Tecnologia é aliada do RH

Tecnologia é aliada do RH

14/06/2022 | Rodrigo Barreto

Após a chegada da pandemia, houve uma aceleração inevitável no processo de transformação digital nas corporações e a adaptação do novo cenário precisou ser rápida. Para não paralisar totalmente as atividades e o zelo pelos colaboradores, as organizações iniciaram uma readequação de suas demandas. Sendo assim, a tecnologia se tornou fundamental para o mundo empresarial.

O papel da tecnologia dos recursos humanos

A área de recursos humanos mostrou ser crucial na gestão e manutenção da eficiência de uma organização, além de precisar cuidar de todos, tanto fisicamente quanto emocionalmente. Os profissionais do setor têm como principal função cuidar dos colaboradores, além de fazer as mediações entre eles.

No entanto, compreender as peculiaridades, expectativas e potenciais de cada um não é simples. Essas características subjetivas são capazes de interferir no desempenho das tarefas, na qualidade da execução, satisfação, produtividade e do sucesso como um todo. “Com tantas atribuições, contar com ferramentas ágeis e facilitadores faz toda a diferença no dia a dia”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Com essas adaptações, o segmento precisou ouvir e acolher os medos, angústias e ansiedade de todos. A empatia tornou-se um dos fatores relevantes no processo, o estabelecimento de objetivos individuais e coletivos foram temas de reuniões, os laços de confiança entre todas as partes foram estreitados, entre outras medidas.

Diferente das expectativas, com o desenvolvimento de inúmeras ferramentas, a tecnologia foi uma aliada nesse período. Dessa forma, algumas das novidades surpreenderam, conquistaram o público e vão permanecer dentro das companhias. Nesse sentido, várias soluções surgiram e outras se afirmaram no mercado.

Uma delas é a assinatura digital. Com ela, documentos podem ser assinados de qualquer localidade, rapidamente, pelo computador, celular ou tablet. Afinal, eles são enviados por SMS, e-mail ou WhatsApp. Ou seja, traz agilidade, praticidade e conforto para os envolvidos.

O auxílio nos processos seletivos

Nesse sentido, o RH ganha um leque de opções nos processos seletivos. Eles se tornaram mais eficientes, possibilitando a admissão de candidatos de todo o planeta. Um exemplo disso é o Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube. O agente de integração utiliza a Assine Bem para firmar seus contratos de estágio e aprendizagem. “Assim, um morador de uma cidade pequena tem a oportunidade de atuar em uma corporação localizada em uma grande metrópole, gerando oportunidade para nossa população”, destaca Paula.

Os recrutamentos foram beneficiados pelas redes sociais e sites. Eles trouxeram mais informações, ampliaram as redes de contatos e a possibilidade de selecionar pessoas mais aptas a determinados cargos. Hoje, são realizados testes, entrevistas, análise comportamental, envio de vídeos e outras etapas totalmente virtuais. Com isso, é feita uma avaliação mais assertiva de cada aspirante. 

Após a contratação, todos os trâmites burocráticos são feitos de maneira digital. Com isso, não há a necessidade de deslocamento, contato físico, gasto com papel e materiais de escritório. Ademais, ajuda muito na organização dos arquivos e simplifica a busca deles. Ou seja, acaba com o risco de rasgar, danificar ou perder algo valioso.

Além disso, trata-se de uma plataforma segura. Todos os documentos são criptografados e salvos em Nuvem. Logo, podem ser acessados a qualquer momento pelas partes mediante a comprovação de identidade. A assinatura digital também possui validade jurídica e está de acordo com a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD.

Após o ingresso desse novo membro na equipe. Os treinamentos são realizados on-line e os sistemas para realização de atividades também. Engana-se quem tem a impressão de não pertencimento desses indivíduos. Com uma boa estratégia de acolhimento e ações para esse objetivo, é possível criar um clima positivo entre todos os colegas, mesmo a distância.

O home office permanecerá

De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo - FEA-USP e pela Fundação Instituto de Administração - FIA, 78% dos brasileiros preferem manter o trabalho remoto, mesmo após a pandemia. Esse fator tem impulsionado empresas a reformularem seus escritórios e maneiras de atuar.

Por isso, gestores atualizados devem implementar esse hábito em seus negócios. Os índices de empresas aderindo ao home office ou o modelo híbrido crescem no Brasil. Após a era de lockdowns, 73,3% implementaram essa modalidade, segundo dados da consultoria de gestão de riscos corporativos AON.

Não se trata mais de futuro, essa já é uma realidade e as lideranças podem ganhar muito com isso. Afinal, proporciona mais felicidade no ambiente de trabalho, qualidade de vida e modernidade. “Para também haver produtividade, é preciso contar com um time forte e alternativas digitais”, ressalta a gerente comercial.

No entanto, os executivos precisam acelerar essa revolução. Conforme o relatório Deep Digital Journey publicado pela LLYC no ano passado, cerca de 56,2% das instituições ainda se encontram em estágios iniciais da modernização e só 10,8% atingiram um nível mais alto. Já consoante o levantamento da Flipping The Odds of Digital Transformation, do Boston Consulting Group - BCG, somente 23% das entidades brasileiras alcançaram os seus objetivos de digitalização em 2021.

Portanto, fique de olho nas tendências do mercado, aproveite essa oportunidade e largue na frente da concorrência. Dessa forma, você conquistará os melhores talentos disponíveis e também captará os clientes mais promissores. Afinal, nos dias de hoje, as pessoas buscam por essas características. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, entre em contato conosco. Você ganhará dez assinaturas grátis por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!