Plataforma Lattes e a importância da segurança de dados

Plataforma Lattes e a importância da segurança de dados

17/08/2021 | Rodrigo Barreto

Um apagão no sistema do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq deixou a comunidade acadêmica brasileira agitada. O órgão, vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, está entre as principais agências de fomento à pesquisa no país. Suas plataformas on-line são essenciais para a concessão de bolsas aos estudantes e para a coordenação de estudos pelo mundo.

Nas redes sociais, os cientistas se manifestaram sobre a situação e contaram como o trabalho deles foi prejudicado por essa indisponibilidade. Eles relataram o medo de perder seus estudos publicados e a falta de informações sobre o caso.

O incidente

Entre todas as áreas afetadas, a plataforma Lattes vem gerando a maior comoção entre os especialistas. Trata-se de quatro sistemas para cientistas, professores e pesquisadores do Brasil registrarem suas experiências e conseguirem bolsas, vagas em universidades e participarem de editais e concursos. Postam também informações sobre as produções acadêmicas já publicadas e em andamento. Foram 13 dias de instabilidade, entre 23 de julho e 4 de agosto. Atualmente, são mais de 1,1 milhão de currículos cadastrados.

A base Carlos Chagas, com informações de grupos de pesquisa e bolsistas do CNPq e o Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, onde há dados importantes para conhecer quais especialistas estão trabalhando em cada área, também ficaram indisponíveis.

Importância da segurança de dados

No início, as informações falavam em uma perda de todos os arquivos ali depositados por não existir um backup no servidor. Isso causou muita apreensão no país. No dia 28 de julho, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, garantiu a segurança dos documentos.

Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, o episódio pode servir de alerta para a população: “felizmente não passou de um susto. Porém, ficou clara a importância da proteção aos dados. Graças à tecnologia, não houve um prejuízo maior.” 

Essa é a vantagem de utilizar serviços eletrônicos. No caso da Assine Bem, os materiais são inalteráveis, criptografados e salvos. Dessa forma, não existe a possibilidade de perda, roubo ou fraude, além da praticidade e facilidade na assinatura.

Outros casos

Entre janeiro e julho de 2021, houve 4,6 bilhões de dados vazados pelo mundo, segundo a empresa de cibersegurança Psafe. O número deve ultrapassar a casa dos 10 bilhões no fim do ano, superando os 9,95 bilhões de 2020. Esses valores demonstram o tamanho do desafio de lidar com a segurança na web.

Paula destaca vantagens, apesar da dificuldade: “não é uma tarefa fácil. Por isso, as pessoas devem se informar bem antes de confiarem suas vidas em uma empresa. Caso isso seja feito, o ambiente virtual será mais seguro se comparado ao físico.” Ela também elenca outros benefícios dos clientes: “existe também a possibilidade de assinatura a distância, sem precisar de locomoções e contato pessoal. Além de ser mais sustentável e fácil de guardar.”

Em junho de 2021, o LinkedIn foi vítima de vazamento de dados de 700 milhões dos seus usuários em um fórum hacker. Ou seja, 92% dos cadastrados nessa rede social. Porém, nada sigiloso foi divulgado, apenas endereços de e-mail, nomes completos, números de telefone, endereços físicos, registros de geolocalização, nomes de usuário do LinkedIn e URL do perfil, experiências/históricos pessoais e profissionais e gêneros. 

Em julho, uma falha expôs 13 mil fotos de RGs, CPFs e CNHs de brasileiros. Além disso, haviam nomes completos, datas de nascimento, sexo, endereços residenciais e os nomes das mães de pessoas vivas e falecidas. Foram encontradas duas postagens com esse acervo na deep e dark web. No total, 2,5 milhões de cidadãos foram afetados.
Também em julho, golpistas venderam informações do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS para pedidos de empréstimos em instituições financeiras, sem o consentimento do suposto cliente. Em todo o segmento bancário, foram protocoladas, só no primeiro semestre deste ano, 59 mil reclamações sobre créditos consignados irregulares. Em muitos casos, as assinaturas dos aposentados são falsificadas.

Como você pôde ver, é essencial para a nossa vida ter tranquilidade. Por isso, o serviço de assinatura digital pode te proteger de golpes, te dar conforto e praticidade. Entre em contato conosco, será um prazer atendê-lo.