Entenda tudo sobre assinatura digital

Entenda tudo sobre assinatura digital

20/12/2021 | Laura Pereira

Responsável por apresentar inúmeros benefícios para facilitar a rotina das companhias, como praticidade e agilidade, a assinatura digital vem ganhando espaço gradativamente entre as operações. Mesmo sendo validada pela legislação brasileira há duas décadas, somente agora seu procedimento recebe fama, mediante os incontáveis proveitos. Por isso, é essencial entender como essa inovação pode ajudar você!

O que é uma assinatura digital?

Em primeira instância, vamos entender o conceito do mecanismo. Conforme o próprio nome indica, tudo é virtual. Tal declaração corresponde a uma identificação eletrônica, com validade jurídica e titularidade, correspondendo ao indivíduo ou empreendimento para qual foi emitida. 

Conforme Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “antigamente, para ser aceita legalmente, era necessário a utilização do ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Entretanto, recentemente, a justiça aboliu essa obrigatoriedade e passou a aceitar certificados privados, emitidos por outras empresas. Dessa forma, o signatário passa por algumas etapas de segurança, visando identificá-lo e o processo de assinatura é concluído sem um custo extra”, afirma. 

Qual a usabilidade de uma assinatura digital?

Um dos principais pontos é autenticar uma declaração de maneira rápida e segura, sem a necessidade de usar papel e caneta, bem como pastas, tintas e demais materiais físicos. De acordo com dados da SignatureIt, há uma economia total de 55% a 78% para as organizações adeptas desse método, levando em consideração os custos de equipagem para guardar, administrar e transportar. Ademais, esse recurso pode ser usado em diversas ocasiões, como:

- Transações legais e comerciais

- Documentos oficiais do governo
- Assuntos confidenciais
- Contratos, entre outros. 

Quais as principais características da assinatura digital?  

A inovação pode ser norteada por três princípios básicos, também considerados suas características centrais. Entre eles, estão: autenticidade, integridade e o não repúdio. O primeiro diz respeito à confirmação da assinatura, de modo a comprovar sua validade. O segundo trata-se da impossibilidade de alteração na mensagem, pessoalmente, isso seria impossível tendo em vista a exposição constante a fenômenos naturais, por exemplo, a poeira. Por último, refere-se a incapacidade do remetente negar a mensagem e sua participação nela. 

Diferença entre assinatura eletrônica e digital 

Embora ambas tenham validade jurídica, elas possuem algumas diferenças bem marcantes. A eletrônica envolve a escolha de uma assinatura digitalizada, mais parecida com a física. Já a digital reúne patamares de segurança, buscando garantir a identidade dos envolvidos. Essas etapas podem ser simples, como a confirmação de dados, armazenamento de IP, data e horário das assinaturas e token para confirmação, ou mais complexas, por exemplo, com envio de fotos e declarações pessoais.

“Sua principal distinção é uso de criptografia para manter a segurança das informações, são diversas camadas de códigos garantindo a inalterabilidade da declaração”, explica Paula. Dessa maneira, possui um alto nível de segurança. Vale ressaltar: esse sistema permite a autenticação do documento do remetente, concomitantemente, mantém as referências imutáveis, sem chances de ocorrer uma fraude. 

Algumas vantagens da assinatura digital

Primeiro ponto, você é capaz de assinar em qualquer lugar do mundo e hora, independentemente do fuso horário. Essa é uma das grandes vantagens de contar com o auxílio desse tipo de tecnologia. No entanto, seus diferenciais não param por aí! Há outras características proeminentes. 

- Agilidade no processo: o signatário possui facilidade para rubricar on-line, tendo em vista a imediaticidade transportada pela Internet, seja por intermédio de tablet, celular ou computador. Tudo na palma da mão e resolvido em questão de minutos.  

- Segurança: os arquivos possuem autenticidade garantida, máxima integridade desde o princípio e ainda possuem infraestrutura de última geração. 

- Sustentabilidade: são menos danosos para a natureza em todo o procedimento, pois não há impressões em cópias infinitas, nem mesmo deslocamento de documentos, evitando assim poluição do ar. 

Quer saber mais sobre como a assinatura digital pode revolucionar os processos da sua empresa? Entre em contato conosco e conheça nossos planos! Por fim, não se esqueça: postamos conteúdos diários para te deixar conectado com as novidades do mercado, acompanhe nosso blog e fique por dentro de diversas oportunidades.