Reforce a segurança de dados no trabalho híbrido

Reforce a segurança de dados no trabalho híbrido

07/03/2022 | Giovanna Cavalli

O avanço da tecnologia trouxe grandes mudanças para o cenário empresarial, inclusive para o setor de recursos humanos (RH). Assim, a digitalização otimizou diversas operações, dinamizando a eficiência operacional e reduzindo os custos corporativos. Contudo, essa transformação trouxe consigo um alerta em relação ao manuseio de dados em relação à vulnerabilidade das informações, principalmente no modelo de atuação híbrido.

Reveja os processos

Esse formato é uma das novas políticas laborais emergidas com a pandemia. Inclusive, muitas organizações como Google, Facebook e Salesforce anunciaram seus planos de combinar o teletrabalho com um tempo no escritório. “A própria Assine Bem aderiu a essa possibilidade conforme a vacinação avançava no país. Para nós, a alteração foi vista com ‘bons olhos’ e tem gerado resultados positivos”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
 
Contudo, para a gerente de desenvolvimento de negócios e vendas do Endpoint Protector by CoSoSys, Cristina Moldovan, abraçar uma novidade apresenta vários desafios, como equipar os funcionários com tecnologia adequada e implementar práticas modernas para acomodar o time. “A maneira de trabalhar passa a ser móvel, ou seja, passamos a chamar de anywhere office, pulando entre dispositivos e redes as quais levam a maior adesão de mecanismos de colaboração em nuvem para o compartilhamento de conhecimentos potencialmente confidenciais entre colegas”, descreve.

Segundo ela, tudo isso cria novos desafios de segurança cibernética e proteção para as empresas durante a transição para os ambientes híbridos. Para essa seguridade na Internet, foi sancionada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a qual começou a autuar em agosto de 2021. Ela estabelece diretrizes fundamentais e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de informes pessoais. 

Diante disso, Cristina elencou algumas recomendações prioritárias para garantir esse bom funcionamento e prevenção. Veja:
 
Reforce a segurança do dispositivo: os programas on-line devem ser mantidos atualizados com os antivírus e antimalware mais recentes para reduzir as ameaças externas. “Já para riscos originados dentro da organização, deve-se implementar uma solução de Prevenção de Perda de Dados (DLP), cuja função é minimizar os perigos, protegendo diretamente as categorias confidenciais”, diz.

Otimize a produtividade e a colaboração: sem os controles adequados e instrumentos de cooperação aumenta-se a exposição da organização a sérios danos. “Perigos internos estão muito presentes e podem assumir diferentes formas, como compartilhamento acidental de uma base sensível de clientes, divulgação intencional de planos de negócios ou envio de informes confidenciais para a nuvem pública. Por isso, as soluções DLP podem ajudar”, continua Cristina.

Treine os colaboradores: segundo a gerente de desenvolvimento de negócios e vendas do Endpoint Protector by CoSoSys, deve-se considerar (re)treinar os funcionários. “Uma dica é concentrar-se nas ameaças das quais eles precisam estar cientes, bem como nas melhores práticas a serem adotas”, conta.

O RH, por exemplo, recolhe e guarda uma infinidade de conhecimentos essenciais sobre a equipe, os candidatos de processos seletivos, entre outras demandas. “Muitos líderes se interessaram na gestão de documentos on-line por conta disso - seguridade, mas levaram no pacote a facilidade, agilidade e otimização dos procedimentos”, complementa Paula.

Pense na imagem da entidade: no digital, a imagem da marca se tornou ainda mais vista. Concorda? Com todos os canais de comunicação disponíveis na web, um deslize é espalhado rapidamente. “Ainda mais com a pandemia, não existiriam grandes entidades sem o virtual. Por isso, foi preciso se adequar a ele”, conclui a gerente comercial da Assine Bem.

Portanto, fique por dentro das tendências e inovações. Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.