Invista em sustentabilidade com a assinatura digital

Invista em sustentabilidade com a assinatura digital

14/07/2022 | Laura Pereira

Gradativamente mais debatidas, questões relacionadas à preservação do meio ambiente, cuidados com causas sociais e de governança, ou seja, o ESG (Environmental, social and Governance), entra em foco para companhias de todos os setores e tamanhos. Nesse cenário, a assinatura digital é aliada da sustentabilidade empresarial. Afinal, de forma simplificada, esse método garante a autenticação de documentos, sem precisar usar papel, tinta ou caneta. Sendo assim, entenda mais sobre o assunto agora. 

Entenda mais sobre sustentabilidade empresarial e como é vital investir nesse ponto para manter sua empresa competitiva diante do mercado de trabalho

Para caracterizar o tema, a sustentabilidade empresarial diz respeito às ações adotadas por uma corporação para reduzir o impacto de suas atividades no ecossistema, de modo a garantir um desenvolvimento mais verde e, consequentemente, o bem-estar da sociedade. Afinal, é preciso ressaltar: esses recursos são um bem finito, ou seja, podem se esgotar se não forem bem administrados. 

Sendo assim, é necessário para todos fazerem a sua parte, com o objetivo de aumentar a corrente de preservação. “É imprescindível para os negócios de sucesso se atentarem às pautas ESG, pois cada vez mais os consumidores levam isso em conta quando procuram algum produto ou serviço”, afirma Paula Sino, gerente comercial da Assine Bem. 

Dessa forma, cada empreendimento precisa elaborar suas próprias estratégias para contribuir em uma gestão sustentável. Inclusive, implementar esses pontos é favorável para a imagem da marca, de modo a melhorar sua reputação e ajudar a aumentar as vendas com resultados positivos. Isso porque os usuários escolhem apoiar negócios atenciosos com a natureza. 

Segundo uma pesquisa desenvolvida pela Union + Webster, 87% da população brasileira prefere comprar produtos de empresas sustentáveis. Para 70%, não há problemas em pagar um pouco mais por isso. Ou seja, investir em fatores do ESG é um diferencial competitivo para a instituição. Pensando nisso, adotar a assinatura digital é uma tática assertiva e economicamente viável.  

Descubra como a assinatura digital é aliada de pautas do ESG e, consequentemente, da sustentabilidade empresarial 

Em primeiro lugar, é preciso ressaltar: a assinatura digital permite a redução do uso de papel, tintas, pastas e demais materiais, assim, consequentemente, diminui o consumo de bens naturais. Além disso, como há ausência de necessidade de transporte, também não permite a emissão de gases poluentes, como o CO2, de forma a refrear o efeito estufa, por exemplo. 

Todavia, existem diversos benefícios de contar com essa modernidade. Confira alguns desses principais ganhos: 

- Menor uso do papel

Como citado anteriormente, esse sistema possibilita o enxugamento do número total de folhas. De acordo com informações expostas pelo site Pensamento Verde, uma árvore padrão, o eucalipto, é capaz de produzir 20 resmas de papel. Cada um desses agrupamentos, englobam 500 folhas. Ou seja, uma árvore é capaz de dar vida a 10 mil dessas folhas. 

Imagine essa realidade para entidades como o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios). Anualmente, são fechados mais de 250 mil contratos contando com a plataforma da Assine Bem. Ao contar com o meio virtual, é possível distribuir cópias digitais para as instituições de ensino, contratantes e estudantes, preservando milhares de árvores e otimizando o tempo de todos os envolvidos. 

Isso é possível porque todo o processo de certificação de um documento passa a ser executado eletronicamente. Assim, não é preciso gastar impressões de várias páginas por conta de algum erro. “É muito fácil criar um arquivo, adicionar os signatários e enviar. Se errar alguma referência, você consegue ajustar em segundos e encaminhar novamente no mesmo momento”, explica Paula. Desse modo, não é necessário fazer uma reimpressão caso haja alguma divergência nos termos, por exemplo. 

- Diminuição da poluição:

Outra vantagem dessa inovação é o auxílio na diminuição da poluição, pois o deslocamento para levar algum relatório de um colaborador para o outro, por exemplo, se torna desnecessário. Gastos com correio, motoboy ou demais transportes também são dispensáveis. 

Além disso, o descarte de materiais e equipamentos pode ser prejudicial, tendo em vista como certos componentes demoram um longo período para alcançarem sua decomposição completa. Inclusive, segundo estudo da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), o papel não se decompõe facilmente, pois suas moléculas são maiores em comparação com as bactérias destruidoras. Em local úmido, demora aproximadamente três meses para sumir e leva muito mais tempo em lugar seco. 

Contudo, com a assinatura digital você neutraliza esses problemas. Os processos da sua empresa se tornam eletrônicos e com a Assine Bem há a facilidade de migração para nuvem para otimizar as metodologias, diminuindo impurezas no planeta, desmatamento e demais questões. Dessa maneira, a sua corporações será mais sustentável, pois produzirá menos lixo, por exemplo. 

- Modernização dos processos com mais sustentabilidade:

Outro ponto diz respeito à modernização no funcionamento interno das operações do negócio. Ao adotar essa tecnologia, o modo de organização e gestão de arquivos passa a ser feito on-line, economizando em espaço, tendo em vista a ausência de armazenamento físico de milhares de páginas em armários, e também reduzindo a ocorrência de erros, pois tudo pode ser corrigido rapidamente. 

Vale destacar: essa inovação também favorece a escalabilidade do empreendimento, pois acompanha o crescimento das negociações. Inclusive, é mais fácil escolher um novo pacote de serviços digitais para contemplar todos os novos clientes se comparado com adaptar a estrutura do local com as circunstâncias atuais.

- Elevação da produtividade de todos os envolvidos:

Para Paula, esse é um dos proveitos essenciais da ferramenta. “É muito mais rápido para receber um contrato, eles são assinados em questão de segundos. Nossa plataforma consegue enviar notificações por SMS, e-mail ou WhatsApp, isso também facilita o processo”, explica. Afinal, incluir a demanda no cotidiano do usuário simplifica a completude da ação. 

De acordo com dados expostos pela Forrester, há uma elevação de 85% da produtividade. Sem contar a diferença do tempo tradicional para conseguir o documento completo para os segundos do mundo eletrônico. Conforme a Signatureit, chega a ser 5 dias contra 37 minutos. 

Por fim, para tirar dúvidas quanto ao sistema ou mesmo conhecer mais vantagens de investir nessa modernização, entre em contato conosco! Também explore a plataforma na prática, faça um teste grátis!