Como fazer uma gestão on-line de sucesso?

Como fazer uma gestão on-line de sucesso?

10/06/2022 | Giovanna Cavalli

A centralização da gestão de uma empresa no on-line é essencial para a produtividade e desenvolvimento do negócio, isso é um fato!  Segundo a pesquisa da The International Association for Contract & Commercial Management (IACCM), a automação de documentos, por exemplo, pode melhorar a lucratividade em até 9% da receita anual. Ou seja, é preciso se atentar a tendência!

Como se alinhar ao mercado?

A partir de 2020, foi possível observar um “boom” nos negócios virtuais, afinal, essa era a única saída para várias corporações. Contudo, isso exigiu adaptações de todos. “As companhias tiveram de migrar para o home office repentinamente, levando onboarding, happy hour e gestão, tudo para a web. Assim também, surgiram novas oportunidades de mercado e intensificação de outros ramos como o delivery”, diz a gerente comercial da Assine Bem, Paula Sino. 

De acordo com o levantamento realizado pela Mundi Map e E-commerce Brasil, em 2021, o comércio on-line foi responsável por 58% das vendas dos lojistas. No mesmo ano, houve um faturamento recorde no e-commerce, totalizando mais de R$ 161 bilhões, um crescimento de 26,9% em relação a 2020. 

Ainda, conforme outro estudo, este da Neotrust, há uma projeção de 9% de alta nessa vertente ainda em 2022. A estimativa é de um novo faturamento recorde, o qual poderá chegar a R$ 174 bilhões. Logo, as marcas precisam estar preparadas para esse up e a administração digital é primordial.

Passo a passo para alcançar o sucesso no digital

Nesse sentido, o head of sales da Caravel X, Márcio Tressmann, elencou alguns pontos chaves para o bom desempenho de um bom negócio, sobretudo, digital. Veja:

1 - Estude e entenda o mercado
Antes de tudo, estude o mercado e entenda em qual cenário você está inserido. Conhecimento é a base para qualquer projeto e a boa escolha de um nicho, ferramentas e parceiros ajudarão muito no processo. “Contate fornecedores, faça pesquisas no setor e com o público do ramo escolhido. É fundamental compreender com clareza a proposta do empreendimento”, explica o head.

2 - Escolha soluções efetivas
Para se dar bem no digital, é essencial se apoiar em recursos assertivos e estratégicos. O site da entidade, por exemplo, é uma preocupação importante. “Quase metade das pessoas abandonam uma página se ela demora mais de três segundos para carregar. Então, garantir excelência no desempenho, rapidez e segurança é imprescindível”, complementa o especialista.

Já no contexto administrativo, a criação, negociação, execução e armazenamento de documentos são algumas etapas burocráticas. Contudo, com a automação delas, isso pode ser feito em instantes. “Já passamos por situações na qual o cliente pediu uma cópia do acordo feito anteriormente e devido ao arquivo físico demoramos até uma semana para encontrar a via. Com a nuvem, encontramos em poucos minutos!”, demonstra a gerente comercial da Assine Bem. 

3 - Eleve a experiência tanto do consumidor, quanto do colaborador
A experiência do público é um assunto muito comentado ultimamente e tem ganhado grande atenção das entidades. “Muitos compradores deixam descontinuam as aquisições quando precisar passar por várias etapas até chegar no pagamento. Por isso, ser intuitivo e ter segurança, será um grande diferencial”, adverte Tressmann.

Da mesma forma, é preciso ter esse cuidado com os clientes internos, ou seja, os funcionários. “Atividades muito repetitivas, as quais poderiam ser facilmente substituídas por tecnologia, devem ser o primeiro passo da mudança institucional. Afinal, quando o time fica estressado com coisas ‘simples’, o rendimento cai em geral. Logo, automatizar essas operações é uma saída rumo ao sucesso”, complementa Paula.

4 - Tenha um bom marketing digital
Ter a presença on-line da marca em diferentes frentes é um objetivo de qualquer empresa e, sobretudo, e-commerces. “Sendo assim, considere a jornada de compra da sua persona e todo o caminho a ser feito até concluir a compra. Por meio disso, você poderá criar estratégias específicas e buscar as redes e canais onde deverá inserir mais energia com o marketing”, descreve o head of sales da Caravel X.

5 - Tenha um negócio integrado
A Assine bem é uma grande aliada. Afinal, nela é possível fazer toda essa administração de documentos, as assinaturas e ainda conta com a possibilidade de integração, seja com o Excel ou qualquer sistema, por meio de uma API. Ou seja, eliminando etapas burocráticas. 

Além disso, oferece comodidade, é sustentável e econômica. “Então, para conter despesas e evitar resíduos ambientais, a digitalização surge como uma alternativa viável, pois esses custos são diminuídos em até 70%”, expõe a gerente.

Benefícios da digitalização para as empresas

Veja só: de acordo com levantamento da McKinsey, utilizar tecnologias já disponíveis automatiza ao menos 30% das atividades em cerca de 60% de todas as operações gerenciais das companhias. Sendo assim, os contratados conseguem focar suas forças em soluções mais criativas e deixar o resto com as máquinas.

Portanto, os benefícios são vários! Conforme o relatório “RPA LATAM 20/21 Insight”, organizado pela Practia, parceira oficial da UiPath, os principais proveitos de tal atitude para um negócio são:

Eficiência de custos -  como vimos, no caso da assinatura digital, por exemplo, reduz-se os gastos com Correios, motoboys e até aluguel de espaços físicos para armazenamento.

Produtividade - esses mecanismos podem funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e aproximadamente cinco vezes mais rápido quando comparado a força de trabalho humana. Logo, as tarefas são realizadas com maior agilidade, aumentando o desempenho dos cooperadores.

Expansão do empreendimento - a high tech permite ampliar os horizontes e explorar novas oportunidades de negócios. Por isso, essa visão deve integrar o plano estratégico das instituições.

Qualidade - a precisão dos dados reduz o número de erros transacionais nos processos.

Eficiência - os robôs podem atuar como trabalhadores adicionais atuando, de forma integrada, com todo o time. 

Portanto, atente-se às novas necessidades e entenda a melhor maneira de renovar a sua organização. Aproveite também e teste grátis a nossa plataforma de assinatura digital. Conte com a Assine Bem!