Assinatura digital otimiza a experiência do cliente

Assinatura digital otimiza a experiência do cliente

19/05/2022 | Laura Pereira

Ao longo do tempo, as empresas se esforçam para acompanhar as mudanças nos desejos dos consumidores. Com a pandemia, a transformação digital trouxe novas dores e exigências, dentre elas a velocidade se destaca como um dos fatores essenciais quando se precisa de algum serviço. Nesse sentido, a assinatura digital se mostrou como aliada de quem procura agilidade, pois otimiza o tempo com um método automatizado e 100% conectado. 

Afinal, o que é a experiência do cliente? Essa vivência interfere nas estratégias comerciais?

Primeiramente, é crucial entender a concepção dessa definição, pois a partir dela é possível se direcionar com mais assertividade. Segundo o livro “CRM Series Marketing 1to1”, Peppers and Rogers disseram: “tudo feito hoje, pode ser realizado da mesma forma pela concorrência em um tempo cada vez menor”. Uma frase alarmante, porém com um fundamento bem desenvolvido.

A transformação digital trouxe a proximidade de opções do mundo todo e as pessoas não se surpreendem mais com os avanços das inovações, afinal, o meio virtual já está inserido em sua rotina e passa a ser parte da sua tomada de decisões. Nesse cenário, as empresas estão se reinventando com uma velocidade surpreendente para não se tornarem obsoletas diante das tendências e predisposições do mercado. 

Ou seja, antigamente, os diferenciais de um produto eram concentrados na tecnologia e na qualidade oferecidas. Hoje, com a demanda de ofertas cada vez maior, esses critérios se tornaram banalizados e os usuários buscam por outras alternativas. Dessa forma, requerem novas ideias e elas surgem a todo instante, abrindo espaço para mais diversidade e inclusão. 

Já no best-seller “Administração de Marketing”, Philip Kotler e Kevin Lane Keller, definem a satisfação do cliente como: “o sentimento de prazer ou de desapontamento resultante da comparação do desempenho esperado pelo produto (ou resultado) em relação às expectativas da pessoa”. 

Ou seja, quando o consumidor possui suas vontades frustradas e se desaponta com o esperado, ele fica decepcionado, isso interfere em sua comunicação com o estabelecimento e, consequentemente, pode haver reclamações. Em contrapartida, esse contentamento se dá quando a corporação consegue corresponder e atender a demanda de quem a procurou. Ainda, caso ele se surpreenda com o resultado, é possível encantar o cliente e fidelizá-lo, elevando os números positivos em todo o processo.

Durante sua jornada de compra e relacionamento com a marca, o contato do internauta com cada área é vital para criar um elo. Por meio dessa conexão, é possível perceber como tudo está interconectado. Afinal, não adianta prestar um suporte eficiente se a entrega da mercadoria foi insatisfatória. Todas as etapas precisam estar ligadas para criar uma experiência única, personalizada e exclusiva, de modo a convidar o usuário a voltar a fazer negócios e, ainda, recomendar para os amigos e familiares.

A experiência do cliente está em constante transformação assim como o consumidor moderno

Com o mercado cada vez mais competitivo e exposto na web, toda informação fica disponível a um clique de distância. Sendo assim, se tornou natural cobrar uma vivência mais satisfatória ao buscar algum produto, pois a ampla possibilidade de escolha moldou requisitos afunilados por parte dos usuários. Dessa forma, é só entrar no Google e pesquisar sobre a mercadoria para ter acesso a um banco infinito de referências. Inclusive, com a opinião dos utilizadores e todas as reclamações quanto ao uso. 

A chegada da Internet em massa trouxe muitos preceitos e isso transformou a visão da população. Se antigamente a política de menor preço vencia, atualmente, não é mais assim. Consoante à Paula Sino, “hoje, as marcas precisam apresentar posicionamento mediante as causas da sociedade e ter o melhor serviço ao consumidor (SAC) entre a concorrência. O maior desafio é vender cada vez mais para a mesma pessoa”, ressalta. 

Conforme um levantamento da NewVoice, após um suporte positivo, 69% dos clientes recomendam a organização para amigos. Em contrapartida, após um auxílio negativo, 58% tendem a não voltar nunca mais a fazer negócio. Ainda, um estudo do Ibope/Conecta, mostrou: 62% dos entrevistados sentem-se dispostos a deixar de comprar de uma corporação, mesmo fidelizados, se outra apresentar estratégias em relação ao ESG (Environmental, Social and Governance). 

Como se não bastasse, dados da Kolsky mostraram como 91% dos participantes insatisfeitos não relatam qualquer reclamação depois de abandonar um carrinho on-line, por exemplo. Isso dificulta encontrar onde está o erro por parte das corporações para sair em busca de neutralizá-lo. Por isso, é essencial prestar uma jornada positiva desde o princípio. 

Nesse cenário, a assinatura digital caminhou junto às condições do novo comércio, ainda com a pandemia, sua relevância cresceu, pois evita o contato humano e está dentro dos protocolos de segurança. “Nossa plataforma vem para oferecer a melhor customer experience para quem busca agilidade, enquanto é sustentável, eliminando a utilização de papel ou transporte, ainda aumenta a produtividade. É possível fechar um contrato em questão de segundos”, explica Paula. 

Conheça o maior benefício da assinatura digital para a experiência do consumidor

- Assine de onde quiser e quando quiser:

Uma coisa é certa: hoje, como nunca, a agilidade é indispensável quando se busca resolver uma pendência e o consumidor moderno utiliza da velocidade como um diferencial para escolher fazer negócios com algum estabelecimento, principalmente se a questão envolve burocracia. 

Com a Assine Bem, é possível assinar documentos de qualquer parte do mundo e a qualquer momento, uma declaração pode ser totalmente validada com prontidão e assertividade. “Além disso, o usuário recebe notificações por SMS, e-mail ou mesmo WhatsApp, tudo para facilitar o redirecionamento até a nossa plataforma”, expõe Paula. 

Ainda, o signatário pode escolher assinar com um tablet, computador ou mesmo smartphone. Segundo estudo da Kantar, o brasileiro passa em média 4,2 horas diárias no celular. Ou seja, inserir esse processo no seu cotidiano descomplica ainda mais receber uma resposta, pois passa-se a contar com a rapidez e comodidade da ferramenta. 

Por fim, contando com a economia de horas dos envolvidos, com redução nos recursos para armazenamento e gestão, além de proporcionar sustentabilidade e produtividade, a assinatura digital é considerada um diferencial competitivo. Para conhecer mais vantagens e estar por dentro dessa tecnologia, fale conosco! Se quiser entender na prática como funciona, faça um teste grátis e venha modernizar o seu negócio com a Assine Bem!