A high tech otimiza as operações em todos os setores

A high tech otimiza as operações em todos os setores

24/06/2022 | Giovanna Cavalli

A potencialização do uso das tecnologias digitais já se tornou um assunto bastante em pauta nos últimos anos. Concorda? Em diversos segmentos de mercado, a mudança pôde ser nitidamente vista com a implementação da Inteligência Artificial (IA). Isso pode acontecer com o uso de ferramentas as quais diminuem a burocracia nas atividades humanas, dando novas funções mais produtivas.

Atente-se: o  mercado está cada dia mais digital

A IA já é uma realidade para todos, seja por meio de celulares, computadores ou até mesmo eletrodomésticos, caixas de som e robôs. Essa tecnologia chegou em vários lugares e a cada dia ocupa posições mais importantes na sociedade, sendo de grande relevância para a saúde, comunicação, clima, previsão de tragédias, estatísticas ou até relacionamentos e marketing. 

Essa high tech se encarrega de desenvolver dispositivos e sistemas capazes de resolver problemas e auxiliar pessoas em diversos tipos de tarefas. “A assinatura digital, por exemplo, surgiu para facilitar a vida de quem precisa firmar acordos ou rubricar documentos, sem a necessidade de ir presencialmente ao estabelecimento ou cartório. Ou seja, veio para otimizar o dia a dia de milhares de pessoas”, diz a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Para isso ser possível, são desenvolvidos programas simulando a cognição humana em diversas perspectivas a partir de dados para atuar em diversas funções. Nesse sentido, a Manycontent elencou alguns setores nos quais essa inovação pode simplificar a rotina. Veja: 

1- Saúde

Esse recurso na área da saúde permite melhor gestão de leitos, por exemplo, pois consegue atualizar dados instantaneamente e examinar variáveis para calcular a necessidade de sistematizar ou requerer mais unidades. Isso permite agir com antecedência para evitar um colapso na rede hospitalar. Além disso, é usada para interpretar exames, investigar diagnósticos e buscar casos semelhantes e pesquisas em todo o mundo. 

Além disso, a certificação digital demandada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) requer uma firma eletrônica, devidamente reconhecida (chancelada pelo sistema cartorial brasileiro) substituindo a necessidade da rubrica física, em papel. Essa pode ser feita com assinatura digital, por exemplo. De acordo com o próprio CFM, só na primeira quinzena de fevereiro foram mais de 21,3 mil emissões, 25% superior em relação a janeiro e quatro vezes mais ao comparar o volume de dezembro de 2021, quando o serviço foi lançado.

2- Justiça

Segundo levantamento divulgado pelo Conselho Nacional de Justiça, houve um aumento de 171% em relação ao número de projetos de IA no judiciário nacional. Tais dispositivos são usados pelos tribunais para aumentar a produtividade e reduzir os custos dos serviços oferecidos à população. 

Entre os exemplos estão as soluções para automatizar tarefas repetitivas e agilizar o julgamento de registros de candidaturas e prestações de contas eleitorais. O sistema classifica processos e identifica pareceres equivalentes para compor uma decisão. 

Também existem bots para realizar uma triagem automática de processos dos juizados especiais. “É mais ou menos como usamos aqui na Assine Bem. Temos um robô dinâmico para fazer o pré-atendimento dos nossos clientes e assim direcioná-los de maneira assertiva”, expõe Paula.

3- Agricultura

Na agricultura os algoritmos já são usados para o controle do uso de sementes e para monitorar a lavoura, a previsão de tempo e o clima. Em Santa Catarina, por exemplo, existem iniciativas para criar projeções das safras de milho de maneira diária, considerando possíveis estiagens. Ou seja, o objetivo é evitar prejuízos e potencializar a operação.

Conforme análise da Gartner CIO and Technology Executive Survey 2022, 48% dos empresários do setor já implantaram ou planejam colocar mecanismos de IA e aprendizado de máquina nos próximos 12 meses. “A tendência é crescente em diversos ramos. Isso é incrível”, complementa a gerente comercial da Assine Bem.

 4- Marketing de conteúdo 

Na era digital, com a crescente e interminável demanda de novas mídias a cada momento, a presença virtual é indispensável para negócios. Não importa a vertente, se quer desenvolver a marca é preciso estar na Internet e essa tarefa pode ser complicada para quem não tem tantas habilidades em criar textos e editar imagens ou tempo o suficiente para isso.

Para solucionar isso, algumas companhias como a Manycontent usam a IA para gerar conteúdos de valor nas redes sociais. Todo o processo se transforma em conhecimentos para melhorar a experiência personalizada de cada projeto. 

5- Na educação

A cada dia a educação ganha novos aliados no Brasil e no mundo. O formato antigo de aprendizado não produz mais os resultados esperados e é preciso uma constante atualização envolvendo tecnologia. Atualmente, existem sistemas de ensino com professores virtuais, atendendo os alunos 24 horas por dia. 

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), mais de 1,5 bilhão de alunos passaram a estudar em casa no ano de 2020 e a maioria deve manter-se assim. Então, estar disponível para consulta a qualquer momento proporciona uma educação personalizada e de qualidade. 

Contudo, não para por aí. Depois da pandemia, o mercado educacional precisou aderir ainda mais ao universo tecnológico para todas as atividades institucionais. Nesse sentido, surgiram plataformas e softwares voltados para isso, tais como filas de matrícula, solicitações de documentos, comprovantes e histórico escolar. 

Na Assine Bem, desenvolvemos a “Pasta Digital”, por exemplo. “A opção ‘Modelos’ e a própria assinatura digital são recursos para simplificar esses processos e trazer assertividade em todos os trâmites das instituições de ensino. Assim, garante-se mais segurança de forma automática, minimizando eventuais erros”, continua Paula. 

Portanto, é fundamental encaixar essa inteligência onde se potencializa o cérebro humano. Então, alinhe-se às novas necessidades do mercado e entenda a melhor maneira de renovar a sua entidade. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!