Mantenha sua empresa segura no regime híbrido

Mantenha sua empresa segura no regime híbrido

22/07/2022 | Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, enfrentamos inúmeras adversidades em nossas vidas. Para o dano ser o menor possível, as empresas precisaram adotar a tecnologia em seus processos. Dessa forma, apesar da necessidade de isolamento social, diversas corporações conseguiram manter o ritmo e, algumas, até aumentaram. No entanto, essas práticas também exigem alguns cuidados por parte da alta cúpula.

A transformação digital

Transformação digital é como utilizamos a tecnologia para entregar melhor experiência, custo e eficiência. O segredo do seu sucesso baseia-se no planejamento e organização dessa transição. Os diferentes setores precisam ser treinados para pensar com objetivos claros e isso passa por uma estrada construída ao longo do tempo. Sendo assim, é fundamental se atentar à inserção e manutenção constante da cultura interna voltada à inovação. O respeito ao fator humano, à diversidade e à multidisciplinaridade é essencial.

De acordo com o estudo global da Pegasystems/Savanta, para 42% dos entrevistados essa corrente tornou seus trabalhos mais complexos. Por vezes, a rapidez das mudanças é exagerada. Além disso, existe a falta de treinamento e de soluções adequadas para esse movimento. “Essa mudança é necessária. No entanto, o primeiro passo é preparar os colaboradores e oferecer boas ferramentas para isso”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Ultimamente, o termo “Indústria 4.0” está em alta. Contudo, isso não se trata apenas de recursos modernos. Afinal, nem tudo é questão de digitalização e automatização. É um processo, uma mentalidade implementada e demanda tempo, independentemente de qual produto ou serviço você oferece. Os métodos utilizados na sua produção e/ou na comercialização devem estar de acordo com as tendências da atualidade: mudanças rápidas, respostas instantâneas, flexibilidade e agilidade. 

Contudo, as melhorias podem ser muito significativas quando atendem às necessidades dos clientes. Ou seja, a aplicabilidade deve trazer valor dentro de determinado ambiente. “A inovação deve vir acompanhada da facilitação da vida da sociedade. Logo, precisa apresentar algo novo, para as pessoas enxergarem o sentido de adotar tal prática”, ressalta Paula.

Nesse sentido, a Assine Bem é um ótimo exemplo. Com ela, documentos são assinados com poucos cliques no computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados via e-mail, SMS ou WhatsApp. Dessa forma, evita-se o deslocamento e encaixe de horários nas agendas dos executivos. Sendo assim, representa uma maneira de economizar tempo e dinheiro.

Além disso, os arquivos são criptografados, salvos “em nuvem”, possuem validade jurídica e estão dentro da Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Os envolvidos podem acessá-los de qualquer lugar e quando quiserem, mediante uma comprovação de identidade. Assim, mitiga-se o risco de perder ou danificar algo valioso. Ou seja, significa conforto e segurança para os empresários e usuários.

A importância da proteção no regime híbrido

Com a adoção do formato híbrido de trabalho, os colaboradores muitas vezes levam dispositivos profissionais para casa ou utilizam os aparelhos pessoais para assuntos corporativos. Essa mistura deixa alguns sistemas vulneráveis e abre brechas para criminosos se aproveitarem do momento para aplicar golpes.

Nos últimos meses, várias instituições se complicaram e precisaram pagar quantias milionárias a criminosos para recuperarem dados ou acesso a sistemas, sequestrados via Internet. Esse tipo de ação tem se tornado cada vez mais comum e é feito por meio de softwares chamados de ransomware.

Mais recentemente, a rede Fast Shop foi alvo desses ataques. No ano passado, Renner, Fleury e JBS também passaram por essa situação. A última, por exemplo, pagou 11 milhões de dólares para recuperar o controle. Até mesmo o Ministério da Saúde, o Tesouro Nacional e o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) tiveram problemas com essa questão.

Além de atrapalhar o funcionamento e o faturamento, os ladrões podem roubar informações sigilosas, inclusive de clientes. Existe o risco de essas serem vazadas e comercializadas na deep web. Essa possibilidade fere a LGPD e pode acarretar em punições. “Por isso, é essencial contar com parcerias de confiança e recursos protegidos”, finaliza a especialista.

Fonte: gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino
Serviço: Mantenha sua empresa segura no regime híbrido