Tecnologia no clima: investimentos para a sustentabilidade

Tecnologia no clima: investimentos para a sustentabilidade

29/12/2021 | Vinícius Lima

Se existe um tópico relevante em qualquer cenário e contexto, necessário de ser abordado e discutido a todo momento, é a sustentabilidade. Afinal, promover um desenvolvimento saudável para a sociedade e às companhias é fundamental para termos um amanhã diferente do hoje. 

Assunto não pode ser deixado de lado

A atenção ao tema já tem movimentado cidadãos e líderes de todos os países. Contudo, ainda há muito espaço para investimentos serem feitos e, então, garantirmos menores índices de poluição - e emissão de gases como o CO2 -, bem como a extração de recursos naturais. 

Para se ter uma ideia, de acordo com relatório do Boston Consulting Group (BCG), desde 2016, cerca de US$ 160 bilhões - cerca de 908 bilhões de reais - foram investidos em tecnologias de baixo carbono. Entretanto, o montante ainda está abaixo do necessário para chegar ao objetivo de zerar a liberação do poluente na atmosfera até daqui 30 anos. 

Cada um pode fazer sua parte

O Acordo de Paris tem como principal meta eliminar as emissões líquidas (net-zero) até 2050. Porém, segundo estimativa da Agência Internacional de Energia, seriam necessárias aplicações de US$ 21 trilhões nos próximos oito anos para ter uma mudança representativa. 

De fato, segundo Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, pessoas e empresas podem fazer sua parte para, em comunhão, estabelecer um novo cenário para os próximos dias, meses, décadas e até séculos. “O futuro é incerto, mas se continuarmos a tratar o planeta e seus recursos como infinitos, teremos consequências assustadoras”, comenta. 

Assinatura digital pode ajudar

Até atitudes pequenas podem ter impactos gigantescos para contribuir com um cenário mais limpo. A assinatura digital, nesse sentido, é uma boa aposta. “Com ela, elimina-se a necessidade de utilizar documentos impressos, evitando o desmatamento de árvores”, explica Paula. 

A solução também diminui o aquecimento global causado pelo efeito estufa. “Se antes os papéis eram transportados para ganhar a validação dos signatários, seja por correios, motoboys e etc., com o virtual,  não há mais essa necessidade. São muitos benefícios”. 

Outra grande vantagem é a economia de tempo e recursos. “A praticidade é enorme, afinal, em poucos cliques, uma negociação complexa, envolvendo diversas partes, pode ser finalizada, bem como contratações e qualquer outro processo burocrático das empresas. O ano de 2022 pode ser mais verde e a iniciativa pode partir de uma ferramenta responsável por trazer muitos ganhos”, conclui a gerente. 

Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma!