Automação não é vilã do capital humano

Automação não é vilã do capital humano

23/08/2022 | Larissa Almeida

A quarta revolução industrial acontece desde 2010, ela denomina uma nova era de funcionamento da indústria. Essa transformação, então, já está em movimento há 12 anos no mercado e não para por aqui. O seu objetivo é claro, inovar vários aspectos do mundo, essa em questão, preza pelo desenvolvimento tecnológico das ações. Responsável por apresentar e implantar os mais variados recursos da inteligência artificial (AI) em nossa rotina. Logo, não existe mais espaço para se assustar e recusar a adaptação às ferramentas. A sua empresa dispõe desse tipo de instrumento? Veja nesta matéria, a importância de atualizar as atividades da sua equipe.

A automação não é inimiga do colaborador, pelo contrário, proporciona diversos benefícios para deixar as exigências do trabalho mais simples e rápidas 

A palavra automação, assim como a inquietação no ramo digital, pode soar de maneira negativa para quem não está a par do significado e das necessidades de mudança. Ela é um alerta para algumas profissões, no entanto, antes de se considerar inválido é preciso analisar a chance de usar esses mecanismos ao seu favor. “A transição acontece aos poucos. Identificar aquelas tarefas prioritárias, passíveis de ter sua execução manual ou operacional substituídas por soluções em robotização e inteligência artificial. Assim, é possível ir combinando as soluções, de acordo com as necessidades imediatas”, aponta Emauri Gaspar, pós-graduado em tecnologia da informação (T.I) e análise de desenvolvimento de sistemas, sobre o primeiro passo para adquirir a AI. 

Ao considerar definições como essa, feita por profissionais da área, a Assine Bem contribui com o meio empresarial nesse quesito. “Os serviços oferecidos por nós provém de uma “dor”, ou seja, avaliamos as carências geradas por demandas, modificações em gestão, leis e até mesmo fenômenos imprevisíveis, como foi o caso do isolamento social em 2020”, explica Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. Dessa maneira, a assinatura digital, por exemplo, foi fundamental para atender as exigências nesse instante de pandemia e os seguintes. 

Assinatura digital é um dos recursos para automatizar a sua organização de maneira simples e eficiente
 
Acrescentar a ciência em sua organização, não é obrigatoriamente colocar um robô completo e humanizado para sentar e contribuir com as tarefas diárias. A fim de desmistificar essa imagem, o Excel é a representação de uma AI inclusa no computador da maioria dos indivíduos e exigido desde muito tempo no currículo de qualquer aspirante. Dessa maneira, dá para enxergar como a falta de conhecimento é o fator excludente do meio e não o aplicativo em si. “A hiper automação representa o uso de um conjunto de artifícios computacionais combináveis, voltados a eliminar, ou minimizar, o trabalho manual. Com isso, acelera e intensifica os encargos, também diminuindo o risco de erros”, elucida Gaspar. Logo, não existe razão para temer a modernização, mas sim, o déficit no aprendizado. 

Ser adepto a plataforma não estimula a redução do quadro de funcionários. “As soluções oferecidas visam sempre o melhor desempenho dos contribuintes. Ultimamente, nos deparamos com a busca por um dia de 48 horas ou até mesmo, por um clone como forma de alcançar alguns objetivos. Nesse processo, existem ocupações ladras de tempo, geralmente missões repetitivas ou de muita análise. Para superar, justamente, esse problema é interessante habilitar um equipamento”, aconselha Paula. Seguindo nessa mesma premissa, o especialista Gaspar, também pontua a favor de investir em serviços como esse: “um cooperador deixa de ter o prazo tomado por afazeres ‘chatos’ e pode se dedicar à fidelização de clientes por contatos diretos e personalizados”, ilustra.

A validação jurídica da assinatura eletrônica facilitou inúmeras etapas quando se trata de firmar um acordo. Com ela é possível rubricar documentos importantes, reduzir as distâncias entre organização e colaborador, os volumes de armazenamento, contribuir com a iniciativa verde por não utilizar recursos naturais em quantidades abundantes, afinal, um arquivo impresso em mãos não garante autenticidade. Assim, as chances de ser refém dos correios, falsificação, perda, troca de papéis, aplicativos avulsos e demais barreiras são quase nulas.

Para adquirir a automação é necessário se preocupar com a segurança do sistema 

Softwares de corporações guardam um número gigantesco de informações pessoais, mesmo para uma de pequeno porte, descartar a segurança não é uma opção. Atualmente é imprescindível assegurar o uso de dados, tanto para os clientes quanto para os contratados. “Todos nós podemos ser vítimas de vazamentos sobre elementos do nosso perfil. Assim, é preciso confiar no site solicitante, pois um número de golpes cresce cada vez mais no país”, instrui a gerente. 

Ao pensar nisso, é mais viável administrar uma senha no computador quando comparado com proteger uma sala cheia de papéis. Dessa maneira, muitas máquinas conseguem registar o acesso efetivo em um programa, modificações e exigir determinados comandos para permitir a entrada de uma pessoa. “Nosso planejamento é totalmente voltado para a proteção dos clientes, a Internet já deixou de ser ‘terra sem lei’. A partir da adesão  de avanços da AI, como a criptografia, conseguimos ajudar a equipe a identificar e fornecer as presenças nas dependências de um arquivo por meio de um histórico”, conta Paula. 

São instalações como essas responsáveis por garantir o sucesso do mecanismo, e assim, podem fazer com a sua corporação. Imagina, para a Assine Bem, checar pontualmente por meio de um humano cada passo tomado dentro do meio digital e escrever um relatório preciso? A atenção ia requerer mais de uma mão para finalizar essa operação, dificultando a eficiência da técnica, deixando inviável a sua comercialização. 
 
Dentro da sua operação ainda tem ações bloqueando o acesso dos grupos a outras atribuições de maior valor? Considere agora automatizar determinadas áreas. Para investir com tranquilidade, contate a Assine Bem e saiba mais sobre as nossas ofertas e participação na Indústria 4.0. Para isso, basta entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Não perca essa chance. 

Outra forma de acompanhar nossas inovações é seguindo o @AssineBem nas redes sociais! Estamos esperando você em nosso Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter.