A transição verde é a nova tendência dos negócios! | SEGS

A transição verde é a nova tendência dos negócios! | SEGS

28/09/2023 |

Associar o nome de uma entidade com práticas favoráveis ao planeta é algo bem visto, além de contribuir para um bem estar como um todo. Ciente disso, diversas instituições têm se mostrado adeptas a esse movimento, voltando a marca para ações anti o desflorestamento e a poluição.

A luta contra o desmatamento traz proveitos significativos

Ao promover indústrias sustentáveis, especialmente de geração de energia solar, e fazer a transição para uma agricultura de baixo carbono, a região amazônica poderia liderar o caminho para transformar o Brasil em uma potência verde, adicionando 40 bilhões de reais por ano à receita nacional até 2050. Os dados são de um relatório realizado pelo escritório brasileiro do grupo ambientalista Instituto de Recursos Mundiais e pelo de pesquisa Comissão Global sobre Economia e Clima.

O estudo modelou vários cenários para o futuro da maior floresta tropical do mundo, do atual a um caso melhor de desmatamento zero e crescimento ecológico. Nessa última opção, não apenas protegeria um dos principais sumidouros de carbono do planeta, mas também traria outros benefícios, criando 312.000 empregos adicionais nas próximas três décadas, assim como salvaria ou restauraria cerca de 810.000 km² de mata.

Ações governamentais fazem a diferença

O governo federal anunciou um novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com um dos eixos estratégicos sendo promover uma transição na matriz de produção de energia no país. Também faz parte da atual agenda econômica elaborar um plano de transição na economia da nação.

Essa organização trata da estruturação de um futuro pacote de ações instigando o Brasil a se tornar mais sustentável. A ideia é agregar produtividade e competitividade ao setor por meio do emprego de métodos ecológicos. As discussões no Ministério da Fazenda têm girado em torno, por exemplo, de incentivos para o mercado de crédito de carbono, da fabricação de painéis solares e do aumento da participação de bens do bosque nas exportações. Contudo, isso ainda é pouco, dado o potencial de geração de valor do aproveitamento. “Para tudo correr bem e como o planejado, são necessárias iniciativas de inclusão, requalificação e novas oportunidades de renda para a população. No geral, as possibilidades estão diretamente ligadas a modernização da infraestrutura, aliado ao aprimoramento de políticas de progresso econômico regional e de inovação”, explica Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

Atente-se para uma realidade sustentável

Nesse contexto, há cinco pontos de destaque para rever com atenção:

- Impulso para uma reindustrialização: a modernização das indústrias para torná-las mais eficientes em termos de uso de recursos, reduz a pegada ambiental e adota tecnologias limpas. Essa ação envolve a adoção de processos bem pensados, a evolução de novos produtos com menor impacto e a promoção da inovação. Tudo isso pode conduzir a manufatura de bens e serviços amigos do planeta;

- Empregos e pagamentos melhores: toda essa mudança poderia criar novas chances de ocupação em setores como energias renováveis, eficiência energética e agricultura sustentável. Eles têm potencial para gerar empregos de qualidade e contribuir para a melhoria da renda dos indivíduos. “Essa também é uma atitude viável para empresas de outros segmentos. Adotar uma qualidade de vida organizacional traz vantagens significativas para ambos os envolvidos, gerando maior engajamento e produtividade”, indica Mencaci. Nesse cenário, a Organização Internacional do Trabalho estima uma transição como essa, podendo criar entre 15 e 60 milhões de cargos adicionais em todo o mundo até 2030;

- Infraestrutura moderna no Brasil: a passagem para uma nova visão de mercado se alia a uma construção de infraestruturas alternativas. Essa atitude tende a aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos e contribuir para um ciclo de avanço nacional. Logo, segundo a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, investimentos desse tipo podem gerar um efeito multiplicador, impulsionando demais proveitos, como a eclosão financeira e a criação de ocupações distintas;

- Melhores políticas de desenvolvimento: o Brasil detém um vasto potencial para energias renováveis, recursos naturais e demandas tech. Desse jeito, poderia se beneficiar da crescente atividade global, por projetos alinhados aos princípios ESG, conforme destaca relatório do Banco Mundial e do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Esse termo, do inglês Environmental, Social and Governance, diz respeito à integração da geração de valor aliado à preocupação com as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, por parte das entidades. Na prática, é uma forma de mostrar responsabilidade e comprometimento com o âmbito atuante, seus consumidores, fornecedores, colaboradores e investidores. Tal intuito tem sido adotado fortemente por inúmeros locais, cada vez mais valorizado em sociedade;

- Potencial para ser inovador: uma trajetória de modificação contra o desmatamento é associada à necessidade de serem adotadas fontes limpas, como renováveis, eficiência energética e mobilidade. Isso eleva a modernização em diversos campos e pode fortalecer a competitividade das firmas brasileiras. Assim, a Agência Internacional de Energia Renovável estima uma transição podendo gerar cerca de 24 milhões de ofícios em todo o mundo até 2030.

Faça a sua parte e comece por baixo

Todas essas questões podem ser levadas em conta por um empreendedor com o desejo de inserir o seu escritório em uma alternativa assim. Contudo, boas mudanças começam por baixo e pensam, primeiramente, em pontos práticos do cotidiano. Desse jeito, a assinatura virtual chega para aprimorar o funcionamento das demandas burocráticas de documentos e descartar a papelada!

Com o método, os arvoredos agradecem, pois são descartadas as precisões de cortes de árvores para a confecção de folhas A4 e papel no geral, material usado em escritórios para impressão de contratos. Logo, diferente do molde tradicional, também são dispensados o envio por malote, portador e serviços terceirizados de entrega. Gerando ainda mais alívios ambientais por diminuir o fluxo de movimento automotivo para transporte e a necessidade de uma sala exclusiva para o armazenamento de arquivos.

A opção da Assine Bem ainda garante um segurança data center com criptografia de ponta e um programa gerido por certificados digitais. Unindo o bem estar dos envolvidos, com a comodidade de lidar com isso em qualquer lugar com Internet e a facilidade surreal dos feitos tech.

Fonte: Carlos Mencaci, CEO da Assine Bem

Serviço: A transição verde é a nova tendência dos negócios

Sobre a Assine Bem

A Assine Bem é uma plataforma criada para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. A ferramenta desenvolvida pela empresa conecta pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de validação de arquivos um processo sustentável e econômico.

Com segurança baseada em criptografia, os contratos arquivados e autenticados na plataforma são inalteráveis, trazendo mais proteção aos clientes. Além disso, é possível criar, editar e enviar arquivos aos signatários de maneira rápida e prática pelo site. A solução oferece, também, integrações por API’s para todos os tipos de sistemas.