Entenda melhor sobre a hiperautomação dos negócios

Entenda melhor sobre a hiperautomação dos negócios

21/07/2022 | Giovanna Cavalli

Você está por dentro da nova onda do mercado: a hiperautomação? As tecnologias e ferramentas estão aptas para transformar em realidade essa tendência. Contudo, o que falta? No mundo dos negócios, os profissionais se apropriarem e implementarem o conceito em suas organizações.

Inove ou terá prejuízos!

Ter capacidade de mudar e se adaptar a mudanças com rapidez e assertividade nunca foi tão importante no ambiente corporativo quanto agora. Sem a agilidade, muitas empresas teriam fracassado quando a pandemia da Covid-19 começou a se espalhar. Então, sobreviveram às quais fizeram ajustes em seus processos para acomodar as necessidades junto ao ambiente em transição.

Para o fundador e CEO do Grupo ROIT e atual presidente da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR), Lucas Ribeiro, a hiperautomação não vem por si só, tampouco apenas a partir de macro decisões organizacionais. É um processo de construção mais orgânico.

Ou seja, está nas mãos dos indivíduos a tarefa de entender e colocar isso em prática de fato. “O colaborador deve protagonizar na sua companhia essa nova onda evolutiva e , embora já seja um termo sobre o qual, em uma busca na Internet, já se encontram várias referências, ainda precisa ser mais conhecido e difundido entre as organizações”, pontua o dirigente.

É uma situação parecida com o “boom” da tecnologia no início da pandemia. “Antes da doença, muitos empreendimentos eram relutantes em relação aos modelos de trabalho remoto, assinaturas e verificações digitais, algumas operações bancárias, etc. Contudo, isso precisou mudar mandatoriamente. Assim, até o happy hour e o famoso ‘cafézinho’ foram para o on-line”, reflete a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Dê autonomia para os colaboradores

Conforme Ribeiro, uma compreensão básica a respeito do assunto não se restringe à atualização de soluções tecnológicas, como uma geração sucessora da onda de automação. Vai além. É, sim, a intensificação combinada da Automação Robótica de Processos (RPA), do Machine Learning (ML) e Inteligência Artificial (IA), mas de forma “orquestrada” e em todas as etapas dos processos, liberando o trabalhador para se dedicar a funções estratégicas, inerentes à mente humana.

Inclusive, essa é uma preocupação da Assine Bem. “Nossa plataforma tem o objetivo de potencializar o rendimento das operações e contratados. Ou seja, tiramos a parte burocrática das atividades deles e o nosso sistema se encarrega disso. Logo, otimiza-se o tempo desse pessoal para focar em ações táticas e aumentar os lucros da corporação”, complementa Paula.

De acordo com estudo da Gartner, até 2024 os investimentos em hiperautomação devem atingir 600 bilhões de dólares. Isso significa um incremento na eficácia das instituições. Além disso, a adoção de procedimentos com essas características deve impactar o desempenho competitivo das corporações, estabelecendo-se como um diferencial relevante. “Isso significará ganho competitivo das entidades às quais apostarem nesse caminho e constituirá incremento em produtividade. Quem estiver atento a isso sairá na frente, levando essa inovação à sua marca”, argumenta o presidente da Assespro-PR.

Baseando-se nesse levantamento e nas práticas do próprio Grupo ROIT, o executivo ressalta a relevância da sociedade, de um modo geral, incorporar uma cultura digital. Isso implica, além de modernidades de recursos. “É como diz a Gartner em seu estudo: implementar a hiperautomação passa por ‘estabelecer um mapeamento holístico e priorizar o coletivo nas iniciativas, em vez de ilhas de automação de tarefas’”, diz.

Caso contrário, é possível ir para qualquer lugar, mas isso é como depender da sorte. “Se a instituição não tem uma essência inovadora ou sequer deseja desenvolvê-la, os esforços serão em vão. A high tech é uma aliada, mas utilizá-la sem planejamento e estratégia pode ser um grande prejuízo”, analisa a gerente comercial da Assine Bem.

Ou seja, deve-se buscar empreendimentos sinérgicos e coordenados e abolir processos compartimentados em seus respectivos setores, sem conexão com outras áreas. “A hiperautomação, de fato, por meio de um único sistema viabiliza a conexão de seus procedimentos. De ponta a ponta possibilita um olhar sobre o todo. Além, claro, de embarcar elementos como agilidade e acuidade”, avalia o CEO.

Benefícios da automação no negócio

Como vimos, essa alteração precisa ser genuína de dentro para fora. Aliás, o vigor da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é mais uma prova da necessidade de deixar de lado antigos sistemas e adotar automatizações o mais breve possível. “Se até os ‘cafezinhos’ foram para o digital e as documentações passaram a ser tramitadas on-line, o restante precisa acompanhar”, reforça Paula.

Os benefícios em tudo isso são vários, começando pela agilidade dos projetos cotidianos e economia de tempo. “No caso do departamento de recursos humanos (RH), por exemplo, fazer a gestão de pessoal via Internet facilita muito - assinar contratos, enviar aditivos ou recibos, enfim - pois oferece seguridade, flexibilidade e velocidade. Logo, o controle interno passa a ser outro e bem mais assertivo”, expõe a gerente.

Felizmente, diversas organizações já se preocupam com essa questão. Afinal, ficou tudo mais fácil. “Portanto, confie nas ferramentas. Soluções integradas como a própria Assine Bem, por exemplo, são investimentos simples e estão próximas da rotina do cooperador, principalmente de RH”, finaliza a especialista da Assine Bem.

Abraçar esses instrumentos e evoluções não significa tirar os humanos do jogo, na verdade, isso dará ainda mais tempo para se conectar às pessoas e coisas mais alinhadas às suas habilidades. Então, procure focar no desenvolvimento tático da entidade e de todos envolvidos.

De acordo com a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), esse tipo de automação pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. Sendo assim, a revolução dessa esfera e dos negócios não são um objetivo a ser atingido, mas um trajeto contínuo, pois a sociedade e as inteligências se renovam constantemente.

Continue acreditando nisso e fomente esse fundamento na sua marca. Não há para onde fugir! Conte com a Assine Bem para garantir a performance da sua corporação. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.