Digitalização 360°: um caminho sem volta

Digitalização 360°: um caminho sem volta

15/07/2021 | Giovanna Cavalli

A digitalização garante maior velocidade na operação, eliminando etapas burocráticas, oferecendo comodidade, sustentabilidade e mais economia. Sobretudo, tira funções repetitivas dos seres humanos e os dá mais flexibilidade para aproveitarem o dia, principalmente em home office. Contudo, como funciona isso na prática?

Quais as vantagens?

Abordar esse tema de forma aprofundada é primordial. “Na maioria das vezes, quando se fala em automações, independentemente do setor, a ideia é uma estrutura de e-commerce. Isso certamente é importante, mas cobre apenas uma parte das possibilidades relacionadas ao assunto. Hoje, ao pensar nisso é fundamental ter a percepção da necessidade de um projeto 360°”, analisa o presidente da Febrafar e da Farmarcas, Edison Tamascia.

Com o início da pandemia, face às necessidades do momento, essa discussão ganhou mais força, fazendo lojas aderirem ao delivery ou sistemas operacionais em nuvem para sobreviverem ao caos. “No entanto, quem quis ir além percebeu a urgência de se adequar à transformação digital do consumidor. A princípio isso dá mais trabalho, pois é preciso investir em processos para cadastro, aplicativos, sistemas, novas metodologias, logo, não traz um resultado de curto prazo”, explica o presidente. 

No entanto, ao olhar para o futuro, quem já iniciou esse tipo de ação estará mais preparado para uma nova realidade. “Quem sabe se daqui a cinco anos o modelo de negócios será outro, totalmente personalizado? É preciso estar preparado para isso”, complementa Tamascia.

Para a gerente da Assine Bem, Paula Sino, foi possível observar isso com o aumento da procura pelas assinaturas digitais, por exemplo. “Tinha quem nunca ouviu falar na modalidade e dadas as circunstâncias de isolamento teve de inovar. Todavia, esse conhecimento gerou mudança de cultura, pois a partir do experimento dessa praticidade, não voltarão aos modelos tradicionais e burocráticos”, expõe.

A transformação 360º

Assim, para uma transformação 360°, é preciso entender todos os processos da operação, buscando alternativas para uma automatização realmente ampla e integralmente transmitida para todas as pontas do negócio. “O público já é digitalizado em variados níveis. Dessa forma, o papel dessa conversão é se ajustar aos anseios e necessidades deles para se ter soluções verdadeiramente efetivas”, diz o dirigente.

Dentro desse conceito, é indispensável incluir a participação de todos, criando alternativas práticas e garantindo uma saída aplicável para proporcionar resultados completos. “Ao fazer a gestão de documentos on-line, por exemplo, os profissionais de RH se beneficiam com a agilidade e facilidade, mas também os geridos por eles. Afinal, com uma administração menos passível de erros, há mínimas chances de estresse mútuo. Logo, é uma revolução do começo ao fim da cadeia laboral, mesmo sem perceber”, ressalta Paula.

Portanto, a tecnologia tornou-se uma ferramenta poderosa e uma linguagem essencial para todos. “Além de otimizar procedimentos, oferecer segurança e mobilidade, principalmente na atuação remota, isso muda todo o controle interno da entidade”, finaliza a gerente.

Logo, a renovação dessa esfera e da corporação não é um objetivo a ser atingido, mas uma caminhada contínua. Por isso, mantenha-se acreditando nisso. Não há para onde fugir, pois a high tech veio para ficar (e ajudar)! 

Conte com a Assine Bem para garantir a performance da sua corporação! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.