Depois de dois anos sofridos de pandemia, os negócios estão cada vez mais procurando se modernizar, independentemente do porte da empresa. Elas entenderam como a automação não significava apenas a implantação da mecatrônica em processos industriais. Isso já é passado, o conceito não se limita ao chão de fábrica.
Mantenha a entidade competitiva
De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, meio milhão de entidades buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras, em 2021. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019. “A pandemia mostrou para os empreendedores como esse tema não é restrito ao universo das companhias de base tecnológica”, pontua o presidente do Sebrae, Carlos Melles.
Para ele, isso vai além da digitalização, inclusive, mudanças nos processos ou na administração, também são formas diferentes de trazer novidades e aumentar a competitividade, reduzir custos e aumentar o faturamento. Veja só: em 2021, por exemplo, 155,5 mil pequenos empreendimentos procuraram o Sebrae para realizar ações de marketing e vendas; 118,3 mil buscavam soluções para a gestão; 67,7 mil para os processos; 55,6 mil para melhorar as finanças; 30,7 mil desejavam lançar novos produtos e serviços e outros 15 mil planejavam realizar a transformação digital.
Sobretudo, a tecnologia tornou-se uma ferramenta e uma linguagem essencial para todos. Dessa maneira, está diretamente ligada à cultura e estrutura organizacional. “Além de otimizar procedimentos, oferecer segurança e mobilidade, principalmente no teletrabalho, isso modifica todo o controle interno da instituição”, expõe a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
O reflexo na experiência do colaborador e do cliente
A intensificação do ambiente digital, desde a chegada da Covid-19, também se refletiu nos atendimentos. Em 2019, 38% dos contatos realizados pelo Sebrae aconteceram por meio de plataformas digitais. Em 2021, essa participação cresceu para aproximadamente 69%. Nesse sentido, apesar desse significativo aumento do volume, a qualidade dos serviços oferecidos pela instituição continuou sendo bem avaliada pelos usuários e essa deve ser uma preocupação de todas as marcas. “A nossa qualificação positiva amplificou quase 20% entre o ano passado e 2020”, comentou Melles.
Outro desafio para as companhias é a sensação de tais inteligências roubarem os empregos. Contudo, a automatização é positiva, pois retira os serviços burocráticos e enfadonhos das pessoas, dando-as a possibilidade de usar e abusar da criatividade e, assim, serem mais produtivas.
Por isso, a plataforma da Assine Bem surge como uma forte aliada. Ela promove maior velocidade nas tramitações, eliminando etapas repetitivas, garante a comodidade, é sustentável e mais econômica. “É impossível dar conta de tudo, acabamos nos perdendo com tantos obstáculos no dia a dia e o melhor jeito de contornar essa situação é nos apoiando na high tech criada para isso”, complementa Paula.
Então, é fato: esses recursos passaram a ser necessidade para entidades e até trabalhadores autônomos. Ou seja, essa otimização tornou-se um fator determinante para a continuidade das transações. Afinal, permite a manutenção e o aumento do rendimento laboral, principalmente em meio a conjunturas instáveis.
Portanto, é crucial encaixar esse engenho onde se potencializa o cérebro humano. Então, alinhe-se às novas demandas do mercado e entenda a melhor maneira de renovar a sua organização. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!