Apesar da digitalização é preciso humanizar as experiências

Apesar da digitalização é preciso humanizar as experiências

06/08/2021 | Giovanna Cavalli

Ao longo da história, muitas profissões surgiram e desapareceram, assim como atividades feitas de um jeito por décadas passaram a ser realizadas de forma completamente diferentes (e facilitadas). Tudo isso só aconteceu por causa da evolução tecnológica provocada pela incansável capacidade de criar do ser humano.

A força humana faz a diferença

Atualmente, com a digitalização ainda mais acelerada e a high tech ocupando um espaço cada vez maior na execução de tarefas, precisamos refletir sobre a importância da “humanização” nas empresas. “Essa dicotomia caminha para um encontro no qual a tecnologia pode ser usada de forma mais personificada pelas organizações”, analisa o gerente sênior de public relations e comunicação da Zendesk para a América Latina, Sérgio Pedroso. 

As situações estão cada vez mais complexas e exigem habilidades puramente "humanas", como autoconhecimento, criatividade, comunicação, colaboração e consciência coletiva “Por isso, a diversidade se tornou tão fundamental, por exemplo. Grupos formados por pessoas com diferentes formações, pensamentos, etnias e gêneros tendem a ser mais abrangentes na forma de pensar e se relacionar”, comenta o executivo.

Assim, uma companhia com cultura e valores múltiplos norteia as preferências dos clientes e a rotina dos colaboradores. Isso resulta em simpatia e fidelização à marca. Logo, o especialista elencou algumas boas práticas debatidas no mercado sobre como usar a imaginação para alcançar o sucesso. Veja: 

1. Exercite a sua mente
Essa é a nova tendência. Para exercer a engenhosidade  nas equipes é importante buscar referências, pois elas inspiram a inovação. 

2. Procure dar risada
Um ambiente de trabalho mais humorado e divertido é um campo fértil para as ideias e une todos gerando confiança, persuasão e engajamento. Afinal, espaços lúdicos permitem o movimento e estimulam o pensamento fora da caixa.
 
3. Busque pessoas diferentes de você
Garantir a circulação de inúmeras opiniões e visões de mundo, vindas de profissionais tão diversos uns dos outros, dá acesso a um mundo muito mais amplo de conexões e soluções inéditas. 

4. Deixe as atividades burocráticas para as máquinas
As funções repetitivas e “quadradas” deixam o dia a dia mais desanimado e “engessado”, diminuindo a produtividade. “A Assine Bem é muito procurada para ajudar as corporações nesse sentido. Com a assinatura digital e a gestão de documentos on-line, garante-se mais flexibilidade e originalidade aos colaboradores. Além disso, economiza-se tempo e custos”, explica a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

De acordo com a pesquisa da PwC (PricewaterhouseCoopers), 75% dos líderes se preocupam com a velocidade e o impacto das novas inteligências nos negócios. Em vista disso, no relatório do Fórum Econômico Mundial foi exemplificado a importância dessa transformação para a adequação à realidade global. Então, para os próximos dois anos, é previsto a robotização ocupar 42% das atividades corporativas.

Portanto, deixar cada indivíduo em uma posição estratégica facilita muito a rotina corrida. “Além de otimizar os processos, oferece segurança e a possibilidade de acesso de qualquer lugar. Ou seja, transforma todo o controle interno da instituição. Aliás, descomplica nossas vidas”, finaliza Paula. 

Conte com a Assine Bem para garantir a performance da sua corporação! Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital.