Segurança de dados: proteja sua empresa

Segurança de dados: proteja sua empresa

22/02/2022 | Rodrigo Barreto

Em 2021, o Brasil foi o país mais afetado por ataques cibernéticos, de acordo com a consultoria alemã Roland Berger. Em relação a vazamento de dados, a Surfshark indica o país como o 6º país mais atingido por esse tipo de ocorrência. Algumas delas tiveram grande repercussão e milhões de cidadãos foram violados. Com esse tipo de informação, criminosos podem tentar diversos golpes e fraudes digitais.

A segurança de dados

Esses elementos são um patrimônio valioso, mas, por outro lado, podem gerar prejuízos milionários quando se tornam vulneráveis. Ainda assim, é comum empresas encararem a cibersegurança como um custo, quando na verdade ela deve ser vista como um investimento e uma prevenção, especialmente após a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais e no pós pandemia, com o crescimento do trabalho remoto. “Muitas pessoas começaram a ter mais contato com o mundo digital com a implantação do home office”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Essas ocorrências não tem hora ou lugar para acontecer. Os mal intencionados atuam onde não tem proteção e com muita gente sem intimidade com as plataformas e uma certa inocência para o ambiente, pode facilitar o trabalho deles. Logo, contar com soluções seguras e práticas é fundamental.

Nesse aspecto, a assinatura digital ganha relevância. Com ela, acordos são firmados em poucos cliques no computador, celular ou tablet. Afinal, são enviados por WhatsApp, e-mail e SMS. Além disso, não utiliza papel e diminui o consumo de combustíveis, pois não há necessidade de deslocamento. “Facilidade, proteção e sustentabilidade. Ou seja, o desejo de todos os gestores nos dias atuais”, acrescenta Paula.

Ademais, tudo isso acontece com total segurança. Os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem. As partes podem acessá-los a qualquer momento e localidade, sem risco de perdê-los. No entanto, para isso é preciso uma comprovação de identidade. Logo, são diversas vantagens para o meio físico.

Como se proteger?

No dia 8 de fevereiro, foi celebrado o Dia da Internet Segura, iniciativa global para promover a conscientização sobre o uso ético e responsável da tecnologia. O Brasil participa do grupo de 200 países em torno dessa agenda. “Essas ações são importantes para espalhar conhecimento para os usuários e, consequentemente, ligar o sinal de alerta em cada um deles”, destaca a especialista.

Para se ter uma ideia da relevância do tema, seis em cada dez internautas brasileiros sofreram algum tipo de fraude financeira entre junho de 2020 e junho de 2021. Os dados são de pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e Serviço de Proteção ao Crédito (CNDL/SPC Brasil), em parceria com o Sebrae. Ao todo, cerca de 16,7 milhões de indivíduos foram prejudicados por golpes virtuais, crescimento de 28% na comparação com 2019.

Nesse sentido, seguir algumas dicas pode ajudar a se resguardar.


Crie senhas fortes: esse é o primeiro passo. As corporações também devem orientar seus colaboradores para isso. Pode parecer cansativo, mas utilizar caracteres especiais, letras maiúsculas e números é o básico.

Troque de senhas recorrentemente: fazer uma troca periodicamente também é um dificultador para os criminosos.

Crie uma cultura de segurança: assim, ao se deparar com sites falsos ou promoções imperdíveis, os clientes se questionarão sobre a confiabilidade antes de se expor.

Adote ferramentas de análise do dispositivo: como atualmente as pessoas utilizam os aparelhos quase 24 horas por dia, uma análise de contexto robusta permite identificar se uma transação é uma fraude.

A Covid-19 mudou o comportamento das pessoas e ampliou a utilização de ferramentas como bancos digitais e compras no e-commerce. Com isso, também aumentam as tentativas de se aproveitar da situação e a criatividade dessa gente sempre surpreende. Sendo assim, esteja ligado para sua organização não estar vulnerável. Esses elementos são cruciais para a estratégia de uma companhia e a LGPD promete ser rigorosa com quem descumpri-la. 

Portanto, não cometa esses erros no seu negócio e mantenha todos tranquilos. Se deseja contar com a Assine Bem, entre em contato conosco e ganhe 30 dias grátis para testar a plataforma. Esperamos por você!