Tenha sucesso no e-commerce com segurança

Tenha sucesso no e-commerce com segurança

02/09/2022 | Rodrigo Barreto

A pandemia forçou as empresas a buscarem novas alternativas para continuarem em crescimento. Nesse período, diversas novidades surgiram e outras se consolidaram. A tecnologia foi fundamental e mostrou para as pessoas como os processos podem ser mais ágeis, rápidos e seguros. Nesse contexto, o e-commerce ganhou enorme proporção e se tornou uma preferência para muita gente.

O crescimento do e-commerce

O comércio eletrônico na América Latina segue em crescimento. De acordo com levantamento da Magis5, foram movimentados 139 bilhões de dólares no setor em 2021, com previsão de chegar a 4,9 trilhões em 2025. A empresa buscou os dados nos principais players envolvidos no segmento, como VTEX, Magalu, Mercado Livre e Americanas, com o objetivo de entender a situação atual desse grande mercado.

Chamou atenção e ficou claro o aumento e amadurecimento desse meio de compras para a população, impulsionado com o início e auge da Covid-19. Após o boom de 2020, houve uma duvida um pouco menor se comparado ao ano anterior, especialmente pela maior inflação e crise dos combustíveis, com a guerra da Rússia e Ucrânia.

Segundo a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, esses fatores externos também impactam diretamente na nossa rotina. “A pandemia e os conflitos na Europa mostraram claramente efeitos no cotidiano do Brasil. Isso pode ser visto na mudança dos modelos de atuação, práticas corporativas e até nos cursos mais procurados pelos jovens, refletindo também na remuneração de cada área”.

Mesmo assim, os números são interessantes. O primeiro trimestre de 2022 foi positivo para os principais empreendimentos, como a VTEX, com elevação de 30% em relação ao mesmo período de 2021. Já a Magalu, apresentou 13% de melhora, com intensa participação no meio digital. Mesmo após a reabertura das lojas físicas em todo o território brasileiro, as vendas on-line representam mais de 72% do total. Nos últimos dois anos, a companhia expandiu cerca de 149%.

Para Paula, isso demonstra as tendências para os próximos anos. “A população viu os inúmeros benefícios ao aderir a tecnologia. Agora, não querem mais saber de burocracia, pois sabem da possibilidade de terem praticidade no dia a dia. Sendo assim, os gestores precisam entender a necessidade de se adequar para não serem deixados para trás pela concorrência”, explica.

Apesar do cenário macroeconômico desfavorável, as pessoas passaram a comprar artigos adquiridos somente em estabelecimentos físicos. Categorias como farmácia, supermercado, ítens básicos de higiene e beleza entraram no rol de produtos cada vez mais presentes. Com isso, os comerciantes conseguem aplicar preços menores, proporcionando vantagens para todos os lados.

O gerenciamento de documentos no e-commerce

Com essa prática bastante difundida, surge um leque de possibilidades para os empreendedores negociarem com clientes e fornecedores de todo o mundo. Sendo assim, gerenciar os documentos de forma assertiva é essencial para uma boa administração. Logo, optar pelo meio digital é uma ótima opção.

Essa ação não se trata apenas de melhorar os fluxos de trabalho organizacionais, mas também de aumentar o desempenho de todos os processos de negócios. Nesse sentido, confira algumas maneiras diretas e indiretas pelas quais a utilização de assinaturas digitais pode aumentar a satisfação do consumidor.

Economia de tempo da equipe e do usuário: primeiramente, não há necessidade de deslocamento e encontros físicos. Afinal, os documentos são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Por isso, podem ser assinados em poucos cliques pelo computador, celular ou tablet. Para executivos com agendas cheias e negociações com outras localidades, é fundamental contar com essa solução.

Os colaboradores também gastam menos minutos nesse tipo de operação. Os modelos são estabelecidos e as partes envolvidas apenas preenchem seus dados. O resto já está salvo e as páginas ficam prontas instantaneamente. Ou seja, não precisam elaborar nada manualmente.

Maior eficiência de custos: há uma diminuição nos gastos da organização com papéis, impressão, materiais de escritório, espaço para armazenamento e combustíveis. Além disso, o time pode ser reduzido e o treinamento também é mais econômico. Sendo assim, todos os envolvidos poupam dinheiro.

Menos erros: informações erradas e desatualizadas só causam atrasos e nenhum cliente está interessado em ouvir desculpas. Infelizmente, para quem ainda depende de uma mistura de armários e uma confusão de pastas armazenadas em diferentes locais, a inconsistência é inevitável. Ao reunir tudo em uma plataforma, você reduz muito o risco de erro humano e ajuda sua equipe a aumentar a produtividade.

Colaboração mais fácil: a capacidade de se comunicar bem com seus clientes não é o único fator determinante quando se trata de oferecer um ótimo serviço. Seu staff precisa entender como tudo funciona e ter a capacidade de passar isso para o público. Por isso, uma ferramenta de fácil uso e com a possibilidade de autonomia para os indivíduos é de grande valia. Como tudo fica salvo “em nuvem”, as pessoas podem acessar seus arquivos quando quiserem e de onde estiverem. Para isso, basta passar por uma comprovação identitária. Assim, fica mais fácil de encontrar o registro e acaba com a chance de perdê-lo ou danificá-lo.

Segurança melhorada: quando os clientes confiam seus dados a você, eles querem ter certeza de estarem em boas mãos. Isso não acontecerá com desorganização e ausência da tecnologia. Sendo assim, a Assine Bem oferece criptografia de ponta, validade jurídica e obedece a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Dessa forma, você pode ficar tranquilo quanto à proteção do seu negócio.

Além dos benefícios citados, também se destacam: integração por Excel e API, permissões de acesso, customizações e autenticação extra. “Esses aspectos chamam a atenção do público e proporcionam vantagens em relação ao processo físico”, finaliza a gerente comercial. Logo, trata-se de uma excelente alternativa para quem atua no varejo e busca por acordos favoráveis.

Portanto, não seja ultrapassado pela concorrência. Ofereça uma boa vivência para seus parceiros e, assim, estará muito mais perto do sucesso. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis. Nós disponibilizamos dez documentos mensais, durante 60 dias, para você experimentar nossa plataforma. Esperamos por você!