Pix revoluciona relação entre consumidor e bancos

Pix revoluciona relação entre consumidor e bancos

22/10/2021 | Vinícius Lima

O “Pix”, método de pagamento eletrônico instantâneo e de graça para pessoas físicas, foi lançado em território nacional no dia 5 de outubro de 2020 e implementado um mês depois, em 16 de novembro. Em menos de um ano de funcionamento, a ferramenta se tornou “queridinha” da população e mostra como a tecnologia pode impactar positivamente a vida de todos. 

Impacto gigantesco para a sociedade

Na ativa durante o auge da pandemia do Coronavírus, a solução mostra como contar com os serviços digitais pode ser seguro, prático e ágil. De acordo com dados do Banco Central do Brasil, já são mais de 330 milhões de chaves cadastradas em diversas instituições financeiras do país. 

Desde o final de 2020 até agora, foram registradas mais de 1 bilhão de reais em transações realizadas nessa modalidade e a operação já supera outros meios de pagamento tradicionais, como DOC, TED e boleto bancário. Para Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem, tal comportamento mostra como até quem era resistente à computação está vendo, na prática, como ela pode ajudar. 

Empresas também se beneficiam

Nesse sentido, quem se beneficia não são só as pessoas físicas, mas também as jurídicas. “Embora o uso seja pago em alguns bancos no caso de cadastros por CNPJ, existem opções sem custo para empresas. Assim, novas negociações e transações podem ser facilitadas”, comenta. 

Em um mundo desejando agilidade, essa é uma excelente aposta. “O grande diferencial está justamente na possibilidade de passar dinheiro de uma conta para outra em questão de segundos e - o melhor - sem tarifas, juros e etc. Isso revolucionou nosso mercado financeiro”, destaca Paula. 

Vantagens são gigantescas para quem se moderniza

Ela ainda explica como existem outras capazes de mudar os processos e facilitar rotinas, dentro e fora do contexto corporativo. “A assinatura digital cumpre um papel fundamental nessa revolução virtual”, compartilha a gerente comercial. 

Mesmo sendo validada desde 2001, ainda soa como uma novidade. “Estamos levando a possibilidade de validar assinaturas pela web cada vez mais longe, justamente porque garante uma série de vantagens para quem utiliza, como redução de tempo em negociações, contratações, além de economia de dinheiro, recursos naturais e mais segurança para os registros”, finaliza Paula. 

Quer saber mais? Então faça um teste gratuito em nossa plataforma!