Para 2024, armazenamento em Nuvem é a tendência | Inforchannel

Para 2024, armazenamento em Nuvem é a tendência | Inforchannel

26/01/2024 |

Gradualmente a “Nuvem” toma espaço no cotidiano de diversas empresas, afinal, é responsável por agregar inúmeras vantagens. Conforme estatísticas da SoftwareOne, o crescimento das informações mantidas dessa forma multiplicou cerca de 4,6 vezes, com previsão para angariar ainda mais adeptos. Logo, é possível notar uma tendência para 2024 e por isso, se torna imprescindível entender esse mecanismo e assumi-lo como uma estratégia.

O poder da Nuvem
De maneira geral, é necessário entender a evolução tecnológica para chegar no Cloud Computing. De forma mais lúdica, antigamente existiam computadores imensos ocupando muito espaço, tinham poucos Kbytes de armazenamento e demoravam minutos, até mesmo horas, para processar os conteúdos, principalmente se fossem imagéticos. Depois, chegaram os saudosos disquetes, com tamanho de até 1,4 MB, mas também era comum contar com os clássicos HDs, de 8 GBs. Hoje, sequer são suficientes para um jogo pesado ou mesmo um aplicativo corporativo, por exemplo.

 

Com a assinatura digital, qualquer declaração pode ser salva, com total garantia e máxima integridade 

 

Com a necessidade de uma Transformação Digital capaz de encurtar barreiras e otimizar o tempo, a tecnologia em Nuvem veio para revolucionar todo o tipo de organização. Ademais, a execução de inúmeras tarefas se tornou mais ágil e acessível, graças à praticidade de usufruir do mecanismo.

Consoante a Carlos H. Mencaci, CEO da Assine Bem, os executivos já perceberam como essa modernidade é fundamental para o cotidiano. “Principalmente para quem tem grande volume de contratos, é possível transferir os arquivos para um ambiente virtual, sem fronteiras e limitações, de forma completamente confiável, afinal, tudo é criptografado.” Ou seja, cada usuário pode utilizar de maneira privada ou pública esse recurso e, ainda, de onde estiver, contando apenas com o acesso à Internet.

Três soluções da computação em Nuvem aliadas à assinatura digital
Com o advento da pandemia, diversas empresas adotaram esse modelo para agilizar e otimizar a validação de seus documentos. Isso porque as possibilidades são infinitas, afinal, com a assinatura digital, qualquer declaração pode ser salva, com total garantia e máxima integridade. Com isso em mente, Mencaci preparou uma lista de possíveis aplicações dessa ferramenta. Veja:

 Autenticação digital
Além de poupar com a impressão e manejo de documentos físicos, os serviços nessa modalidade também autenticam digitalmente os arquivos, dispensando gastos consideráveis, tais como cartórios. De acordo com a organização europeia Esra, as companhias alcançam uma economia de 86% nos custos, desde a utilização de tintas e pastas até no deslocamento para completar as assinaturas, pois a operação é totalmente virtual.

Gestão de documentos
Além da validade online, a gestão também é assertiva. Para encontrar qualquer registro, basta buscar pelo CPF do signatário. Conforme o CEO da Assine Bem, “isso facilita e torna mais prático localizar informações.” Por fim, tudo é gravado de maneira dinâmica, sendo possível categorizar por intermédio de palavras chaves ou notas.

 Integração de sistemas
Esse método permite a junção de diversos instrumentos, integrando-os em harmonia. Um exemplo são as notificações enviadas pelo e-mail, SMS e WhatsApp, possibilitando o acesso mais rápido e, consequentemente, acelerando todo o processo. Dessa forma, por intermédio da facilidade do sistema em nuvem, em poucos cliques, o consumidor e a empresa conseguem se conectar.

Por fim, essa inovação é reconhecida por trazer mais facilidade e produtividade em todos os processos. Para aquelas corporações com desejo de se tornarem referência e aprimorar a experiência dos envolvidos com seus trâmites, a assinatura digital com armazenamento em nuvem se mostra como uma estratégia bem qualificada.

A Assine Bem é uma plataforma criada para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. A ferramenta desenvolvida pela empresa conecta pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de validação de arquivos um processo sustentável e econômico.