Atualize a sua empresa de acordo com as exigências do mercado

Atualize a sua empresa de acordo com as exigências do mercado

25/10/2022 | Larissa Almeida

O meio empresarial se mantém em constante evolução, atualmente, a sua maior mudança tem sido o ambiente. Após o período de pandemia da Covid-19, o isolamento social aplicou novas regras nas maneiras de viver e interagir, mesmo flexibilizadas, algumas soluções conquistaram a população. Assim, o home office ganhou seu espaço no mercado e se tornou a opção favorita de muitos brasileiros, no entanto, ainda compete com o trabalho presencial e, recentemente fundado, o híbrido. Diante dessas mudanças, uma empresa atualizada em seus processos retém ainda mais talentos para a sua equipe. Porém, para conquistar as alternativas é necessário ser adepto às novas tecnologias, veja então, nesta matéria como inovar e contratar mesmo a distância. 

Veja quais as características desses modelos de trabalho e adapte a sua empresa para novas possibilidades 

Presencial: dispensa muitas explicações e é o modo tradicional de prestar uma atividade laboral. O colaborador sai de sua casa e se locomove até a empresa todos os dias úteis ou até mesmo, nos finais de semana, isso de acordo com a sua rotina. “Não podemos nos esquecer das interações proporcionadas pelo encontro pessoalmente e a infraestrutura de um escritório, deixando as condições de trabalho idênticas para todos. Mesmo assim, até nesse espaço é preciso inovar as ferramentas. Nesse sentido, acrescentar softwares no rendimento das tarefas após o cansaço do transporte é fundamental para aumentar os níveis de produtividade”, explica Paula Sino, gerente da Assine Bem. 

Home office: hoje em dia já é comum encontrar vagas abertas com essa especificação, inclusive, são a preferência de muitos profissionais e até dos estudantes. Esse modelo é caracterizado pela possibilidade de realizar o seu ofício da sua própria casa, ou de qualquer lugar do mundo com uma boa conexão de Internet. “O teletrabalho ganhou a sua visibilidade agora, mas essa cultura não é novidade. Porém, as inovações tecnológicas o tornaram mais simples e cada vez mais eficaz, por isso, tem sido uma pauta constante e a opção favorita de quem busca uma oportunidade. Isso porque, apesar de reduzir o contato, ele entrega outros benefícios ainda mais valorizados, como a não submissão a horas de transporte, por exemplo”, frisa a representante da Assine Bem.  

Híbrido: com a normalização das medidas de segurança no final de 2021 e início de 2022, surgiu uma nova categoria de prestatividade. Ela é o meio termo entre o comparecimento físico na organização e o contrato remoto. Ou seja, nessa forma é preciso ir alguns dias para a sede e outros ficar em sua residência. “Essa divisão proporciona o melhor dos dois lados, não descarta a conexão com os demais da equipe, mas também não exige uma rotina cansativa no trajeto. Dessa maneira, também é preciso manter uma estrutura para contribuir de diferentes localizações, pois não faria sentido mover as informações e materiais corporativos de um local para o outro”, aponta Paula. 

Ao considerar as novas alternativas do mundo corporativo, o Núcleo Brasileiro de Estágios - Nube - agente de integração referência para a contratação de estagiários de todo o território nacional fez um levantamento acerca dos modelos de laboração. A pesquisa contou com 40.725 respondentes e questionou qual tipo de vaga faz brilhar os olhos dos aspirantes. Optam pelo presencial 38,35%, para realizar as atribuições apenas no local de trabalho. Já para o restante da métrica, 61,65%, existe a preferência por pelo menos um momento de contribuição por meio do ambiente virtual. Sendo assim, 26,35% preferem o  home office, em função de atuar completamente em casa; 21,12%, escolheu a forma híbrida, com a maioria dos dias onde moro e a minoria na empresa, por fim 14,18% - elegeu, mais tempo no escritório e menos na minha residência como favorito. 

Em consonância com a investigação, Paula aponta como uma transformação digital é fundamental para reter e manter os talentos em seu time. “Diante de resultados como esse, as companhias conseguem identificar a necessidade de mudança. Não é um requisito conhecer seu colaborador pessoalmente para avaliar as suas competências e muito menos, firmar um acordo. Nesse sentido, as ferramentas da Assine Bem, como a assinatura digital e a gestão de documentos são recursos importantes para quem busca alcançar um maior raio de possibilidades e colocar o nome em vantagem no mercado”, aconselha. 

A assinatura digital e a gestão de documentos a favor da sua organização

Essas ferramentas digitais equipam um time, assim como atualizam as contratações. A assinatura eletrônica, alcança distâncias sem valor de frete, risco para o documento e necessidade de fatores externos de entrega. Dessa maneira, você consegue finalizar um acordo, preencher um documento, por meio de um simples link. “Esse instrumento faz parte da nova era do meio empresarial. Com clicks é possível assinar digitalmente qualquer arquivo, sem comprometer a sua validade. Nesse sentido, o intercâmbio da sua marca é uma realidade. Assim, graças a funcionalidades como essa, existe a ascensão do expediente longe de um escritório, pois não é mais necessário a entrega de papéis pessoalmente, tudo é feito imediatamente pela plataforma da Assine bem, assim como o controle das ações sobre qual etapa já foi concluída e as faltantes”, instrui Paula.

A gestão de documentos implica em um meio, principalmente, para quem adota o trabalho remoto ou híbrido. Afinal, não faria sentido transportar os papéis e informações relevantes para consultar em casa. “Ocupar espaços físicos deixou de ser uma necessidade, montar registros totalmente on-line economiza investimento em estoques, evita a perda de dados, agiliza a busca por número de rastreio e muito mais. Logo, salvar as coisas na nuvem é uma inovação aplicável para qualquer um”, diz a gerente. 

Para os indivíduos ainda em aceitação sobre as mudanças mercadológicas, entender como elas são benéficas para o funcionamento integral da corporação é o primeiro passo antes de instalá-las no cotidiano. “Acredito ainda existir preconceitos com o auxílio da inteligência artificial (IA) nos procedimentos institucionais, tanto para o empregador quanto para o empregado. Por isso, é preciso desmistificar esses “achismos”, ela não vem para substituir a força de humana, mas sim, implementar na sua produtividade, pois tem potencial de fazer tarefas monótonas enquanto o seu capital aplica mais dedicação em outras atividades. Para os empresários, não significa deixar a equipe ociosa e sem responsabilidades, pelo contrário, proporciona maior qualidade de serviço e motivação do quadro ao colocá-los em ofícios mais relevantes”,  finaliza a especialista. 

Ao levar em conta todos interessados e suas funcionalidades, o site considera outras abas para a investigação. Você também pode entrar em contato com a equipe comercial e ter um momento de imersão em nosso trabalho. Além disso, não é preciso contratar de imediato a fim de aproveitar dos benefícios da aplicação, nós disponibilizamos um período de teste totalmente gratuito! Aproveite a oportunidade agora mesmo. 

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