Use a tecnologia como aliada da sua operação

Use a tecnologia como aliada da sua operação

24/06/2021 | Giovanna Cavalli

A quantidade de novos usuários digitais no Brasil têm aumentado gradativamente. Segundo levantamento recente da Sambatech, 23,8% das empresas ainda não estão digitalizadas. Dentre elas, 1,9% ainda não possuem nenhum plano estruturado, enquanto 12,4% estão no meio termo, com intenções positivas, mas sem planejamento e 9,5% já desenvolveu uma estratégia e ainda não colocou-a em prática.

Inovação!

Pensando em auxiliar esse público, o CEO da Donus, plataforma de serviços financeiros da Ambev para pequeno e médio varejo, Mauro Bizatto, levantou alguns passos fáceis e indispensáveis para quem quer começar a usar a tecnologia como aliada. Veja:

1. Avalie sua empresa
Em momentos de mudança é sempre importante entender em qual estágio sua companhia está. “Faça primeiro um diagnóstico de problemas, analise estratégias e objetivos a curto e médio prazo”, explica o especialista. É preciso ter um ponto de partida para alinhá-lo com o plano virtual e definir questões como pesquisas de mercado, recursos, entre outros.

2. Entenda a necessidade dos consumidores
Para fazer qualquer planejamento ou estabelecer táticas, deve-se pensar na necessidade de quem vai consumir aquele conteúdo. “Do que eles precisam? O que procuram? Qual dor estarei resolvendo para esse grupo? Nada é aleatório. Tudo precisa ter um propósito para a marca e, consequentemente, para seus clientes também”, acrescenta o CEO.

Isso aconteceu na Assine Bem, por exemplo. “Nós percebemos a complicação dos empresários e gestores em ter de se deslocarem até um cartório para assinar um contrato. Ou mesmo gastar com motoboys para isso, aumentando os prazos das tramitações. Assim, com a assinatura digital, tudo é feito em instantes com alguns cliques, rápido, fácil e mais econômico”, expõe a gerente da Assine Bem, Paula Sino. 

3. Pesquise e estipule orçamentos
Aproveite esse momento para avaliar a concorrência e entender as tendências do mercado. “Uma boa dica é anotar tudo para fazer comparações. Planilhas e listas de prós e contras também podem ajudar nesse processo. O mais importante é entender as ofertas para escolher as melhores opções”, indica Bizatto.

4. Faça um planejamento do negócio on-line
Com todas as bases definidas, é hora de partir para a criação do planejamento final. “Comece estabelecendo metas alcançáveis e de curto prazo. A instituição também vai precisar definir plataformas e serviços para isso”, expõe o dirigente. Tudo isso será examinado nesta etapa, sempre pensando na assertividade de cada setor.

Nessa fase, muitos líderes percebem, realmente, a carência pela high tech. “Folhas de ponto, acordos e arquivos podem ser administrados facilmente on-line. Às vezes, se perdiam horas procurando documentos em armazenamentos físicos. Já no digital encontra-se pesquisando por palavras-chave em minutos. É uma disruptura de padrões mesmo. Tudo isso dá mais agilidade ao time e mais autonomia também para fazer atividades as quais antes não se tinha tempo”, complementa Paula.

5. Invista em marketing digital
Ele também será um grande aliado na digitalização, pois vai auxiliar em todas as fases: seja nas vendas, visibilidade e atração de novos clientes. “Ele não vai substituir a transformação digital, vai apenas ser trabalhado em paralelo, dando força a operação”, finaliza Bizatto.

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