A tecnologia no crescimento contínuo do agronegócio

A tecnologia no crescimento contínuo do agronegócio

07/10/2021 | Rodrigo Barreto

O agronegócio é um mercado extremamente importante para o Brasil. As exportações são responsáveis por uma grande parcela da nossa economia. Segundo análise da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, com base nos dados do Ministério da Economia, de janeiro a julho de 2021, elas acumularam 72,7 bilhões de dólares. Representando 19,9% a mais na comparação com o ano anterior.

A importância do agronegócio para o Brasil

Em julho deste ano, chegaram a 11,3 bilhões de dólares, um crescimento de 15,8% frente ao mesmo período de 2020. A soja em grãos liderou, com participação de 35,3% no total e receita de 4 bilhões de dólares. O segundo foi a carne bovina in natura, com crescimento de 30,6% e faturamento de 902,6 milhões de dólares.

Quanto aos mercados, a China foi o principal destino das exportações brasileiras, com participação de 35,2% do total. Em seguida, veio a União Europeia, com parcela de 15%, Estados Unidos (7,4%), Tailândia (2,9%) e Japão (2,4%). 

Em agosto, a venda de carnes para o exterior também voltou a aumentar. De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos - Abrafrigo, o país ultrapassou a barreira das 200 mil toneladas pela primeira vez. Em receita, houve uma subida de 56%, chegando a 1,175 bilhão de dólares. 

Todas essas transações são feitas por meio de contratos e claro, eles devem ser assinados e a melhor maneira é com uma assinatura digital. “A rapidez desse setor necessita de uma solução ágil, segura e prática”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

A tecnologia no agro

Como nos acostumamos a escutar: “agro é tech” e realmente é. Com o início da pandemia, muitos agricultores pararam de receber visitas técnicas no campo. Frequentar aulas e participar de exposições também parecia mais difícil em tempos de isolamento social. Sendo assim, algumas iniciativas permitiram a realização desses encontros de forma segura. Pessoas de todo o Brasil se reuniram pelo computador e celular. 

A assistência técnica a distância se intensificou e foi um alívio para muitos produtores. Para Paula, esse movimento vai continuar. “Essa adesão ao meio digital já deveria acontecer há muito tempo. Porém, com a necessidade por conta da Covid-19, isso finalmente ocorreu. Agora, esse público descobriu a utilidade desses serviços e, com certeza, aplicarão em seus negócios”.

A tecnologia está presente também em outras funções. Ela não somente ajudam com a produtividade e a qualidade dos cultivos, como também torna as lavouras mais sustentáveis. A modernização do trato do solo vai além das aparelhagens. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, essas ações podem gerar uma preservação de 71 milhões de hectares.

Para mapear os componentes do solo usando lasers, o Brasil foi o primeiro país a fazer esse tipo de análise, por meio do mesmo sistema utilizado pela Nasa em seus robôs para explorar Marte. O equipamento é feito a partir da plataforma de inteligência artificial Aglibs. O uso para agricultura foi desenvolvido pela Embrapa Instrumentação, em São Carlos-SP.

De acordo com o Censo Agropecuário de 2017, do IBGE, 43,8% dos mais de 5 milhões de estabelecimentos nesse setor não usam as técnicas listadas pela instituição. Além disso, a proporção de produtores com orientação caiu de 22%  para 20,1%.

“Essas modernidades devem ser aplicadas e evoluídas. Dessa forma, pode gerar muito mais lucro. Às vezes, os empresários nem imaginam como podem melhorar utilizando essas ferramentas”, finaliza a gerente comercial.

No caso da assinatura digital, são diversas vantagens para esse universo agro. Elas são realizadas sem a necessidade de deslocamento e contato físico. Podem ser enviadas por e-mail, WhatsApp e SMS. Sendo assim, de qualquer lugar do mundo você pode assinar um contrato em questão de minutos. 

Além disso, os documentos têm validade jurídica e são todos criptografados, inalteráveis e salvos na nuvem. Você realiza acordos cruciais para sua empresa com apenas alguns cliques pelo seu celular ou computador. Você economiza tempo, dinheiro e papel. 

Portanto, se você deseja mais praticidade, segurança e conforto em seu negócio, entre em contato com a Assine Bem e proporcione uma experiência única para o seu cliente. Será um prazer te atender!