Como está a digitalização no Brasil?

Como está a digitalização no Brasil?

30/11/2021 | Giovanna Cavalli

De acordo com pesquisa da Alteryx, Inc. (NYSE: AYX), existe uma grande discrepância entre o ritmo acelerado da transformação digital no país e a disponibilidade das habilidades necessárias para efetivar essa mudança. Sendo assim, o futuro da competitividade digital está em risco, com os treinamentos na área estagnados nos últimos meses.

Como potencializar a operação?

Segundo o estudo, 53% dos líderes reconhecem a responsabilidade de impulsionar essas iniciativas de requalificação dos colaboradores. Ainda, surpreendentes 39% dos profissionais de dados não conseguem aumentar suas aptidões por serem “sugados pelas tarefas do dia a dia” e dois em cada dez (17%) não sabem por onde começar.

“É como sempre digo: a digitalização veio para ajudar. Afinal, deixando as tarefas ‘robotizadas’ - repetitivas - para as máquinas, o melhor da mente humana consegue ser aproveitado: a criatividade. Assim, ao automatizar processos, os cooperadores conseguem inovar nas ideias, sair da caixinha, e, consequentemente aumentar a produtividade e efetividade dos negócios”, diz a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

Nesse sentido, para as lideranças brasileiras, compreender e utilizar plenamente as maestrias tecnológicas é essencial para o sucesso. Logo, permitir a esses trabalhadores usarem essas destrezas em benefício das companhias aumentará significativamente a competitividade. 

“Conforme nossas transações se tornam cada vez mais digitais, a alfabetização em dados dá retorno tanto no curto, quanto no longo prazo - afastando as entidades de tarefas manuais demoradas e levando-as em direção à geração automatizada de insights para uma tomada de decisão mais ágil”, afirma a vice-presidente de LATAM da Alteryx, Marta Clark.

Dê lugar ao novo

Pensando nisso, listamos alguns jeitos de substituir atividades repetitivas e recorrentes, mas de maneira flexível. Veja:

Armazenamento em nuvem - principalmente diante da pandemia, percebemos a necessidade de ter os documentos na dimensão virtual. Afinal, isso permite guardar informações e acessá-las de forma simples e ágil de onde estiver, com a palma da mão. Além de tudo, garante maior controle dos elementos pelas corporações.

“Isso acontece com a gestão de documentos on-line da Assine Bem, por exemplo. Por meio de palavras-chave, nossa plataforma consegue localizar um arquivo em alguns instantes. Então, os dirigentes não precisam perder tempo em procurá-los. Ou seja, além da organização administrativa da companhia, proporciona-se também maior rendimento do serviço dos agentes”, continua Paula.

Chat automático - essa ferramenta é uma grande evolução no relacionamento das marcas, por mérito da high-tech. Esse recurso personaliza o atendimento ao consumidor, direcionando respostas rápidas para cada assunto. Ou seja, oferece assistência 24h, mas sem a necessidade de um operador qualificado para isso, afinal, é tudo automatizado.

Assinatura digital - essa é uma solução para agilizar as burocracias, eliminando algumas etapas de assinaturas e gestão de documentos. Logo, de forma estratégica, alguns cliques resolvem a questão de maneira mais sustentável e econômica. Sobretudo, é uma técnica segura e com validade jurídica.

“Além de todas as facilidades desses métodos e instrumentos, ganha-se em velocidade dos procedimentos, mais comodidade, menor custo e, consequentemente, maior lucratividade”, finaliza a gerente. Portanto, é preciso inovar e acompanhar as tendências para manter a instituição competitiva.

Conte com a Assine Bem! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.