Tecnologia nas corporações salva o planeta

Tecnologia nas corporações salva o planeta

21/02/2024 | Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, o mundo corporativo vivenciou uma grande transformação digital. Principalmente após a pandemia, os executivos perceberam as vantagens de implementar soluções tecnológicas em seus negócios. Além do ganho financeiro e da economia de tempo, essas medidas são sustentáveis e ajudam o meio ambiente. Portanto, trata-se de um movimento inevitável para quem sonha em ter sucesso.

 

Tecnologia e meio ambiente andam juntos

 

Conforme apontado pela Harvard Business Review, aproximadamente 90% das companhias listadas no S&P 500 (as 500 maiores empresas globais presentes nas principais bolsas de valores dos Estados Unidos) emitem relatórios relacionados a aspectos ambientais, sociais e de governança corporativa (ESG), frequentemente incluindo uma avaliação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) da organização.

A necessidade de adotar práticas e políticas nesse sentido levou instituições a estabelecerem metas para a redução de carbono. Nesse contexto, a transformação digital emerge como uma aliada crucial, especialmente na diminuição ou eliminação do uso de papel. Conforme a tecnologia avança, ocorre naturalmente a substituição desses métodos convencionais.

De acordo com pesquisa conduzida pela Infosys, na qual participaram 2.565 executivos e gerentes de empresas com receita anual superior a 500 milhões de dólares nos Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, França, Alemanha, países nórdicos, Índia e China, há uma tendência de transformação significativa na forma como as organizações incorporam as práticas de ESG - Environmental, Social and Governance em suas operações. O valor dos ativos de investimento nesse tema atingirá a marca de 53 trilhões de dólares até 2025, representando um terço da quantia global sob gestão.

Nesse caso, destaca-se a assinatura digital, pois garante agilidade e proteção, podendo ser amplamente aplicada nessas relações a distância. Com ela, os documentos são enviados por SMS, WhatsApp ou e-mail. Em alguns cliques no celular, computador ou tablet, eles estão assinados. Sendo assim, economiza tempo e dinheiro. Sem a necessidade de deslocamentos, contato físico ou espaço na agenda das pessoas. 

Os arquivos são criptografados e salvos em nuvem. Os envolvidos podem acessá-los a qualquer momento, evitando o risco de perder ou danificar algo valioso. Com isso, traz tranquilidade para os empreendimentos, independentemente de onde eles estiverem. Para o CEO da Assine Bem, Carlos Henrique Mencaci, essas questões são fundamentais. “Esses processos oferecem mais proteção, se comparados aos meios físicos. Contudo, é necessário ter cuidado e contratar serviços realmente seguros”.

Na busca pela sustentabilidade, o mundo corporativo está criando mecanismos para incentivar a adoção de práticas nesse sentido. Segundo um levantamento da Aberje, 95% das companhias brasileiras têm o ESG como prioridade em suas agendas. Dados do IBM Institute for Business Value - IBV deste ano mostram como o assunto é considerado de extrema relevância para 48% dos CEOs no país. “Logo, para não ser deixado para trás pela concorrência, atrair o público e os melhores candidatos disponíveis, é essencial se adequar às tendências da atualidade”, conclui Mencaci.


Se deseja conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha seu teste grátis. Nós disponibilizamos dez documentos mensais, durante 60 dias, para você experimentar nossa plataforma. Esperamos por você!