Como contratar funcionários à distância?

Como contratar funcionários à distância?

08/08/2022 | Ana Clara Lima

Até pouco tempo atrás, as principais atividades cotidianas eram dependentes de comprovativos concretos: escola e trabalho. Com o tempo, novos canais de comunicação chegaram para ampliar a gama de facilidades e permitir novas resoluções. Nesse contexto, o campo empregatício foi alvo de modificações. Com disponibilidade de atuar em suas residências, os  trabalhadores também encontram novas oportunidades de ofícios em todo o território nacional. Logo, urge a necessidade de poder cuidar dos dados pessoais e empresariais a partir das novas demandas. Dessa maneira, compreenda qual o melhor caminho para gerir as contratações a distância e como a assinatura digital pode te ajudar. 

  • O home office chegou para ficar 

A pandemia da Covid-19 abalou diversos setores pelo o mundo. A imprevisibilidade da proporção do vírus impediu a adaptação gradual exigida para o novo cenário. Devido aos riscos de infecção, o isolamento social foi implementado como medida provisória para controlar a situação. Inicialmente, muitas dúvidas surgiram a respeito da efetividade fornecida pelos mecanismos cibernéticos em detrimento aos presenciais.

Além dos compromissos internos das firmas, com o tempo, despertou-se a necessidade de realizar novos processos seletivos. Antigamente, tudo era feito diretamente dentro das salas de escritório, com nenhuma pretensão de mudança. Na hora de entrevistar um pretendente distante, é propício utilizar o computador ou celular com um aplicativo de fácil acesso. Os mais comuns são: WhatsApp, Google Meeting e Zoom. Para assegurar uma boa seleção,  separe um tempo para conhecer o concorrente ao cargo e deixe clara as expectativas sobre como decorrerá o teletrabalho. Após a escolha, é preciso formalizar a documentação e, nesse ponto, muitos agentes pecam. 

Nos últimos anos, tudo passou a acontecer cada vez mais rápido. Transformações simples do passado demandaram décadas ou até mesmo séculos para consolidar-se. Nessa perspectiva, a tecnologia é a maior prova da necessidade de reestruturar velhos hábitos. Dentre esses, o uso do papel, tanto para comprovantes quanto para livros, tornou-se obsoleto. Principalmente quando o assunto é garantir a proteção das informações em fluxo. Nesse sentido, estar ciente de como a proliferação da virtualidade pode auxiliar na gestão dos negócios apartados é fundamental para manter a sua corporação moderna nos parâmetros do mercado.

Apesar da turbulenta implementação dos novos costumes, aos poucos ficou perceptível como muitas dessas novidades poderiam ser úteis da crise sanitária adiante. Em geral, poder integrar funcionários on-line trouxe muitos ganhos para as companhias. Entre os principais benefícios, está o aumento do número de candidatos por vaga. Às vezes, quando tratava-se de uma região afastada ou pré-requisitos específicos, a captação durava meses para conseguir um ou dois possíveis concorrentes. Hoje em dia, abrindo para todo o país, aumenta-se a rede de perfis disponíveis.

Segundo Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, cada negócio tem suas especificidades e deve ser levado em consideração, no momento da admissão via Internet, os pontos legais e as diferenciações por colocação. “É viável utilizar o formato material e pedir uma foto da declaração assinalada? Até é. Entretanto, como se comprova quem realmente rubricou? Quem digitalizou? Como se armazena esse arquivo? No formato eletrônico, é importante contar com parceiros preocupados com essas e outras questões. Utilizar criptografia, etapas de segurança e trazer a identidade dos signatários é crucial para um pacto via web seguro”, indaga a especialista.

  • A digitalização da documentação 

De acordo com pesquisa realizada pela World Commerce And Contracting Association, 84% de seus membros estão vivenciando a pressão pela simplificação de contratos. Ainda nessa conta, 81% deles possuem planos de implementar sua automatização. Tal constatação demonstra como, não apenas é uma melhoria, mas em breve será uma indispensabilidade. Quem ainda não começou o processo de virtualização necessita atualizar-se sobre os prós dessa prática e correr para não ficar ultrapassado.

Nessa ocasião, embora muitas organizações ainda tenham suas papeladas não salvas em nuvem, um bom ponto de partida é a implementação desse modelo nos novos processos. Para isso, Paula ressalta: é importante avaliar quais partes celebraram os acordos e qual a vulnerabilidade de cada um. Quando falamos em conceder um posto, compreendemos a melhor opção de preservação dos dados para evitar questionamentos futuros.

Desse modo, podemos elencar as etapas da assinatura mais recomendadas nesses casos:

  • token numérico: carimba mediante uma sequência numérica enviada por e-mail;
  • confirmação de dados: confere a compatibilidade das informações pré fornecidas e cadastradas no ato do disparo;
  • IP do computador: endereço do computador, celular ou tablet onde o acesso é realizado;
  • data e hora: qualquer ação realizada dentro da pasta grava o momento exato de ocorrência;
  • selfies: comprova a existência de uma pessoa real na câmera com a identificação em mãos;
  • A Assine Bem pode te ajudar!

Por fim, a assinatura digital é a principal aliada do modelo remoto e híbrido. Ela não apenas formaliza o contato entre pessoas distantes umas das outras, como também controla o acesso aos registros. Sem contar com a incorporação de novos colaboradores, podemos aproveitá-lo para ajustes de conduta, aditivos legais e escolhas de benefícios. Fugindo da esfera do RH, dispõem-se de protocolizar parcerias e propostas comerciais.  

Dessa maneira, fugimos do perigo de informações caírem nas mãos de pessoas erradas e mal intencionadas, controle esse impossibilitado por uma simples pasta armazenada no almoxarifado. Ademais, contribuímos para a preservação do meio ambiente a partir da redução da emissão de papel. Fora prevenção contra os riscos de contatos físicos com poeira, água e fogo.

Não obstante a criptografia, nossos serviços disponibilizam validade jurídica. Essa está prevista na MP 2.200-2/2001, amparada pelo artigo 10, §2º. Assim, é oportunizado comodidade, economia e segurança. Você pode validar documentos de qualquer lugar de forma rápida e prática, economizar tempo e insumos, além de contar com sistema gerido por certificados digitais protegidos. 

Em suma, somos uma plataforma virtual focada em garantir: velocidade, sustentabilidade, flexibilidade e segurança. Por meio do nosso site, os clientes podem criar, editar e enviar escrituras para aqueles com seus respectivos acessos. Se interessou pelas nossas funcionalidades? Então, teste grátis ou fale conosco. É possível fazer Estamos sempre divulgando conteúdos para auxiliar o seu negócio no caminho para o sucesso!  Conte com a Assine Bem!