Assinatura digital respeita as normas da LGPD

Assinatura digital respeita as normas da LGPD

13/07/2021 | Vinícius Lima

Como são gerenciados seus dados? Esse é um tópico cada vez mais em voga, dentro e fora do contexto corporativo. Isso porque é crescente a preocupação de pessoas e empresas acerca de informações sensíveis, tais como CPF ou CNPJ, endereços, telefones, etc. 

Legislação estabelecida no país

Justamente para lidar com essa demanda emergente da sociedade, diversos países já implementaram ou estudam meios de estipular uma legislação para garantir a segurança acerca desse tema. No Brasil, já está em vigor há um tempo a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados. 

Para a gerente comercial da Assine Bem, esse dispositivo legal foi estabelecido para trazer mais proteção aos dados e transações na Internet. “As companhias precisam se adequar e se precaver contra vazamentos. Não é diferente com as plataformas responsáveis pelas assinaturas digitais e eletrônicas”, explica. 

Nem todos os empreendimentos conseguiram seguir a norma

Embora seja um tópico de extrema importância no âmbito empresarial, entre outubro de 2019 e março de 2020, apenas 16% das corporações estavam aptas a lidar com os requisitos determinados. Entre abril e setembro do ano passado, a  adequação chegou para 24% das entidades. 

Para lidar com documentos como contratos de novas parcerias, contratação e rescisão de colaboradores ou qualquer outro arquivo com a assinatura de alguém, a Assine Bem garante: “a segurança dos dados é um dos nossos pilares”, afirma Paula. “Nós lidamos com informações extremamente importantes e tudo é armazenado e criptografado, sem compartilhar com ninguém”, comenta 

Como funciona a criptografia?
 
O processo de criptografia é feito como uma forma de “trancar” o conteúdo descrito em um texto. Por trás disso, há estudos científicos para codificar os arquivos e torná-los invioláveis. Justamente com esse tipo de medida, qualquer signatário é protegido nessa modalidade digital.  
 
No WhatsApp e outros apps de troca de mensagens há processos para qualquer letra, frase ou oração não ser quebrada ou vazada de alguma forma. “É como se utilizássemos um cofre e fechássemos os dados nele. Com isso, garantimos a veracidade do documento e a impossibilidade de alteração”, conclui. 

Quer conhecer nossa plataforma? Então faça um teste gratuito!