Assinatura digital facilita rotina administrativa

Assinatura digital facilita rotina administrativa

16/03/2021 | Vinícius Lima

O quesito “produtividade” sempre foi uma meta recorrente em empreendimentos de todos os setores do mercado. Portanto, um desafio para gestores é encontrar maneiras de sempre agilizar as atividades realizadas por toda a equipe para eliminar possíveis gargalos. A tecnologia pode ajudar com isso.

Rendimento empresarial é baixo no Brasil

De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, o Brasil não é um dos países bem colocados quando o quesito é “rendimento” no contexto empresarial. Segundo os resultados do relatório, um colaborador brasileiro produz cerca de US $16,80, em média, a cada hora trabalhada, ficando no 50º lugar, entre 68 nações analisadas. Como reverter esse quadro?  

Burocracia é um dos empecilhos

Esse desempenho pode ter relação com os procedimentos corriqueiros. “A rotina administrativa envolve processos, muitas vezes, burocráticos. São muitos controles, acompanhamentos, formalizações e etc. Portanto, utilizar a tecnologia nessa área pode otimizar rotinas longas e estressantes”, destaca Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

Como a assinatura digital pode ajudar?

Segundo a gerente, a assinatura digital, por exemplo, pode reduzir atividades improdutivas ou otimizá-las para uma nova realidade. Dentre elas, estão: “impressão de contratos, idas ao cartório, correios ou solicitações de motoboys, ligações para cobrar envio dos contratos validados, organização de arquivos físicos e até mesmo custo com armazenamento”, compartilha.

A pandemia aumentou a utilização desse recurso

Desde o começo da pandemia mundial do novo coronavírus, no primeiro trimestre de 2020, a utilização desse recurso aumentou de maneira bastante expressiva. “Essa ferramenta já é prevista na legislação nacional desde 2001. Porém, mudar costumes é bem difícil e implantar a utilização da modalidade nas corporações não foi uma tarefa fácil”, destaca Paula. 

Quem usa, comprova

Ainda para ela, de três anos para cá, esse formato ganhou força, muitas vezes impulsionados por estratégias de transformação digital implementadas nas companhias. Durante a crise sanitária, muitas entidades tiveram escolha e adotaram esse estilo de assinar arquivos on-line. “Por ser um método seguro e com validade jurídica, quem se adequou, dificilmente voltará ao processo moroso das assinaturas físicas”, defende a gerente. 

Isso porque a mudança trouxe economia financeira, otimização de tempo, crescimento na segurança dos processos e permitiu às corporações repensarem prioridades. “Com certeza, essa solução trouxe muitos benefícios e continuará sendo aliada, tanto das instituições privadas, como públicas”, conclui. 

Quer saber mais? Então faça o teste gratuito em nossa plataforma!