Assinatura digital facilita abertura de negócios

Assinatura digital facilita abertura de negócios

03/08/2021 | Rodrigo Barreto

Em um país como o nosso, com alta taxa de desemprego, muitas pessoas buscam abrir seu próprio negócio. Por isso, é fundamental a facilitação e desburocratização desse processo. Hoje em dia, a abertura de empresas de forma eletrônica já é realidade no Brasil e no mundo. 

Os governos estaduais e federal permitem agora a formalização de novos empreendimentos de maneira on-line. No período de março a junho de 2021, foram registradas 389.540 assinaturas digitais. A Junta Comercial do Estado do Rio Grande do Sul liderou com 165.261 delas, seguida pelo Distrito Federal, com 66.816, e pelo Ceará com registro de 53.935. 
Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, esse é um passo importante: “a implantação de serviços eletrônicos traz muitos benefícios para a população. Além da praticidade, garante maior segurança para o empreendedor.” Assim como a redução de custos, a agilidade no processo chama a atenção. O serviço acaba com a necessidade da pessoa ir em vários órgãos para registrar documentos e efetuar a oficialização da sua companhia. Segundo um estudo divulgado em maio de 2021 pelo projeto Empreendedor Digital, o tempo médio para todo o processo de formalização ficou em três dias. 

Uso da tecnologia

A pandemia de Covid-19 trouxe para nossa vida a emergência de novas soluções para o cotidiano. Esse momento foi crucial para mudanças eternas no nosso modo de viver. Porém, com essa dificuldade surgiram facilitadores, consequentemente.

Pela impossibilidade das pessoas de transitarem pelas ruas livremente, a fim de evitar o contato entre elas, o jeito foi transportar as tarefas diárias para os computadores e celulares. Isso é destacado de maneira positiva por Paula: “alguns problemas antes eram bem demorados para serem resolvidos. Agora, basta dar alguns cliques. Isso traz um leque de possibilidades para as corporações.” 

Ter esse poder na palma da sua mão pode te conectar com gente de todo o planeta, aumentando o alcance do seu negócio. Além disso, acaba com a distância entre as partes, diminuindo o tempo para firmar um compromisso. Como diz o ditado: tempo é dinheiro. 

Outras utilidades

A assinatura digital pode ser usada no dia a dia corporativo também. Para a área de recursos humanos é uma grande arma. Por exemplo, na hora da contratação de um novo funcionário de qualquer lugar do país ou do mundo. Em alguns minutos, os envolvidos assinam o documento e o acordo está pronto.

Outros tipos de instituições vêm aderindo a essa modernidade, como as de ensino. O processo de matrícula em várias delas já é de maneira 100% on-line. Além da resolução de vários outros problemas.

Na área de contabilidade, os escritórios viram grande parte do seu transtorno ser extinto. A parte de pagamentos, folha de ponto e outras burocracias antes demandavam muito tempo e grandes deslocamentos. Agora, ninguém precisa se locomover. 

Se você quer entrar no mundo do empreendedorismo, venha conhecer a Assine Bem. Nós garantimos agilidade, qualidade e segurança para você. Todos os documentos são criptografados e inalteráveis. Além disso, trata-se de uma ferramenta sustentável, por diminuir drasticamente o uso de papéis. Por isso, não fique para trás, o mundo agora é digital.