Otimize o seu negócio on-line

Otimize o seu negócio on-line

21/06/2022 | Rodrigo Barreto

Nos últimos anos, muitos hábitos de nossas vidas passaram por transformações. Alguns foram forçados, por conta da pandemia. No entanto, algumas mudanças já eram necessárias e, agora, vieram para ficar. As compras on-line são um exemplo disso, pois se tornaram uma prática comum para a população. Dessa forma, quem está inserido nesse segmento, precisa se adaptar e atender às expectativas do público.

O varejo e a tecnologia

Esse setor está avançado na revolução da experiência digital impulsionada pela forte demanda dos consumidores. Afinal, adotaram a ideia do comércio eletrônico e canais de comunicação. Só na América Latina, o e-commerce atingiu um valor de vendas 80,5 bilhões de dólares em 2021 e deve ultrapassar 105,5 bilhões até 2025, segundo dados do Statista.

A crescente complexidade e conectividade, combinada a uma economia em constante movimento tornará muitos hábitos do cotidiano obsoletos. Para se adaptar à próxima década do varejo, é necessário repensar completamente a mentalidade e a tecnologia. “As novas ferramentas proporcionam inúmeros benefícios para o empreendedor, os clientes e os colaboradores”, comenta a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino.

A assinatura digital é um exemplo disso. Com ela, os acordos são realizados em poucos minutos, pelo computador, celular ou tablet. Afinal, os documentos são enviados por WhatsApp, SMS ou e-mail. Dessa forma, não há necessidade de deslocamento, contato físico e economiza-se tempo e dinheiro.

A gestão de um negócio on-line

O crescimento das compras on-line não é uma novidade, mas com os efeitos da pandemia do Coronavírus, a partir de março de 2020, foi possível observar um boom de novas lojas virtuais. Isso ocorreu pois muitos varejistas se viram obrigados a buscar soluções para seus estabelecimentos físicos ou encontrar uma renda alternativa.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Mundi Map, em 2021, o setor foi responsável por 58% das vendas. No mesmo ano, houve um faturamento recorde, totalizando mais de 161 bilhões de reais, um crescimento de 26,9% em relação a 2020. O número de pedidos aumentou 16,9%, com 353 milhões de entregas, segundo a Neotrust.

Ainda conforme o levantamento, há uma projeção de 9% de alta no comércio em 2022, chegando a 174 bilhões de reais. Esse movimento também veio acompanhado de um cenário ainda mais competitivo. Diante desse contexto, a gestão é fundamental para se destacar entre tantas opções de concorrentes e manter o negócio em ascensão.

Nesse sentido, o head of sales da Caravel X, Márcio Tressmann lista algumas dicas para desenvolver um olhar estratégico sobre os pontos chaves para o bom desempenho:

Estude e entenda o mercado: antes de tudo, decida em qual cenário você vai inserir sua loja. Conhecimento é a base para qualquer projeto e a escolha do nicho já deve fazer parte desse processo. Contate fornecedores, faça pesquisas no setor e com o público do ramo escolhido. É fundamental entender com clareza a sua proposta.

Escolha uma plataforma: é essencial encontrar uma plataforma ideal. Muitas empresas já oferecem sites estruturados e, com a ajuda de consultores, desenvolvedores e programadores, você garantirá um visual exclusivo e personalizado. Garantir excelência no desempenho, rapidez e segurança é o segredo para o sucesso.

Eleve a experiência de compras: proporcione uma vivência prática. Muitos consumidores deixam de comprar quando precisam passar por várias etapas até chegar na parte do pagamento. 

Tenha um bom marketing digital: esteja em diferentes frentes para atrair mais pessoas e alavancar seus resultados. Entenda a jornada do seu público e, por meio disso, você poderá criar estratégias específicas. Logo, é importante contar com parcerias especializadas e de confiança.

Como proteger o seu empreendimento

No Brasil, os empresários do ramo de vendas vivem um paradoxo entre crescimento em vendas e vulnerabilidade a criminosos digitais. Cada vez mais torna-se crucial cuidar da segurança. Segundo o relatório Comportamento do Consumidor em 2020, levantado pelo Social Miner e All iN, a cada 100 reais em encomendas virtuais, cerca de 3 reais correspondiam a tentativa de fraude.

Os setores mais visados pelos criminosos são os de games, com uma parcela de 17,1%, seguidos dos celulares (12,7%), câmeras (9,9%), eletrônicos (6,1%) e aparelhos de informática (5,6%), de acordo com levantamento da ClearSale. “Por isso, devemos ter cuidado e utilizar recursos seguros. Assim, é possível potencializar o empreendimento”, comenta Paula.

Com a assinatura digital, todos os arquivos são criptografados e salvos em Nuvem. Dessa forma, você possui validade jurídica e proteção, pois trata-se de uma alternativa de acordo com a Lei Geral de Proteção a Dados Pessoais - LGPD. Além disso, os envolvidos podem ter acesso ao registro a qualquer momento, após uma confirmação de identidade. Sendo assim, não há o risco de perder ou danificar algo valioso.

Hoje em dia, corporações de qualquer tamanho devem se prevenir dos ataques, pois eles podem afetar o desempenho de diferentes maneiras, como perda de dados, vazamento de elementos, prejuízo financeiro e danos aos equipamentos. Portanto, fique de olho nas recomendações e atualizações do segmento.

De acordo com a HostGator, 50% das companhias passaram a investir no meio digital durante a pandemia e mais de 60% elevaram os lucros. Logo, é uma ótima opção e tudo pode ser feito de maneira tranquila, sem correr perigo. Para isso, algumas ações simples são determinantes.

  • Instale temas e plugins de fontes confiáveis. Origens desconhecidas podem fornecer esses aplicativos com algum tipo de infecção.
  • Utilize senhas fortes e complexas. Uma dica é não repeti-las em outros portais.
  • Mantenha sempre suas aplicações atualizadas. A falta dessa prática abre portas para terceiros inserirem conteúdo malicioso.

Portanto, fique ligado sempre nas novidades e nas tendências do mercado. Dessa forma, você alcançará o sucesso e estará resguardado. Para conhecer mais sobre a Assine Bem, entre em contato conosco e ganhe 10 assinaturas de documentos por mês, durante 60 dias, gratuitamente. Esperamos por você!