O cuidado com dados é a chave para o sucesso de uma marca | SEGS

O cuidado com dados é a chave para o sucesso de uma marca | SEGS

20/06/2023 |

Após tempos tão turbulentos com crises políticas e econômicas, pandemia da Covid-19, guerras e a volta à normalidade, diversos fatores são vistos como o foco das companhias em 2023, sendo um deles a busca por soluções tecnológicas e modernizações. Principalmente o isolamento social e a expansão do coronavírus resultaram em uma movimentação ainda maior e mais acelerada nesse meio tech, aprimorando-o cada vez mais. Com isso, ele já faz parte do cotidiano de grande parcela da população, mas alguns cuidados ainda precisam ser tomados.

A realidade da LGPD no Brasil

Conforme estudo publicado no final do 2022, pelo Grupo Daryus, o cenário no Brasil é preocupante quando o assunto é a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais), pois: 80% das empresas ainda não concluíram seus projetos de adequação à norma; 67% não foram acionadas de qualquer forma, com base na legislação; e apenas 69% já definiram um encarregado pelo tratamento de dados pessoais. No entanto, 83% consideram a proteção e privacidade desses elementos relevantes.

Sobre as multas, a ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados) ainda não impõe tais punições em casos de violações, devido à falta de regras relativas à dosimetria da pena. Contudo, a expectativa é, para este ano, haver uma maior fiscalização e regulamentação, incluindo a aplicação de penas, um dos principais temas da agenda regulatória do órgão para 2023.

Justamente por essa razão, se espera também um grande aumento na demanda de DPO, tendo em vista o fato de, desde março de 2022, o Ministério do Trabalho e Previdência já reconheceu esta como uma profissão (Oficial de proteção de dados pessoais). Além disso, a nomeação de um encarregado nesse sentido é obrigatória e definida pela lei, se estabelecendo à maioria das firmas. “Logo, apontar um responsável pelo tratamento é fundamental para garantir a conformidade com a LGPD e avançar com a marca de forma efetiva e próspera”, comenta Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem.

A engenharia de dados nesse cenário

Segundo pesquisa global da IBM, 78% das lideranças corporativas realizarão investimentos em tecnologia nos próximos 12 meses - o percentual é ainda maior comparando-o com países como Estados Unidos, Alemanha, Reino Unido e Japão. Por conta da transformação digital, as companhias têm passado por um processo de adaptação de antiguidades para algo mais prático, moderno e com valor. É nesse contexto onde elas enxergam a necessidade de garantir a engenharia de dados em suas estratégias.

Essa é a área responsável por desenvolver, implementar e manter esse ambiente tech, chamado de Pipeline. Lá, são criadas todas as etapas relacionadas ao fluxo de informações, desde a extração, passando pelo armazenamento, até a distribuição para consumo.

Em suma, o procedimento cuida de toda a arquitetura dos conceitos em análise, desde a ingestão, processamento, armazenamento, governança, até chegar no dashboard. O seu intuito é fazer ligação entre os sistemas de dados para gerar inteligência a partir do cruzamento de conhecimento. Dentre as áreas com mais utilização, se encontram os âmbitos lidando com relatórios, reports, serviços internos ou externos de API’s, e cientistas ou analistas usando esse mecanismo para obter um projeto mais avançado.

A inovação no centro dos negócios

Uma pesquisa do IDC, realizada com 333 companhias, em oito países da América Latina indica como 86% das entidades já adotaram o uso de soluções de dados, analytics e IA. Fica claro, então, o fato de muitas instituições, seguindo uma cultura data driven, têm buscado se adaptar às novidades do mercado.

Os últimos anos foram desafiadores quando o assunto é aprimorar estratégias e entender bem o uso da Inteligência Artificial, especialmente em relação a tópicos como a mudança de cultura, processos e a criação de novos modelos de negócio. “Já está claro como é uma necessidade geral das organizações mudar a mentalidade do seu próprio funcionamento, visando colocar a modernização como um pilar primordial em suas táticas lucrativas”, explica o executivo.

Nesse sentido, chamamos a atenção para a forma convencional como grande parte das organizações lidam com seus documentos. A necessidade de impressão por si só, além de ferir o meio ambiente com o corte de árvores para obter a matéria prima, causando desmatamento e danos ecológicos enormes, já é um ponto a ser questionado. Ademais, com tanta papelada, é imprescindível para a entidade destinar um local de armazenamento adequado, ocupando espaço no escritório e risco de perda, extravio, ação do tempo, etc.

Além disso, esse meio tradicional também apresenta limitações, como a precisão de um encontro físico para lidar com tais burocracias, necessitando de uma entrega por malote, portador, serviços terceirizados, ou a marcação de reuniões presenciais. Tudo isso é facilmente resolvido com a adoção de uma única ferramenta: a assinatura digital.

A assinatura digital moderniza e dinamiza uma marca

Com a comodidade de lidar com pendências contratuais estando a qualquer lugar do mundo com acesso à Internet, independentemente do horário e a segurança de contar com uma plataforma gerida por criptografia de ponta e data center, a Assine Bem avança no mercado como um destaque nas rubricas virtuais. O sistema, além de possuir validade jurídica, dispõe da possibilidade de solicitação de visto, templates e modelos pré prontos para não ter de refazer tudo do início sempre, uma gestão facilitada para localizar tudo sem a necessidade exata do título, mais defesa e flexibilidade.

Outra vantagem é o fato do site ser responsivo, adequando-se a todo dispositivo escolhido para navegar nele, seja smartphone, tablet, notebook, computador, etc. Dessa maneira, alinhar-se à diretriz, oferecer bons resultados e, acima de tudo, seguridade aos usuários, é simples, com o auxílio da Assine Bem.

 

Serviço: O cuidado com dados é a chave para o sucesso de uma marca

Fonte: Carlos Henrique Mencaci, CEO da Assine Bem

 

Sobre a Assine Bem

A Assine Bem é uma plataforma criada para otimizar o processo de assinaturas e gestão de documentos. A ferramenta desenvolvida pela empresa conecta pessoas e processos em qualquer lugar, tornando as etapas de validação de arquivos um processo sustentável e econômico.

Com segurança baseada em criptografia, os contratos arquivados e autenticados na plataforma são inalteráveis, trazendo mais proteção aos clientes. Além disso, é possível criar, editar e enviar arquivos aos signatários de maneira rápida e prática pelo site. A solução oferece, também, integrações por API’s para todos os tipos de sistemas.