Cibersegurança pode determinar o futuro da sua empresa

Cibersegurança pode determinar o futuro da sua empresa

01/02/2022 | Rodrigo Barreto

 transformação pela qual o planeta vem passando é sabida por todos e muito enfatizada por conta dos efeitos causados pela pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos. Hoje, a forma de consumir e ofertar serviços passa pelo celular ou qualquer outro dispositivo conectado à Internet e seu processamento, ou parte dele, é realizado em alguma Nuvem. Todo negócio se viu obrigado a adotar a digitalização e contou com a democratização das opções de tecnologia, gerando um grande sistema de conexões e organizações.

A transformação digital

Essa popularização normalizou a capacidade de as empresas entregarem uma experiência ao cliente mais próxima à expectativa dele. São adaptações de um mundo massificado, veloz e de grandes riscos. Um contexto extremamente atraente para gerar valor. Entretanto, a maturidade e forma de pensar de quem passou por esse processo não acompanhou a mesma velocidade para entender como alguns riscos começaram a fazer parte do cotidiano. Ou seja, a cibersegurança. Ela envolve, de forma geral, a privacidade dos dados.

Entre 70% e 90% dos executivos reconhecem a importância em considerar aspectos de segurança nas agendas internas da companhia. Por outro lado, de acordo com o estudo “How Covid-19 is impacting future investment in security and privacy”, elaborado pela EY, foi observado um aumento de mais de 300% dos casos de ataques em 2021, comparado a 2020 e a perspectiva é de crescimento constante. Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, esse deve ser um cuidado de todos os gestores. “Atualmente, essas informações são valiosas e uma invasão pode custar muito dinheiro e perda de clientes”.

Mesmo com os discursos dos executivos sobre a importância desse tema, ainda é grande a falta de conhecimento sobre a real exposição. O olhar apenas para o produto final, sem o planejamento adequado, pode trazer consequências significativas para a reputação das organizações. Qualquer empreendimento deve entender: essa proteção faz parte do negócio. “É preciso contar com ferramentas de confiança para os consumidores e colaboradores utilizarem. Dessa forma, diminui bastante a chance de um vazamento ou algo do tipo”, comenta Paula.

Toda semana temos exemplos de instituições sofrendo com problemas cibernéticos, principalmente com a onda de Ransomware (Sequestro de Dados), com maior intensidade nos últimos dois anos. “Os criminosos não escolhem o tamanho da corporação, nem o quanto ela lucra. Eles atacam quem estiver vulnerável. Por isso, todos devem estar ligados”, ressalta a especialista.

Com o home office e o trabalho híbrido ganhando espaço, os dirigentes devem adotar ferramentas para resguardar suas informações. Nesse caso, a assinatura digital é um exemplo. Os documentos são assinados pelo tablet, celular ou computador. Afinal, são enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp. Dessa forma, tudo pode ser realizado a distância, sem deslocamentos e contato físico.

Além disso, os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem. Protegendo as partes e evitando a perda ou danificação desses itens tão importantes. Os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento e localidade. No entanto, é preciso comprovar a sua identidade.

Ademais, trata-se de uma solução sustentável, pois não tem o uso de papel, combustíveis e materiais de escritório. Logo, coopera com o meio ambiente. Também há a economia de tempo e dinheiro, possibilitando um acordo em poucos minutos e alguns cliques. Ou seja, o desejo de todos nos dias atuais.

A LGPD

Adotar essas práticas também te ampara legalmente. Em vigor desde agosto de 2021, a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD veio para aumentar a responsabilidade das lideranças com esses elementos. “Antes, não existia uma preocupação nesse sentido. Já era hora de ser feita uma lei para mudar esse cenário”, finaliza a gerente comercial.

Dessa forma, quem não estiver preparado tem muito a perder. Afinal, a norma prevê multas milionárias para quem não cumpri-las. Além disso, perde a confiança do público em realizar cadastros ali, pois cria-se a imagem da falta de cuidado. Ou seja, investir em cibersegurança é fundamental para determinar o sucesso.

Portanto, não cometa esse erro. Proporcione uma experiência tranquila para quem lhe contrata. Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, entre em contato conosco. Você ganha 30 dias grátis para experimentar a plataforma. Esperamos por você!