A IA nativa na assinatura digital aumenta a segurança de dados

A IA nativa na assinatura digital aumenta a segurança de dados

11/09/2025 | Larissa Almeida

A assinatura digital já se consolidou como um recurso indispensável para empresas ágeis e confiáveis. Apesar disso, a complexidade das cláusulas jurídicas em documentos ainda representa barreiras para muitos usuários. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) nativa surge como solução estratégica capaz de reduzir o risco de vazamento de informações sigilosas e, ao mesmo tempo, facilitar a leitura das partes.

Segundo pesquisa da Bits, 96% dos entrevistados desejam contratos mais claros, enquanto 90% apontam a necessidade de um texto com escrita acessível. “A dificuldade de compreensão de um termo, contrato ou acordo pode gerar consequências negativas no futuro. Por isso, oferecer suporte direto ao signatário tornou-se fundamental”, explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem.

O que é IA nativa? Como ela aumenta a segurança na assinatura digital? 

A IA nativa consiste em tecnologia integrada diretamente a uma plataforma utilizada pelo cliente. Diferentemente de soluções externas, o usuário não precisa exportar o conteúdo para aplicar a tecnologia de sites terceiros. Dessa forma, todo o processo, como solicitação de resumo de cláusulas, destaques de termos técnicos e explicações de normas, ocorre em um ambiente seguro, criptografado e com rastreabilidade.

Para o executivo, proporcionar essa facilidade em um sistema seguro, acessado apenas pelos usuários com a devida permissão, impacta diretamente a seguridade da empresa.“Quem lida com informações sigilosas não pode correr o risco de transferi-las para outras IAs, sem a política de privacidade garantida. Já um software com IA nativa garante privacidade, sem abrir mão da praticidade e da modernização exigida pelo mercado, na hora de assinar um documento”, reforça Mencaci.

Aplicações práticas e setores estratégicos

Empresas de Recursos Humanos, instituições de ensino e escritórios de advocacia estão entre os setores nos quais essa tecnologia gera impacto. Contratos de trabalho, termos de matrícula ou procurações passam a ser analisados rapidamente com apoio da IA, sem comprometer a confidencialidade das informações ou a necessidade de solicitar um atendente para tirar dúvidas pontuais sobre o texto. “Com uma plataforma capaz de simplificar o entendimento e agilizar a burocracia representa não só modernidade, mas também vantagem competitiva para as empresas”, finaliza o executivo.

Fonte: Carlos Henrique Mencaci, CEO da Digital Helper + Assine Bem

Serviço: Pesquisa mostra a dificuldade dos brasileiros em compreender o juridiquês do contrato. Assim, a IA nativa é uma ferramenta capaz de auxiliar no processo de leitura, sem comprometer a segurança do documento.