltar quais procedimentos de seguridade passam a assinatura feita a distância, não só válida legalmente, mas construída e gerida com atributos como:  

Link exclusivo: todo cliente possui um link único para acessar os documentos com rubrica pendente e assim, poder concluí-la. Esse item é pessoal e intransferível, além de ter validade. 

Níveis de segurança: o responsável pode selecionar o nível de permissões. Ela pode variar entre ágil e qualificada:

 

  • Ágil: verificação por e-mail e celular;
  • Simples: comprovação por e-mail, celular e token
  • Autenticada: conferência por e-mail, celular, token, documentos pessoais (RG ou CNH), selfie ao lado desses, validada por uma equipe humana. 
  • Qualificada: mesmas etapas da autenticada junto com o ICP Brasil.

ICP Brasil: certificado público emitido para validar pessoa física com o e-cpf e pessoa jurídica com e-cnpj. 

Criptografia: esse recurso é imposto para proteger. Ou seja, é capaz de identificar edições na certidão original, se detectadas pelo validador disponibilizado, o reconhecimento é feito, a validação negada e o anexo original é posto em comparação. 

Histórico: a entrada nas dependências do software, seja para assinar ou visualizar é salva. A data, horário e IP da máquina utilizada ficam guardados.

Validade jurídica: o serviço prestado é regido pela MP 2.200-2/2001, para manter essa autorização ativa não é preciso reter os termos na página, ele pode ser exportado e compartilhado. A firma pode ser certificada por meio de código de autenticação ou um QR code

Levando em conta todos interessados no serviço e suas funcionalidades, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

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