Você sabe como funciona a assinatura digital?

Você sabe como funciona a assinatura digital?

11/11/2021 | Laura Pereira

Você conhece a assinatura digital? Sabe como funciona o processo? Embora esse modelo exista há quase duas décadas, somente agora começou a ter seu potencial explorado e se tornou um diferencial para muitas empresas, principalmente. Por isso, é importante entender tudo por trás do seu funcionamento, de modo a tirar total proveito dessa ferramenta. Afinal, não há como negar, a Internet revolucionou a forma como as burocracias são encaradas e facilitou boa parte dessas operações.

Assinatura digital

A assinatura digital é celebrada por meio de uma chave virtual privada, vinculada a um certificado virtual e garante a legalidade de toda a operação, comprovando sua validação. Conforme Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “funciona como no papel, porém já é digitalizado direto, em sua máxima integridade e segurança.” É completamente confiável, pois é criptografada, ou seja, é protegida por códigos permitindo acesso apenas ao dono. 

Ademais, o recurso facilita a gestão de diversos documentos, com rapidez de acesso, tendo em vista o armazenamento totalmente organizado. Ainda, apresenta praticidade, pois com poucos cliques o signatário confirma seus dados, valida e finaliza o procedimento, de maneira ágil e resguardada. Para entender como funciona na prática, faça um teste gratuito em nossa plataforma! 

 

Para que serve a assinatura digital?

Como o próprio nome já explica, a ideia é reproduzir o nome de alguém em um documento eletrônico, com credibilidade e agilidade. Desse modo, seu objetivo é conferir validade legal ao método executado completamente de maneira remota, como são realizadas em cartórios ou rubricadas a mão mesmo. Assim, é possível perceber, são muitas vantagens em optar por essa modalidade, desde a ausência de deslocamento até a conservação em sua total completude. 

 

Algumas facilidades da assinatura digital

  • Integração: 

Para favorecer o acesso em qualquer dispositivo e acelerar o processo, além da possibilidade de notificar os assinantes por e-mail, SMS e WhatsApp, a plataforma da Assine Bem também disponibiliza alguns recursos de integração com outros sistemas. Consoante a Paula, “facilitando o envio dos contratos, visualização dos arquivos e otimizando, ainda mais, o tempo das corporações”.

Desse modo, em poucos cliques e rapidamente, seu cliente recebe o documento, é transmitido até ele e consegue assinar, apenas preenchendo os campos com suas informações pessoais. Além do mais, vale ressaltar: todo o sistema obedece à LGPD (Lei Geral de Proteção dos Dados Pessoais), reconhecida por regular as atividades de tratamento de dados.

  • Redução de custos:

Por ser realizada por intermédio de meios informatizados, é capaz de reduzir despesas do escritório. Isso ocorre porque, ao garantir validade jurídica digitalmente, torna-se desnecessário autenticar ou reconhecer firma. Dessa forma, a própria declaração já é válida e aprovada. Assim, não há necessidade de folhas, impressoras, cartuchos de tinta, canetas e pastas, entre outros materiais. Isso também implica na redução dos gastos com cópias e armazenamento físico. Por fim, traz a economia acerca do envio do impresso para as partes envolvidas, pois seu despacho é firmado e rastreado digitalmente. Segundo uma pesquisa da Forrester, utilizando a assinatura digital você consegue poupar 22 mil horas anualmente. 

  • Armazenamento seguro:

As escrituras podem ser gerenciadas de maneira assertiva, tendo em vista seu armazenamento em nuvem. De acordo com Paula, “com a Assine Bem, basta buscar pelo CPF do signatário e você encontra todos os materiais assinados por ele, de maneira rápida e prática.” Além disso, por ser pactuado on-line, o arquivo é intangível, as chances de serem corrompidos e ficarem ilegíveis são quase inexistentes. 

Toda a informação disposta fica disponível para os envolvidos e são validadas por intermédio do certificado digital. Dessa maneira, a identidade de quem vai assinar é confirmada propriamente no ato. Ainda, você pode arquivar na nuvem ou no servidor de sua confiança e usar um sistema muito mais rápido e eficiente de localização. 

Por fim, são diversos proveitos e por isso cada vez mais está presente nas organizações, facilitando o cotidiano corporativo. Quer saber mais sobre como a assinatura digital pode ser sua aliada? Acompanhe nosso blog e fique por dentro dos diferenciais dessa ferramenta. Ademais, para conhecer nossas soluções personalizadas, basta acessar aqui. Entre em contato conosco!