É possível comprar e vender imóveis no exterior

É possível comprar e vender imóveis no exterior

15/03/2022 | Rodrigo Barreto

Adquirir um imóvel no exterior possui uma série de vantagens, seja para lazer, investimento ou moradia. Vários fatores contribuem com isso, como a constante desvalorização do real frente ao dólar e o euro, a vontade de viajar para descansar ou até se mudar definitivamente. Muitas pessoas costumam deixar essa propriedade em aluguel para gerar uma renda extra. No entanto, a tecnologia atual facilita bastante os processos.

A compra de imóveis no exterior

De acordo com levantamento realizado pela plataforma Apto, a busca de brasileiros por residências nos Estados Unidos e em Portugal aumentou 111% e 40%, respectivamente, em 2021. Segundo os dados, mesmo em meio à pandemia, diversas pessoas estão procurando propriedades em outros países com o intuito de obter alta rentabilidade no longo prazo e ter melhor qualidade de vida.

Para o corretor imobiliário Raul Cardoso, da RJR Imóveis, essa prática garante a segurança patrimonial, a liquidez e, em alguns casos, a aplicação em moedas fortes. “A busca depende do objetivo do cliente. A partir dessa definição, é possível encontrar lugares compatíveis e atender seu desejo. Para cada situação, existe uma cidade ideal”, explica.

A compra de uma moradia em Portugal, por exemplo, dá direito à Autorização de Residência Especial para Investimento. Isso permite a livre circulação pela Europa. Para quem pretende alugar ou revender, o ideal é procurar uma nação com economia estável, como Estados Unidos. Ou seja, para cada indivíduo há um contexto diferente e, por isso, é necessária uma pesquisa.

Depois dessa avaliação, o próximo passo é encontrar uma empresa especializada em realizar esse tipo de negócio. “Existem algumas burocracias e normas para esse acordo. Por isso, é importante buscar por corretores com experiência no assunto e de confiança. Dessa forma, tudo sairá como o planejado”, destaca Cardoso.

Atualmente, existem algumas ferramentas fundamentais para ajudar nesses processos. Esse é o caso da assinatura digital. “Os documentos podem ser assinados a distância, pela tela do computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados por WhatsApp, SMS ou e-mail. Sendo assim, trata-se de um facilitador, proporcionando praticidade, agilidade e conforto para os envolvidos”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

As especificidades

Assim como no Brasil, o planejamento financeiro é um dos passos mais relevantes ao pensar na compra de uma habitação em outro local. Para isso, especialistas do segmento aconselham a juntar um capital de 30% do valor da aquisição para dar de entrada e evitar endividamentos.

Em termos legais, o comprador deve consultar a assessoria imobiliária para conferir se o país de interesse exige a abertura de uma conta bancária local. Na maior parte dos casos, o pagamento é realizado por meio de transferência e envolve o embolso do Imposto sobre Operações Financeiras - IOF e de taxas internacionais. “Cada vez mais, esse tipo de ação se torna mais rápido. As soluções modernas são essenciais e ajudam bastante a sociedade”, pontua Paula.

Contudo, existe muita segurança envolvida nesse negócio. Os arquivos assinados digitalmente são criptografados e salvos em Nuvem. Logo, evita-se o risco de perder algo valioso ou sofrer alguma fraude. Ademais, os envolvidos na relação podem acessá-los a qualquer momento, de onde estiverem. Contudo, será solicitada uma comprovação de identidade on-line.

Outros cuidados para evitar prejuízos ou situações desagradáveis são: estar ligado no valor, às condições de pagamento e conhecer as regras jurídicas, fiscais e tributárias do local onde aplicará o seu dinheiro. “Contando com corporações sérias e confiáveis ao seu lado, tudo sairá da melhor maneira. É possível efetuar grandes feitos digitalmente e seguir protegido”, pontua a gerente comercial.

Além disso, é fundamental checar a infraestrutura, a cultura e a economia da região para entender se é adequado ao seu estilo de vida ou ao retorno esperado. Deve-se atentar à declaração dos bens para a Receita Federal brasileira e fazer a conversão correta para reais. No entanto, a especialista lembra: “para tudo isso, existem ferramentas para auxiliar".

Portanto, caso tenha essa vontade, esteja de olho nas regras e no mercado. Para ter uma melhor experiência, conte com a Assine Bem. Você tem direito a 30 dias grátis na plataforma para nos conhecer melhor. Esperamos por você!