Processos de segurança na assinatura digital

Processos de segurança na assinatura digital

24/11/2020 | Vinícius Lima

Em um mundo cada vez mais tecnológico, não faltam soluções capazes de facilitar a rotina agitada, unindo praticidade, economia e agilidade em um só serviço. Esse é o caso da assinatura digital: com o recurso, é possível fazer uma gestão assertiva de arquivos, validar documentos do celular ou computador, a qualquer hora ou lugar. O melhor: as etapas de segurança garantem a proteção dos signatários. Entenda!
 
Tecnologia na pandemia
 
Com o advento do novo coronavírus, muitos empreendimentos se viram forçados a implementar, em toda a sua operação, o modelo de trabalho remoto, conhecido como home office. Nesse estilo de expediente, alguns ofícios tradicionais envolvendo contratos, registros e fichas físicas precisaram se adaptar. 

Assinatura digital é uma realidade

Se antes a assinatura digital já era uma tendência se tornando realidade, hoje, ela já foi incorporada em companhias de todos os setores. Com essa ferramenta, é possível evitar despesas com transporte e armazenamento de papelada, além de agilizar negócios em um procedimento totalmente seguro. 
 
Formatos possíveis
 
Para a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino, o serviço permite aos clientes a escolha das etapas de validação. “Temos dois formatos: o Ágil e o Autenticado. No primeiro, os assinantes fazem a confirmação dos dados pessoais e recebem um token temporário via e-mail ou SMS para validar seu carimbo no arquivo”, explica. 
 
Confiança no processo
 
Já no processo autenticado, além de seguir os procedimentos da modalidade simplificada, é preciso enviar uma selfie ao lado do RG ou CNH e, depois, frente e verso desse mesmo documento”, continua a gerente. Nessa segunda forma de garantia, a equipe da Assine Bem valida a identidade dos envolvidos e confirma a tramitação. “Essa possibilidade trás uma camada extra de segurança. É um procedimento utilizado por bancos digitais, por exemplo”, comenta Paula.
 
Quais empresas podem usufruir desse recurso? 
 
“Todas as empresas podem e devem repensar os formatos administrativos atuais”, defende a gerente. A tecnologia é uma aliada e pode trazer mais segurança e economia para todas as corporações. “Instituições de pequeno porte já utilizam ferramentas cibernéticas para se comunicar com o cliente, por que não trazer uma experiência digital completa com a assinatura nesse formato? O mesmo vale para os grandes negócios!”, conclui. 

Quer saber mais? Então faça o teste gratuito em nossa plataforma!