Mesmo com o cenário econômico instável, o Brasil vem quebrando recorde na abertura de novas empresas, você sabia? Cerca de 2,1 milhões de pequenos negócios foram iniciados no primeiro semestre deste ano, segundo pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Isso mostra um crescimento de 35% em relação ao mesmo período do ano passado. Contudo, na prática vem o dilema: como manter esse negócio eficiente e ter sucesso?
Nesse sentido, elencamos algumas dicas importantes para ajudar nesse processo:
1. Defina o seu diferencial
Criar algo do zero tem seus desafios, em especial, o de entendermos o nosso diferencial. É preciso sair da caixinha e não fazer mais do mesmo. “Quando criei o meu modelo de negócio de franquias da Sóbrancelhas, por exemplo, eu não inventei sobrancelhas, mas qual foi o sucesso? Trouxe para o mercado de uma forma inédita um serviço já feito”, explica a CEO do Grupo Cetro, Luzia Costa. Então, esse é o ponto de partida.
2. Atente-se ao seu público-alvo
Toda empresa tem um público e é preciso entendê-lo bem. Afinal, cada cliente quer se sentir único para sua marca. Além disso, é preciso estar onde ele está. Isso vai ditar o mercado. “A Assine Bem, por exemplo, foi idealizada para pessoas, empresários e gestores darem continuidade às suas transações e acordos sem precisar ir até um cartório ou mesmo gastar com motoboys. Tudo pensado para a rotina corrida desses indivíduos a fim de valorizar seu tempo. Afinal, a tecnologia chegou para nos ajudar a otimizar processos e jornadas”, analisa a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.
3. Use e abuse da tecnologia
Os recursos tecnológicos permitem a manutenção e o aumento da produtividade, principalmente em meio à pandemia. Inclusive, a assinatura digital foi potencializada nesse período, porque garante maior velocidade nas tramitações, eliminando etapas burocráticas. Além do mais, oferece comodidade, é sustentável e mais econômica. “Sobretudo, para evitar resíduos ambientais, a digitalização surge como uma alternativa viável, pois esses custos são diminuídos em até 70%”, complementa a gerente.
Além disso, conforme a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), esse tipo de automação pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. Portanto, é uma estratégia para sobreviver nesse momento instável.
Nesse sentido, para Paula, os gestores antes receosos com o uso do universo virtual, hoje, dadas as circunstâncias, tiveram de se adaptar a ele. “Apesar da facilidade, alguns empresários ainda optavam por solicitar a rubrica manual de arquivos. Contudo, o uso da nossa plataforma, por exemplo, é uma de suas primeiras escolhas, atualmente. Além disso, é um dos meios mais seguros virtualmente, pois utiliza etapas de validação e a criptografia para evitar fraudes”, expõe.
4. Humanize o seu negócio
As redes sociais são boas para escalar a operação, mas isso precisa levar uma proximidade aos clientes, humanizar. “Sendo assim, é necessário entender a importância da personificação, de ouvir pessoas, se conectar de forma verdadeira, clara e única. Por isso, devemos usar as mídias ao nosso favor”, continua Luzia.
5. Deixe claro os seus valores
Os valores são inegociáveis. Não tem a ver com crença e nem com religião, mas com diretrizes. É uma espécie de guia da corporação e é fundamental estar claro. “Não será possível agradar a todos, mas se conecte com quem está alinhado ao foco da entidade. Assim de fato você conseguirá servir os outros como realmente acredita”, conclui a CEO do Grupo Cetro.
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