Cinco transformações que a tecnologia pode trazer para o RH

Cinco transformações que a tecnologia pode trazer para o RH

17/12/2020 | Gabriela Vasconcelos

A robotização e a incorporação da inteligência artificial para a gestão de recursos humanos permitem a economia de tempo e gastos com trâmites burocráticos e operacionais. Dessa maneira, as empresas podem se dedicar às decisões estratégicas e à capacitação continuada de seus colaboradores. 

Na visão do consultor Fábio Fernandes, da ROIT, este é o maior salto de qualidade em recursos humanos quando a organização opta pela contratação de serviços em tecnologia da informação (TI), também para essa área. O especialista enumera cinco transformações proporcionadas pelas soluções em TI ao RH das corporações:

  1. Padrão: as rotinas de RH por si já necessitam de padrões pré-definidos para seus processos. A tecnologia ajuda a captar as especificidades de cada pessoa na execução de um processo, estruturando isso sinteticamente, e aplicando em massa.
  2. Confiabilidade: tendo os métodos bem estruturados, ganha-se na confiança do processo, com a certeza de seguir o script determinado.
  3. Agilidade: a tecnologia permite fazer muito mais com menos, proporcionando ganho em escalabilidade.
  4. Menos papel: hoje não há como falar mais em registro físico para dados e elementos de uma contratação, por exemplo. A digitalização do RH perpassa por uma mudança na forma de executar as coisas.
  5. Atualização: atualmente tudo está sendo digitalizado; é um caminho sem volta. Itens como o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) digital e afins são alguns exemplos. Tudo objetivando melhorar os andamentos por parte do gestor.

Digitalização poupa recursos naturais

Além de tornar a gestão mais estratégica, a virtualização poupa recursos naturais, como o uso de papel. As corporações têm um papel fundamental nesse sentido. Afinal, são elas as responsáveis pela maior parte da poluição e produção de lixo. “Logo, a tecnologia é a grande aliada das empresas na hora de otimizar o tempo, agilizar processos e, também, proporcionar práticas mais amigáveis com o meio ambiente”, afirma Paula Sino, gerente da Assine Bem.  

A digitalização proporciona o gerenciamento inteligente da informação, além de estar alinhada com a preservação do planeta. Veja os principais benefícios de se utilizar uma plataforma completa de gestão de documentos e assinatura digital:

  • Diminuição de erros humanos na digitação de contratos;
  • Possibilidades de assinar documentos de qualquer lugar;
  • Redução de custos com motoboy para envio por portador;
  • Contenção de gastos com papel e tinta para impressão;
  • Fácil localização de PDF’s armazenados remotamente;
  • Atenuação de despesas com arquivo físico;
  • Segurança por criptografia, diminuindo as chances de fraude.

Ao utilizar o sistema, pode-se fazer o upload de textos prontos ou criar seus próprios templates e deixar campos fixos e variáveis para serem editados. “No momento atual, precisamos de soluções eficientes e isso é possível graças à inovação tecnológica. Há diversas vantagens para o negócio, como o aumento da produtividade e, ao mesmo tempo, a contribuição com a manutenção dos recursos naturais”, finaliza Paula”. 

Assim, com todos os ganhos mencionados, o RH tem condições de se tornar um setor estratégico para a gestão da empresa. Deixa de ser realizador de atividades operacionais e repetitivas, podendo focar-se em tarefas como retenção e treinamento de profissionais.

Faça um teste gratuito em nossa plataforma e surpreenda-se!