Entenda como a assinatura digital é aliada ao ESG

Entenda como a assinatura digital é aliada ao ESG

04/11/2021 | Laura Pereira

Atualmente, construir um mundo mais sustentável e ter bons resultados financeiros em uma empresa podem ser pontos atrelados. Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar práticas saudáveis de governança são fatores contribuintes para o equilíbrio da corporação e esse é um dos motivos nos quais siglas como ESG (Environmental, Social and Corporate Governance) se tornaram tão comuns.

Uma pesquisa publicada pelo Boston Consulting Group (BCG) e intitulada “BCG Survey on Covid 19 and Environment”, trouxe um levantamento colhido com mais de 3 mil pessoas em oito países diferentes e chegou a uma constatação: hoje, seis em cada dez brasileiros esperam uma iniciativa mais consistente por parte das companhias para proteger a natureza. Além disso, para 93% deles, as desavenças ambientais são iguais ou mais preocupantes em vista das questões de saúde. A média é maior se comparada com os outros lugares analisados, chegando a 76%.

Afinal, o que é ESG? 

Como exposto, o termo surgiu no inglês, contudo, no português, ESG significa algo como melhores práticas ambientais, sociais e de governança corporativa. A concepção é usada para medir os métodos dos negócios, expondo as formas adotadas de minimizar seus impactos no ecossistema, de modo a buscar um mundo mais responsável para os cidadãos, além de investir em melhores processos de administração. 

Desdobrando melhor o sentido de cada letra, o conceito começa pela preservação do planeta (E). Para se enquadrar nessa categoria, a instituição precisa ter iniciativas para proteger os recursos naturais, reduzir a emissão de poluentes e impactar positivamente na ecologia. Também é necessário ser engajada socialmente (S), com políticas desde diversidade no ambiente de trabalho até projetos para reduzir a desigualdade. 

Por fim, ela deve cuidar dos processos corporativos (G), investindo em mecanismos para impedir casos de corrupção, discriminação e assedio, de maneira a conceber ações mais justas e humanas. A primeira aparição da expressão foi em 2004, em um documento a pedido do até então secretário-geral da ONU, Kofi Annan, para as entidades financeiras adotarem princípios sociais, ambientais e de governança em suas análises de investimento.

Contudo, segundo o Google Trends, em 2021, o interesse pelo ESG atingiu seu nível mais alto em 16 anos. A procura foi quatro vezes maior se comparada com a média do ano passado e 13 vezes superior a de 2019. Em grande parte, quem impulsiona esse movimento nas empresas são os investidores. 

Como a assinatura digital pode contribuir para práticas ESG?

Desse modo, de acordo com Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, “os procedimentos da assinatura digital incidem justamente com ações favoráveis ao ecossistema''. Tudo começa com o suporte no qual o contrato é apresentado, por ser virtual, não há gastos com materiais, transporte e armazenamento físico. Conforme um levantamento da Signatureit, as corporações adotantes deste modelo possuem uma economia total de 55% a 78%. Tendo isso em vista, a ajuda é tanto para o biossistema quanto para os lucros. 

Ademais, a plataforma da Assine Bem é uma das formas mais confiáveis de fazer acordos, levando em conta a sua adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Isso porque as descrições pessoais dos assinantes são verificadas juntamente com a inteligência artificial e a conferência humana. Desta forma, Paula completa: “é completamente seguro, sendo possível assinar documentos com facilidade e geri-los sem dor de cabeça”, afinal todos estarão armazenados a cliques de distância e preservados em sua máxima integridade. 

Por fim, não há custos para levar os papéis de um lado para o outro, logo, não há emissão de gases poluentes e nem poluição sonora, muito comum nas grandes metrópoles, onde se concentra a maior parte das corporações. A mecanização garante maior velocidade nas tramitações, oferecendo comodidade para os participantes, sustentabilidade, principal ponto da ESG, e economia. Sendo assim, é possível aplicar o capital em outros atos coniventes com o desenvolvimento sustentável. 

 Portanto, agora você conhece as vantagens, inerentes ao meio ambiente, de investir na assinatura digital. Então, atente-se ao chamado da natureza e das evoluções tecnológicas, não fique para trás, entenda como a modernização dessa operação básica é benéfica para o planeta e para a sua empresa. Além do mais, aproveite para testar grátis a nossa plataforma e se convencer de vez dos proveitos da Assine Bem.