Abrace a tecnologia e invista em segurança

Abrace a tecnologia e invista em segurança

09/02/2023 | Pedro Fagundes

Sua corporação investe esforços para assegurar a proteção dos clientes? Em um mundo imerso no virtual, esse fator tem se tornado cada vez mais fundamental às companhias. Já se foi o tempo quando a preocupação maior com a segurança residia – somente – na construção de muros e instalação de câmeras e alarmes. Hoje, as ameaças se expandiram para além do universo físico. Desde a insurgência da pandemia, o ecossistema organizacional transitou, de vez, para o on-line. Assim, passou a se submeter, não apenas aos benefícios do meio, como também aos seus perigos. Quer descobrir como equilibrar uma defesa entre o real e o eletrônico? Acompanhe a matéria a seguir e confira!

 

Contexto digital no mercado

A Covid-19 foi um marco para a sociedade. Não à toa, promoveu a inclusão de termos, como pré e pós-pandemia, ao vocabulário corrente. Apesar de ter causado medo, fechado estabelecimentos e resultado em milhões de óbitos, sua passagem provocou mudanças relevantes ao cotidiano. A situação de calamidade impôs urgência ao desenvolvimento tecnológico. Na mesma toada, forçou os mais conservadores a despirem-se de algumas tradições, para abraçar a modernidade. “Nesse embalo de inovação, empresas como a Assine Bem encontraram uma oportunidade. Do dia para noite, o mundo deixou de tratar nossas metodologias como meros acessórios e passaram a julgá-las como parte integrante da atuação. Enfim, gritou-se por novidade”, enfatiza a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

A virada de chave responsável pela abertura dessa nova era organizacional, não residiu – somente – no afastamento social. A distância significou, apenas, a faísca dessa revolução. Na verdade, quem dita até hoje a crescente urgência tecnológica é a dinamicidade do virtual. Com a realização de cada pequena operação dentro da Internet, as burocracias passam a ser sanadas na velocidade de um clique. Dessa forma, a intensidade rouba a cena e começa a ditar a rotina ocupacional. Como resultado, as instituições olham em volta à procura de ferramentas capazes de suavizar esse novo ritmo. É aí onde mecanismos automatizantes entram em jogo. Sua função de encurtar caminhos e dispensar atividades repetitivas torna-se chave para atenuar a energia.

O avanço no contato entre homem e máquina proporciona uma metamorfose de inúmeros frutos. Esse casamento não se detém a uma ou duas esferas da comunidade. Pelo contrário, a inovação consegue peregrinar pelos mais vastos campos. Entre ramos, como educação, turismo e saúde, o setor de segurança se vê bem contemplado por essa agenda. Assim como em outros cenários, trata-se de uma necessidade, a qual ultrapassa a definição de complemento. "A vulnerabilidade cibernética pediu pela elaboração de metodologias capazes de assegurar a plena exposição pessoal no on-line. O senso de segurança precisa ser expandido para onde o homem conseguir alcançar – seja no universo físico ou não”, ressalta Paula.

 

Dicas para promover segurança

Diante de um contexto repleto de transformações, o qual sofre com a velocidade e preza pela proteção de seus agentes, é preciso recorrer a algumas técnicas. O segmento de segurança é repleto de imprevisibilidade, porém, caso seja tratado metodologicamente, pode ter sua rotina simplificada. O segredo está em encontrar os procedimentos adequados para agilizar os pontos fortes e cobrir as fraquezas. Para isso, alinhar-se às tendências do mercado e ficar de olho nas atualizações já são um ótimo primeiro passo. Todavia, não pare por aí. Para potencializar as mudanças, a Total IP separou três orientações tecnológicas capazes de liderar o setor de proteção até o sucesso. Veja a lista abaixo:

Aposte na cibersegurança: para ganhar renome dentro de sua esfera de atuação, é preciso dominar cada etapa de um serviço. Perante um contexto marcado por agentes digitais mal intencionados, é preciso investir em estratégias capazes de confrontar a adversidade. Para tanto, traçar medidas preventivas, como check-ups de sistema e a invasão hackers profissionais – a fim de encontrar as fragilidades do programa – é algo fundamental. Treinar suas equipes para não cair em truques bobos também é uma maneira de minar boa parte das investidas on-line. Em linhas gerais, não menospreze um universo por conta de sua inexistência física. Os clientes clamam por transparência e segurança. Confira a eles esse par de itens.

Siga a jurisprudência: com uma circulação cada vez maior, o meio digital tem se tornado alvo de alguns códigos de conduta. A principal norma do país é a chamada “Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais” (LGPD), promulgada em agosto de 2018. O código é uma atualização do antigo  “Marco Civil da Internet”, de 2014. Sua aplicabilidade mostra-se mais abrangente e criteriosa em relação à cláusula anterior. “Na Assine Bem, pautamos nosso cotidiano na LGPD. Por lidarmos, dia após dia, com documentos particulares, como RGs e CPFs de terceiros, utilizamos da diretriz como um guia. Assim, conseguimos conferir tranquilidade e confiança aos nossos usuários. Ninguém terá seus dados tomados para benefícios corporativos”, enfatiza a gerente.

Tenha a sustentabilidade como foco: independentemente da agenda, o cuidado com o meio ambiente tem se tornado uma pauta insubstituível. Não à toa, no último ano, observou-se a aparição de três letras mágicas, responsáveis por comandar as evoluções no mundo dos negócios. O chamado ESG (governança ambiental, social e corporativa) virou termo corrente na boca dos principais players do mercado. Arcar com compromissos ambientais, além de proteger a biosfera, virou peça chave para uma boa exibição perante o meio. Ou seja, conferir segurança ecossistêmica virou foco. Para isso, a Assine Bem é a escolha certa. Com uma ferramenta 100% digital, poupa-se papel, tinta, energia e até mesmo o combustível na hora da entrega. Invista verde!

 

Gostou do conteúdo apresentado? Esperamos ter aberto os seus olhos para as adversidades correntes ao universo on-line e como contorná-las com tecnologia. Deixe-se contaminar pela renovação a qual nos guia, passo a passo, desde o início. Transformar o mundo à nossa volta não é tarefa fácil, por isso, oferecemos as melhores soluções a fim de proteger sua atuação e potencializar resultados. No mais, invista em inovação, não tenha medo de alterar sua rotina e, claro, aproveite os frutos do movimento. A partir disso, a imagem do seu negócio só tem a crescer. Vença a inércia e avance em direção ao sucesso!

Para conhecer mais sobre a Assine Bem, obtenha já o seu teste grátis e disponha de dez documentos por mês, durante 60 dias. Esperamos por você!