A tecnologia é essencial para o aumento das vendas

A tecnologia é essencial para o aumento das vendas

12/07/2022 | Rodrigo Barreto

A transformação digital já não é mais uma novidade no mercado brasileiro. Entretanto, com a chegada do 5G e as possibilidades apresentadas pelo metaverso para as empresas, o trabalho com as novas tecnologias passam a ser primordiais para criar uma rotina de conexões no mundo dos negócios.

Contudo, com a consolidação do e-commerce, home office e reuniões on-line, muitos líderes se distanciaram dos bons resultados por insistirem em processos ultrapassados. Por isso, é essencial entender como funciona o “novo normal”, aplicar essas práticas dentro das organizações e se adaptar à realidade.

Como aplicar a tecnologia?

Nos dias atuais, para ter sucesso, é fundamental contar com soluções modernas e se destacar em meio a concorrência. Pensando nas oportunidades de expansão, o CEO da Prospecta Analytica, Wanderson Leite, compartilhou três dicas essenciais para conciliar essas ferramentas com resultados satisfatórios. 

Infográfico com tons de azul e alaranja intitulado "Aplique tecnologia no seu negócio"

Trabalhe com tecnologia, mas invista em nichos em crescimento: uma das principais dicas é conhecer bem o setor no qual você deseja atuar. “Se quer trabalhar dentro da área da construção civil, por exemplo, conheça seus principais fornecedores e, principalmente, busque entender o cenário na região, optando por aqueles com maior potencial”, afirma Leite. É o caso, por exemplo, do franchising. De acordo com a associação brasileira do segmento, a ABF, houve um crescimento de 9,3% no primeiro trimestre de 2022.

Nesse sentido, a assinatura digital expande o seu leque de opções. Afinal, da sua localidade é possível negociar com pessoas de qualquer cidade. “Dessa forma, você pode buscar por menores preços para comprar materiais e vender seus produtos em lugares de maior sucesso. Isso também serve para realizar contratações a distância”, destaca a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Entenda os avanços tecnológicos do mercado: segundo o Instituto Ipsos, responsável por pesquisas de inteligência de mercado, 60% dos brasileiros avaliam o envolvimento com a realidade virtual no cotidiano como positivo. “Essa é uma das tendências no país, por isso, é importante estar preparado com uma boa base de dados para trabalhar com essa nova realidade”, explica o CEO. Espaços como o metaverso podem ser explorados para criar novos relacionamentos e firmar parcerias digitais.

Use novas ferramentas: “pode parecer besteira, mas para o pequeno empreendedor, ter a chance de possuir acesso a Internet de qualidade para fazer o trabalho no dia a dia faz a diferença”, comenta o executivo. Essas alternativas trazem praticidade, rapidez e agilidade para tarefas burocráticas e, consequentemente, aumentam a produtividade da equipe.

A assinatura digital, por exemplo, possibilita a realização de acordos com poucos cliques no celular, computador ou tablet. Afinal, os documentos são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Ou seja, trata-se de uma economia de tempo e dinheiro. Passa a ser desnecessária a utilização de papel e outros materiais de escritório, além do deslocamento.

Ademais, os arquivos são criptografados, salvos em “nuvem” e possuem validade jurídica. Assim, mitiga-se o risco de perder, danificar ou roubarem algo valioso de você. As partes podem acessá-los a qualquer momento, mediante comprovação de identidade. Sendo assim, você estará resguardado e de acordo com a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD, evitando assim sofrer punições por burlar a legislação.

Concilie o presencial com a tecnologia

A retomada dos eventos presenciais após período turbulento da pandemia era algo já esperado por muitos. Agora, com a permissão dos governos, acontecem shows, exposições e feiras com os ingressos esgotados em questão de instantes por conta do anseio e até mesmo saudade da população em participar desse tipo de encontro.

No entanto, essa ansiedade não era apenas por parte do público. As marcas e corporações também tinham o desejo de retorno. Afinal, essas ocasiões são excelentes para realização de negócios. “Durante esse período de distanciamento e restrições sanitárias, a tecnologia avançou bastante e, agora, existem novas alternativas para a organização dos eventos”, comenta Paula.

Durante os meses de confinamento, houve a realização dessas conferências de maneira remota, com palestras e workshops. Isso ajudou muitos empresários e se disseminou muito rapidamente. No entanto, ficou evidente como essa estratégia não substituirá integralmente a experiência presencial.

As lideranças devem se atentar à oportunidade apresentada pelo movimento de retomada. Além disso, segmentos como hotelaria, aluguel de equipamentos e salões de festa também precisam se adequar às demandas e estarem prontos para agilizar os processos em um momento agitado como esse. Com os produtos e serviços da Assine Bem, atividades como check-in e check-out, reservas, contratos e propostas podem ser resolvidas sem burocracia, traslados e filas. Ou seja, o sonho de qualquer cidadão no mundo atual.

As trocas de informações e o esclarecimento de dúvidas acontece de maneira muito mais rápida e eficaz nesses tipos de eventos, além de ser mais fácil para as empresas posicionarem sua imagem na mente de quem visita seus estandes, ouvem as propostas e levam cartões de visitas e brindes para casa. “Trata-se de um momento de transformação e, quem não estiver pronto para atender o público, perderá para a concorrência”, afirma a especialista.

O cenário perfeito é o presencial e o virtual se complementando. Dessa forma, as conexões ficam ilimitadas e tudo flui com mais naturalidade. É essencial estar presente em diversos canais de comunicação, proporcionar opções para os consumidores e bons instrumentos para os colaboradores. Assim, a chance de sucesso é bem maior. “Com uma solução simples e de baixo investimento, você melhora a satisfação de todos os envolvidos no seu empreendimento”, finaliza a gerente comercial.

Portanto, esteja atualizado e por dentro das tendências do seu setor de atuação. Dessa forma, você conquistará e fidelizará clientes e ainda captará os melhores talentos do mercado. Sendo assim, seu negócio será um destaque! Para conhecer mais sobre a Assine Bem, entre em contato conosco e ganhe um teste grátis. Você poderá assinar 10 documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!